quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

NOTAS SOLTAS!


Faltava mais esta agora... Carlos Silvino ou Bibi, como é conhecido o principal protagonista (arguido) do fatídico e longo processo Casa Pia, dá uma volta de 180 graus e, numa manobra de diversão absolutamente incrível, desdiz tudo aquilo que até agora tinha afirmado!!!

Diz este personagem, absolutamente surrealista, que foi coagido, que sofreu maus tratos para dizer o que disse, que inclusivamente teria sido drogado para fazer as declarações que fez, que nunca esteve no sítio X ou Y, que nunca levou alunos, que os implicados já não o são etc., e tal...

Mas afinal em que país estamos? Que brincadeira de mau gosto é esta que as nossas leis permitem ( se o caso for reaberto?). Onde é que isto tudo vai parar? Será possível que a justiça ainda tenha que se descredibilizar mais???

Cavaco Silva ganhou as eleições, ponto final. O que me pareceu muito mau foi o seu discurso de vitória. O senhor Presidente da República se quer, como diz, ser o Presidente de todos os portugueses, não pode falar como falou. Espero que seja mais bem aconselhado de futuro, porque o momento é de muita ponderação e de união, para evitar um agravar de situações no nosso país.

Não posso deixar de mencionar os 2 casos de homicídio praticado por dois jovens. O caso Renato Seabra, que matou o cronista social Carlos Castro, e o caso do jovem João de Pampilhosa da Serra que, com apenas de 16 anos de idade, matou ontem o seu pai com golpes de catana, porque confessou à GNR« o pai o andava a chatear e estava farto!!!».

Dois casos horríveis de contornos diferentes mas igualmente extremamente violentos e chocantes...

Mas afinal que mundo é este no qual vivemos? Que atrocidades são estas que nos chegam diariamente através dos noticiários? Uns dias são assaltos levados a cabo por gente que utiliza métodos cruéis e a que não estávamos habituados. Outras vezes são assassinatos violentos, praticados por pessoas com um passado absolutamente normal até ao momento e que, num assomo de loucura (!?), praticam estes actos tresloucados que deixam toda a gente boquiaberta. São assaltos a escolas, centros de comércio, etc. por parte de gente armada que desata a disparar e a matar pessoas indiscriminadamente. São suicidas que se fazem explodir matando gente inocente que estava no local errado à hora errada...

Tempos difíceis e loucos, em que o inusitado, o rocambolesco, o paradoxal, começa a tomar conta dos nossos dias deixando perplexidade nas nossas vidas.

Sou levado a crer que infelizmente os tempos serão propícios a mais loucuras destas. O mundo está enfermo e a sociedade cada vez mais desumanizada e sem valores.

É preciso repensar para onde caminhamos e o que queremos. Procurar pautar a vida por ideais que nos façam melhores seres humanos. Sociólogos, pedagogos, professores, religiosos, pais, políticos, humanistas, movimentos solidários, sociedade em geral revejam condutas e estudem a melhor forma de conquistar o coração dos jovens. De fazer passar mensagens de esperança e de valores e, sobretudo, de lhes saber criar horizontes de futuro.

É que muitos dos nossos jovens andam perdidos e atrás de falsas promessas de glória. Certos programas de televisão; alguns detentores de poder que tentam aliciar a juventude a troco de miragens falaciosas; alguns predadores sociais que deambulam à cata de presas ingénuas e fáceis de iludir, para conseguirem os seus intentos imundos. Tudo isto e muito mais, ajuda a que o abismo esteja latente e actuante nas grandes cidades e apanhe com grande facilidade as suas presas.

É urgente actuar sob pena de agravamento de todos estes acontecimentos de que enferma a sociedade actual.
E por aqui me fico com as minhas NOTAS SOLTAS!

59 comentários:

  1. Belo texto. Concordo absolutamente com tudo o que diz.Revejo-me no seu blogue. É um prazer visitá-lo todos os dias, muitos e muitos parabéns.
    realmente já não há pachorra para o caso casa Pia, a nossa paciência para com esta gentalha está a chegar ao limite.
    Quanto ao caso macabro dos jovens assassinos dá que pensar. O que se estará a passar na cabeça de muitos dos nossos jovens para cometerem estes actos? Devo dizer que sinto uma certa pena do caso Seabra. Nunca gostei do personagem Carlos Castro, o que não significa que apoie o que se passou. Quanto ao jovem de 16 anos, parece que era molestado sexualmente pelo pai. Como é que saiu desta situação sem fazer queixa a ninguém e preferiu praticar o acto tresloucado que praticou? O bloguista tem muita razão esta sociedade anda doente e os jovens andam sem horizontes. A falta de emprego, os maus tratos, as notícias bizarras que todos os dias nos entram casa dentro propiciam estas atitudes extremas.
    Quanto ao Cavaco era de esperar um discurso deste teor. Ele pensa que está acima de tudo e de todos, é o rei da cocada preta, ai de quem discordar de sua excelência.

    Helder R.

    ResponderEliminar
  2. O Renato Seabra devia vir cumprir pena para Portugal. Os americanos deviam ser sensíveis aos muitos apelos e sentimentos da família. Acho vergonhoso o comportamento da embaixada que não está a ajudar minimamente esta família.
    Achei ridículo e grave o que se passou com as cinzas.

    ResponderEliminar
  3. Cavaco Silva tinha mais era que se mostrar indignado por todas as barbaridades que disseram dele durante toda a campanha. O Alegre levou a paga.

    ResponderEliminar
  4. Entendo k este tema nada te a haver com o Cavaco esse homem é um rancoroso viu se na noite das eleições ele anda só metido com L...k levaram este país à crise onde estamos.E tu k és todo cavaquista ele vai te F......... e bem e aos Portugueses infelizmente.Repito este tema nada tem com politica a não ser........

    ResponderEliminar
  5. Agora parabens ao bloguista em frente eu matava repito eu matava.Quanto ao de cantanhede estou de acordo com o das 9 56 entendo que não existiu apoio e tenho muita pena daquela mãe.

    ResponderEliminar
  6. H. ROCHA não nos conhecemos mas 100 por cento consigo,mas vamos por o cavaco longe de nós e vamos conversando mesmo anónimos obrigado

    ResponderEliminar
  7. Ai a fotografia a criança com lágrimas,bateu no meu coração e ainda existem animais mesmo animais a fazer o que fazem .Só a a morte para esses gaijos

    ResponderEliminar
  8. Essas e esses "socialites", que deambulam de festa em festa acompanhados por jovens que poderiam ser seus filhos/filhas, gente sem vergonha que compra a juventude com o poder do dinheiro, são uns imundos que metem asco.
    Há muita porcaria por aí a deambular nessas festas nocturnas onde tudo é permitido.
    As leis deviam ser mais rigorosas com horários mais decentes para os nossos jovens não se perderem. Como é possível o horário de fecho desses lugares ser por volta das sete horas da manhã? Quando saem muitos vêm toldados pelas bebidas e drogas e vão fazendo desacatos por onde passam.
    É preciso por ordem neste país e nestas bandalheiras todas.

    ResponderEliminar
  9. A encenação do Bibi não vai colar. É claro que foi uma tentativa do novo advogado do Bibi, já que este despediu o primeiro advogado que não lhe evitou os 16 anos de pena.
    Agora que esta nova versão não vai, nem pode colar é por demais evidente.

    R.

    ResponderEliminar
  10. Esse das 12 20 deve ser mesmo P.

    ResponderEliminar
  11. Este das 12 e 20 ao falares em socialistas és claramente um grande Ban......lho

    ResponderEliminar
  12. Oh criatura não é socialistas, é socialites de sociedade em inglês. Quem é que falou em socialistas???????????
    Estou a falar da sociedade das festas das revistas cor-de-rosa.
    Você não percebeu e além de não perceber foi grosseiro.

    ResponderEliminar
  13. Em inglês não é assim que se escreve mas como não sou grosseiro e se queria dizer isso então escrevia SOCIETY (sociedade)ou então SOCABLE (sociável),e não com o sentido que deu.E ainda vou mais longe se não pensou nisso então desculpe.UM.................................Aqui está a resposta sem erros de inglês

    ResponderEliminar
  14. E logo me calhou cosmeti foi apenas uma cosmética.................

    ResponderEliminar
  15. Esse caso do Renato Seabra está muito complicado. Coitado do puto deve ter pirado com as investidas.
    coitados daqueles pais e familiares.
    É muito complicado.

    ResponderEliminar
  16. A socialite is a person who participates in social activities and spends a significant amount of time entertaining and being entertained at fashionable upper-class events.[1] Socialites are typically wealthy or try to appear to be. Socialites in the past used their social skills and connections to promote and raise funds for various charitable or philanthropic activities, usually to increase their own social status. Contemporary socialites may include persons considered by the media to have a certain notoriety such as Paris Hilton and the late Casey Johnson.

    As it seems that my explanation was not clear for you, please read the text above from WIKIPÉDIA.

    Regards

    ResponderEliminar
  17. Os conselheiros do Cavaco?
    OS conselheiros são os Loureiros.
    Não os que dão gosto à comida,os que dão desgosto a to.dos nós

    ResponderEliminar
  18. O das 17 07 tem razão o que se terá passado naquela cabeça o sofrimento de toda aquela família

    ResponderEliminar
  19. A hipótese de Renato Seabra ser acusado de homicídio em primeiro grau pelo assassinato de Carlos Castro na próxima terça-feira, no Supremo Tribunal de Manhattan (Nova Iorque), é real. O grand jury - o elenco de jurados que já decidiu quais os crimes de que o jovem de Cantanhede será acusado - teve acesso aos resultados da autópsia que não seriam ainda conhecidos quando foi formulada a acusação de homicídio em segundo grau. Se a autópsia confirmar que houve tortura ou abuso sexual antes da morte de Carlos Castro justifica-se a acusação de homicídio em primeiro grau, crime punido com pena de prisão de 25 anos a perpétua e sem possibilidade de liberdade condicional.

    Mandem o rapaz para Portugal.
    Os américas que julguem os delinquentes que lá têm e deixem que a justiça portuguesa julgue o rapaz.
    O carlos Castro que descanse em paz mas era um desinquietador de jovens a quem acenava com poderio e sonhos para se aproveitar dos jovens.
    Não desculpo o crime mas repudio o aliciamento de jovens ingénuos e indefesos como me parece ser o caso.
    O rapaz pirou com a situação. deu-lhe volta ao miolo e enlouqueceu, entrou em descompensação psicológica, foi o que foi.
    Tenho muita pena desta mãe e dos familiares e até do rapaz. O Carlos Castro que descanse em paz mas era um personagem...

    ResponderEliminar
  20. O Carlos Castro que descanse em paz e o rapaz que venha para a nossa terra e seja julgado .Não se trata de dois portugueses?

    ResponderEliminar
  21. Mas um está morto, o outro vai morrer aos poucos num país estrangeiro com leis que não são as nossas, julgado por pessoas que não têm as nossas leis e onde há estados que ainda tem pena de morte, tipo idade média ou pior...
    É claro que não foi num estado desses que se deu o crime, mas as penas são mais pesadas, podendo ir a prisão perpétua. Também sou pai e se fosse um filho meu desejaria, a todo o custo trazê-lo para Portugal.

    ResponderEliminar
  22. Pesamos do mesmo modo,eu também faria tudo,como deve entender tenho pena do que morreu,mas o Renato ainda tentou matar se.Ele não estava bem qual a razão por não estar bem não sei,mas que aqueles pais merecem ser apoiados ai merecem.A vida tem destas coisas e num mundo de vaidades onde tudo se vende e se compra é uma grande problema.A pergunta que eu ponho o que se terá passado para aquilo acontecer.O ser se Gay ou não é lá com eles,mas que devia existir grandes promessas ai devia e depois elas não acontecem e cá estão estas coisas.Que o Renato não estava bem ai não estava e isso deve ser bem estudado por especialistas.Mas só a defesa leva 100 mil dolares como vão aqueles pais resistir e ainda com a respectiva estadia e o resto.Não gostei mesmo nada que os restos de Carlos Castro fossem colocados naquele local,no cemitério certo e o resto cá para Portugal ele merecia outra coisa agora no lixo sinceramente.

    ResponderEliminar
  23. Este blog devia abordar assuntos da Figueira.
    É uma pena não continuar como começou.
    Ou será que a Bela Figueira já se finou?
    Com o Juiz tudo pode acontecer.
    VOLTA SANTANA.

    ResponderEliminar
  24. Mas o das 19.10 é que escolhe o que o bloguista deve escrever?????????
    Muito bem em falar de vários assuntos sérios, quer sejam sobre a Figueira ou sobre qualquer outra matéria que seja importante quer do País quer internacional.O que me parece é que este VOLTA SANTANA já disse tudo e além disso um conselho abra o seu próprio blog e escreva lá o que quiser, nomeadamente pedir a volta do Santana que foi tão bom presidente que nos deixou na penúria.

    Helder Rocha

    ResponderEliminar
  25. A coisa é assim: se o Sócrates conseguir manter em equilíbrio as contas e o deficit, sem muitos alardes, cada um tocando a sua vida para a frente conforme puder tudo bem. Ao mínimo deslize o Cavaco faz cair o governo e o PSD e o CDS coligam-se e aí estamos fritos. Se agora se queixam, vão-se queixar muito mais. E digam adeus aos serviços de saúde tendencialmente gratuitos.

    Tó Santos

    ResponderEliminar
  26. Este do volta Santana dá me riso.
    Tabiques na Gala
    Convento de seiça
    Casa de férias nas Olaias
    Oasis(com muitos camelos)
    Reclame da Fifueira como se a figueira n existisse
    Bar nocturno na margem esquerda do mondego
    Palácio de Maiorca
    Piscinas sem ninguem nelas
    Pavilhoes para se jogar a sueca
    E por aqui me fico quanta massa perdida mas é o seu preferido

    ResponderEliminar
  27. O das 20 04 e o Tó Santos toda a verdade e razão

    ResponderEliminar
  28. E lá ficou o cavaco,já não quer falar no discurso de M...da noite das eleições.Quem lê o jornal Sol sabe se quem votou nele e então os choclhalistas deram lhe a vitória a ele e ao nobre (a votação k teve)fica se espantado é o Soares na clandestinidade ter estado c o nobre já se esqueceu do antes e do depois de Abril lá foi o cavaco e o nobre não é verdade?Ele soares já está gágá.Quanto aos votos k foram para o cavaco não admira també gostam da massa como o cavaco a ganhou são a mesma coisa.nobre foi a vingança do gaga.Preparem se para eleições e os rapazes da Figueira os do ps terão k trabalhar muito mas mesmo muito.preparem se k vai ser a doer

    ResponderEliminar
  29. Preparem-se para trabalhar....??? e as minis à Manézix? Não podem faltar. E já agora o saudoso Porco no Espêto. Maizenix trata do regrgresso de Paredonix e vai ser uma festa. Zé da topada e o reumatico preparem a sardinhada que vai ser o uma festa do PSD mesmo sem SANTANA.A menos que Motanix seja o Director de campanha, assim ainda acredito que em vêz de minis é de Garrafão.A sede do PS parece uma casa de terror, terá luz ao menos e àgua. Reuniões sabe-se que não tem. Ao menos podiam ali vender velas.Haja quem abra a porta para arejar.

    ResponderEliminar
  30. Não foi o Cavaco que ganhou foi o PS que permitiu e tudo fez para que ele ganhasse. Espero que não metam o Alegre numa EMPRESA daquelas onde cabe sempre mais um , e nada acrescenta mas na verdade sempre pode escrever poesia. Os portugueses podem e devem ter a governação que merecem.

    ResponderEliminar
  31. Tem razão foi o Ps que tudo fez para o cavaco ganhar este ps é mesmo aquilo que está a pensar

    ResponderEliminar
  32. Se a sociedade, os governantes e os educadores não repensarem seriamente naquilo que estão a fazer com os jovens, prevejo que o futuro seja muito negro. Os futuros governantes serão eles, é neles que depositamos as nossas esperanças, na sua capacidade e inteligência, na vontade de ter um mundo melhor.
    E o que é que lhes estamos a dar??????????
    Indiferença,
    Drogas,
    Maus exemplos,
    Fome,
    Desemprego,
    falta de horizontes de futuro,
    Famílias desestruturadas,
    Falta de amor,
    Falta de compreensão,
    A vida a correr que nem dá para lhes dedicarmos o tempo necessário,
    Muitos professores desmotivados,
    Empregos precários e desajustados,
    Violência e delinquência,
    Locais nocturnos abertos até de madrugada onde circula álcool e drogas, etc., etc.

    BASTA!

    ResponderEliminar
  33. O BASTA comoveu me para ti um abraço do tamanho do mundo mas do mundo bom.Não nascemos da mesma barriga mass porque pensamos igual?Porque naturalmente sentimos os problemas diários k por aí andam.Mas se for mulher um beijo do tamanho do mundo também mas do melhor

    ResponderEliminar
  34. Consta por aí k o presidente da c politica do ps só convidou alguns militantes para a inauguração do liceu.E consta que o Sr Presidente lhe pediu para fazer a divulgaçao.Mas o rapaz parece que se fechou em copas e nada para ninguém a não ser natralmente para os seus amiguinhos.Mas isto faz se?Assim vai longe não se esqueceu do Batista?Será?

    ResponderEliminar
  35. O Maizenix acho que nem a todas as pessoas do secretariado informou...
    Assim não. Eu bem digo que ele não vai lá das pernas...

    ResponderEliminar
  36. O/a BASTA! tem intervenções neste blog muito, muito boas.
    Concordo plenamente com o que diz. A nossa juventude anda sem rumo. Nem todos mas a grande maioria. Não é fácil ser jovem hoje em dia.
    Acho bem que quem de direito se debruce sinceramente sobre esta problemática. O FUTURO SÃO OS JOVENS. Há que lhes dar ferramentas e estruturas para se formarem como adultos responsáveis e de pleno direito.

    ResponderEliminar
  37. Não quero acreditar que não convidou o secretariado.Devia pedir desculpas aos militantes já me parece o cavaco com o discurso da noite das eleições

    ResponderEliminar
  38. Quem ouviu o jardim da madeira nos telejornais deve ficar de boca aberta.Então como é que ele enriqueceu ele os amigos da ilha e do continennte?É preciso não se ter vergonha nenhuma razão tinha o coelho acabar os seus programas com um tiro aqui era sobre o coelho,mas era muito melhor ser sobre o capital.Mas como as coisas vão andando outro Abril tem mde aparecer mas desta vez sem cravos com tiros certeiros naqueles que levaram a nossa terra a esta situação e que andam por aí à solta e ninguem os prende mas que país é este?Vamos a isto,e em força.

    ResponderEliminar
  39. Ainda bem que há pessoal a concordar com o BASTA eu também concordo

    ResponderEliminar
  40. Não gosto de apelos a violência.
    Outro 25 de Abril sem cravos e com tiros certeiros...
    Por amor de Deus, que conversa mais extremista, mais revolucionária, tipo revoltas dos países da América Latina!!!
    Assim não. Liberdade, Igualdade e Fraternidade. Quem está no poder foi eleito democraticamente. Se o trabalho que está a desenvolver desiludiu, isso resolve-se com eleições Livres e Democráticas.
    Estamos em Democracia. Outro 25 de Abril só se fosse para implantar uma DITADURA.
    NÃO GOSTO DESTE TIPO DE APELOS.
    Compreendo que as coisas não andam bem, mas não é um problema só de Portugal é da Europa inteira. Uns têm mais possibilidades de lutar contra a situação do que outros países mais pobres e com menos recursos.
    Não percam a noção das realidades.
    Bem sei que há para aí muito gatuno que ainda não foi para o xadrez, mas confio na justiça e com o tempo de certeza que vão responder pelos roubos que fizeram ao povo português. Mas sangue, violência, e ajustes de contas pelas armas, tipo Farwest NÃO!!!!

    António Rola

    ResponderEliminar
  41. Dos ladrões só o Oliveira e costa está preso e qualquer dia na rua e os S....os L..... os C.....osP......osV......E fala em Liberdade Igualdade e Fraternidade esta dá para rir e muito parece que não ouviu o Alberto João,outro que devia estar no xadrez.Outro Abril sim contra esta gente não contra os que passam fome não contra os desempregados não contra aueles principios que indicou mas pela juventude que está aí e pela que vem,a não ser que adore o bando de ladrões que por aí andam eu estarei nela se vier com a defesa que indiquei

    ResponderEliminar
  42. o rola deve andar noutro mundo ou então vive muito bem.

    ResponderEliminar
  43. E fala o Rola em Liberdade Igualdade e Fraternidade põe lhe um des a trás

    ResponderEliminar
  44. Mas que outra revolução. está tudo doido, isto aqui não é o Egipto, nem a Turquia.
    Vocês andam a sonhar com a direita ou com extrema esquerda?????????
    Ditaduras já bastam os 50 anos que passámos sem poder piar.
    Nas urnas de voto é que o povo decide, mais nada!
    Erram são punidos e perdem eleições.
    Isto aqui é uma DEMOCRACIA, capice????

    ResponderEliminar
  45. 00:03 ditadura pior que no PS? volta salazar, e já agora para a Figueira

    ResponderEliminar
  46. Volta e meia há um Salazarento que vem para aqui debitar a sua fobia contra a democracia e fá-lo sempre evocando o nome da nódoa. Fique-se lá com as suas teorias Salazarentas e deixe este espaço que não tem lugar para evocações de tal figura.
    O Salazar não é para aqui chamado. Vivemos em democracia, com todos os seus erros e virtudes mas somos Livres de escolher quem queremos que nos governe sem termos que levar com eleições de mentira, com dinastias, e perseguições políticas.
    VIVA A LIBERDADE,
    VIVA O 25 DE ABRIL! S E M P R E !!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  47. 25 de Abril sempre mas não com o capital viva o 25 de Abril

    ResponderEliminar
  48. 09:59
    Meu caro tenha lá paciência, mas falar de democracia interna nos partidos e eleições democráticas e perseguições é negar as a conta corrente desta democracia.
    Mas tem duvida que com salazar estes escandalos se passavam.???

    ResponderEliminar
  49. No PS da Figueira há democracia?

    ResponderEliminar
  50. DEIXEM O SALAZAR BEM ENTERRADO EM SANTA COMBA,LÁ É QUE ELE ESTÁ BEM.

    ResponderEliminar
  51. Tem razão o das 12:19 , e já está na forja a reza à CM.Democratas pois claro nas presidenciais e cá na terra.

    ResponderEliminar
  52. Este blog prende nos
    Prende nos no bom sentido
    Este blog tem temas valiosos
    Este blog apsar de anonimo
    Dá nos liberdade
    Este blog não´foi feito `toa
    Este blog deve merecer estima
    Este blog é profundo
    Este blog é de gente k pensa
    Este blog merece muitos parabens
    Os meus parabens

    ResponderEliminar
  53. Hoje 31 de Janeiro,revolta no Porto.O Ditador Salazar não gostava do nome da rua,31 de Janeiro e mudou lhe o nome para Santo António foi preciso que Abril se desse para retomar o nome 31 de Janeiro.Será que o Cavaco lhe vai novamente mudar o nome?

    ResponderEliminar
  54. Pois é que há para aí muitos Salazarentos saudosistas. Daqueles que não gostam da Liberdade e que confundem Liberdade com Libertinagem.
    Uma coisa nada tem a ver com a outra. Liberdade de Expressão, de Escolha é um bem que não tem preço.
    Alguma libertinagem que existe é a evolução da humanidade que comporta coisas boas, mas também as coisas más. No tempo do Salazar além de fome, iliteracia, exploração do homem pelo homem, maltrapilhos e descalços, despedimentos "à queima roupa", desigualdades gritantes, pessoas a viver em barracas, falta de cuidados de saúde e mortalidade infantil extraordinária, cultura sem horizontes onde tudo era censurado, obras literárias, teatros, cinemas, letras das canções, jornais, revistas, prisões, torturas e até morte por se ter uma voz que ousava dizer mal do regime.
    Isto tudo e muito mais é o que os Salazarentos querem ver de novo implantado!!!!!!!!!!!!!!
    NUNCA!!!!!!! 25 de ABRIL SEMPRE!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  55. Mas k reza é essa à Câmara?O Sr Dr Ataíde pove avançar pelo Ps sem problemas.Se pensam noutra coisa vão levar na testa e bem.

    ResponderEliminar
  56. Sugestão politica nacional deles todos

    ResponderEliminar
  57. 15:44. Muito bem estou consigo.
    Mas não acredito no Maizenix, no Paredonix e a casta "ix" de cotadepência não se assumindo como cidadãos livres.Acredito na seriedade do Executivo da CM nas pessoas. Respeito a coragem e o empenho.Não é fácil carregar o " fardo",,, roto.

    ResponderEliminar
  58. O fardo k os ppds deixaram está mesmo todo roto melhor para mim F...................................

    ResponderEliminar