sexta-feira, 11 de março de 2011

TRAGÉDIA NO JAPÃO!


A costa nordeste do Japão foi fustigada por um sismo de uma magnitude nunca vista, a que se seguiu um tsunami que arrasou completamente tudo à sua volta, viaturas, um comboio, casas, navios e até aviões que estavam na pista de um aeroporto da cidade mais atingida, etc. Nunca nada se viu com esta intensidade no nosso planeta. São verdadeiramente impressionantes e brutais todas as imagens que os nossos olhos seguem através da televisão...

Todo o Japão e zonas junto ao Pacífico estão completamente em alerta.

Estamos a falar de um povo que está habituado a lidar com sismos tendo, por isso, tido o maior cuidado na construção das habitações que já são anti-sísmicas. Imaginem se fosse em Lisboa onde ocorreu o terramoto de 1755, que teve as consequências que todos conhecemos. Muito embora não haja comparação, relativamente a esta catástrofe no Japão, já considerado um dos maiores de que há conhecimento no mundo, esta magnitude creio que não deixaria pedra sobre pedra...

Quais as medidas que Portugal tomou, ou vem tomando para precaver uma situação semelhante, sabendo como sabe, que este país tem uma rota sísmica bastante profunda???

Esta é uma pergunta que muitos portugueses fazem, especialmente quando têm conhecimento destas catástrofes... É um susto que faz parte da vida dos Lisboetas (e de todos nós em geral) que, com toda a certeza, se lembrarão imediatamente desse fatídico acontecimento.


Estas medidas dos governantes japoneses são o exemplo de como se devem preparar, antecipadamente, estratégias que façam frente a estes cataclismos!

Mas neste país não se programa, nem se acautela nada...

Há um número indeterminado de vítimas e de desaparecidos face à grandeza desta catástrofe...
É claro que o número de vítimas estará constantemente a ser alterado.


Muito triste esta TRAGÉDIA NO JAPÃO!

3 comentários:

  1. Apenas direi tragédia macabra.Quantos se foram para os que se foram o reino do céu.Meu Deus

    ResponderEliminar
  2. Que desgraça! Dói ver aquelas cenas tão tristes.
    Se fosse cá em Portugal estaria tudo arrasado.
    Os portugueses querem é folclore, acautelar o futuro, deixar obra feita a pensar nos jovens e no futuro. Acautelar estes desastre, fazendo como os japoneses, indo construindo habitações anti-sísmicas nos principais locais de falhas tectónicas, isso não lhes passa pela cabeça.
    O futuro prepara-se hoje...

    ResponderEliminar
  3. CENTRAIS NUCLEARES, FORA COM ELAS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar