segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

ÉTICA POLÍTICA


A política não é para todos, diria eu... Mas há cada um na política que sinceramente nos perguntamos o que estão lá a fazer??? Terão perfeita consciência das responsabilidades inerentes aos cargos que desempenham, ou que até já desempenharam???

É que às vezes ficamos pasmados com as "bocas" e atitudes, ou tomadas de posição profundamente contrárias às dos seus partidos...

Alguns vão tão longe, que conseguem mesmo ser mais acutilantes do que a oposição dos outros partidos.

É certo que estamos em democracia e que, em partidos democráticos, é admissível haver oposição e facções no interior de um partido. Porém a disciplina partidária aconselha a que a discussão interna seja um dos locais privilegiados para se debaterem os diferentes pontos de vista, ou não será???

Vem isto a propósito das declarações de Ana Benavente, antiga Ministra da Educação, que não se deve ter conformado com o facto de já não ser ministra de nada...
Não nos esquecendo também de algumas posições de Manuel Alegre, que talvez o tenham penalizado nas últimas eleições para a Presidência da República.
Mas, muito pior que isso, foi a atitude do Ministro dos Assuntos Parlamentares, Jorge Lacão que, à revelia do Governo a que pertence, assumiu atitudes acerca da reforma político-eleitoral deixando os seus pares "entalados" com mais este "mimo".
Numa altura em que o Governo de Sócrates é diariamente "espremido" e "monitorizado", quer pela oposição, quer pelos jornalistas, quer pela opinião pública, convenhamos que nos faz pensar um pouco onde ficará a ÉTICA POLÍTICA?


16 comentários:

  1. DE inocência é que você não tem nem nunca teve nada. O Ps também não tem , e muito menos os seus actores. Mas respondendendo directamente ao tema, e sendo, não tenho dúvida o blogger "LINda Figueira" residente figueirense, diga-me :
    _ Se não se discute nada internamente, se não se permite ás bases participar , discutir ,etc , etc.... só resta áqueles que têm carácter e coragem e que não dependem da Política , porque tem valor e dignidade civica desmascararem os trapaceiros e o que está mal.
    Digo: em nome de dignidade e do carácter e do dever cívico.
    ix

    ResponderEliminar
  2. Estamos a falar de ética política que infelizmente está cada vez mais arredada dos políticos, senão vejamos: quando há eleições promete-se tudo, é só facilidades, só foguetório e depois, quando se vai para o poder, como que por magia, tudo se esquece há como que uma cortina de fumo que dá amnésia...
    E concordo com o blogger. Tem toda a razão os políticos que têm cargos de responsabilidade dentro de um partido devem ter tento na língua e não atraiçoar o seu partido. Quem não concorda ou não está bem demite-se e entrega o cartão se caso for, agora ser um Ministro e fazer declarações contrárias ao Governo que representa, acho miserável, vergonhoso, além de falta de solidariedade para com os seus pares.
    Agora que há muita falta de ética na política, ai isso há com toda a certeza. Além de falta de ética há falta de carácter e muitos casos fraudulentos, muita coisa mal explicada, se é que me entendem...

    BASTA!

    ResponderEliminar
  3. O inocente ix está a confundir as bases de um partido com ministros, ex-ministros, deputados.
    Não dependem da política??? O Lacão sempre foi político, o Alegre também, e outros que falam é por dor de cotovelo porque já tiveram ribalta e agora não têm. O ix está muito mal informado.

    António Rola

    ResponderEliminar
  4. Acho muito bem que haja vozes discordantes dentro dos partidos. O 256 de Abril fez-se para haver liberdade de expressão em todas as vertentes da vida dos cidadãos.

    ResponderEliminar
  5. Pois eu acho que os políticos devem ter a noção das suas responsabilidades.Não podem nem devem sair por aí a dizer tudo o que lhes passa pela cabeça, tanto mais que sabem que estão a influenciar opiniões e a semear divisões internas e externas.
    Já era tempo dos políticos serem mais cautelosos com aquilo que dizem pela boca fora.

    ResponderEliminar
  6. Nem ética na política nem em lado nenhum. Os valores andam muito por baixo.

    ResponderEliminar
  7. Eu não gosto do Sócrates, estou mortinho para o ver pelas costas, apesar de também não gostas do Passos Coelho que me parece um grande flop. Mas sinceramente, nunca vi tanta falta de solidariedade institucional, tantos tiros nos pés como os que são dados por estes xuxalistas.
    Eh, eh quem ri é a oposição, tem quem lhe faça o serviço benfeitinho sem ossos.

    ResponderEliminar
  8. Deixxem se de comentários de xaxa os da etica levam sempre um pontape no fundo das costas o k eles gostam é os da cem($) etica não brinqueme este comentário do blog está fora da etica

    ResponderEliminar
  9. Os que deviam entregar não são aqueles que discordam mas aqueles que lembem o poder em permanencia que mentem todos os dias os usam o seu cartão de partido p subir esses deviam entregar lo mas faz lhes falta hipocrisia

    ResponderEliminar
  10. A politica está mesmo entregue à hipocrisia k até dá azia

    ResponderEliminar
  11. Isto realmente está a atingir umas proporções que não sei como o que é que as coisas irão acabar...
    Não me admira nada que o governo não se aguente muito mais. A pressão que é exercida sobre ele é imensa e agora até vem de um Ministro! Como é isto possível?

    ResponderEliminar
  12. Este Lacão não bate bem só pode. Então é Ministro do Governo e age à revelia deste?

    ResponderEliminar
  13. Mas quais pressões?O Socrates não vai caír e se houver eleições o Socrates ganha o resto passos pequenitos junto ao capital

    ResponderEliminar
  14. Quando se trata de ética, quer na politica quer em qualquer outro tipo de actividades, tem a haver com os normativos de actuação dentro da sua profissão. Qualquer politico independentemente do partido quando exerce esta actividade fá-la no sentido de servir em primeiro lugar a sociedade, baseada nos principios que a sua doutrina politica assim o preconiza. Em primeiro lugar tem um dever perante a sociedade que prometeu servir. Em segundo deve-se enquadrar na área politica a que pertence.Enquanto activista politico de um determinado partido está sujeito a regras inerentes aos estatutos desse partido.
    Portanto em termos éticos o politico está vinculado aos seus ideais e á sociedade que prometeu servir.
    Se nos dias que correm os ideais não servem para nada,se a central de interesses que cada grupo representa neste grande caldo de promiscuidade entre partidos, interesses económicos e os interesses pessoais, se se faz carreira desde novo neste sistema criado dentro dos partidos, aquilo a que se assiste hoje em dia não t~em nada de grave nem está relacionado com a ética, pois hoje a classe politica vive á margem dela para não dizer que faz jus em nem sequer pensar nela.E como é que cada um está perante isto tudo?É dificil hoje perceber o estado da Nação, mas relembro aqui um texto de Guerra Junqueiro, escrito em 1896 que traduz esta mesma situação, mostrando-se de uma actualidade confrangedora.
    " Um povo imbecilizado e resignado, humilde e macambúzio,fatalista e sonâmbulo, burro de carga, besta de nora, aguentando pauladas, sacos de vergonhas,feixes de misérias,sem uma rebelião,um mostrar de dentes, a energia dum coice, pois que nem já com as orelhas é capaz de sacudir as moscas; um povo em catalepsia ambulante, não se lembrando nem donde vem, nem onde está, nem para onde vai; um povo,enfim, que eu adoro, porque sofre e é bom, e guarda ainda na noite da sua inconsciência como um lampejo misterioso da alma nacional,- reflexo de astro em silêncio escuro de lagoa morta(...)"

    ResponderEliminar
  15. Fez bem emcitar Guerra Junqueiro,bem diferente dos Junqueiros que por aí abundo.Parabens pelo seu comentário.

    ResponderEliminar
  16. E saiu me nuffi pois é são um bando de nenuferes que não se lhes pode tocar.

    ResponderEliminar