sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

NOTAS SOLTAS!


A célebre "BRIGADA DO REUMÁTICO" foi hoje homenageada pelo Senhor Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, Dr. João Ataíde, que lhes atribuiu a Medalha de Altruísmo em Prata Dourada.
Constituída por cinco elementos que abnegadamente prestam pequenos serviços à comunidade, arranjando uma fechadura aqui, pondo uma lâmpada acolá, pintando uma parede, etc., etc.
Está bem atribuída esta distinção porque, na verdade, trata-se de bem fazer com boa vontade e o desejo de servir a sua terra.

Mas o auxílio à comunidade não se esgota aqui. Há, com toda a certeza, por essa Juntas de Freguesia do Concelho bons serviços prestados, muito esforço e muito trabalho que permanecerá, por ventura, no anonimato, ou quando muito, na falta de reconhecimento.
Pode ser que eu esteja enganado mas há concerteza mais gente a prestar bom serviço nas diversas Juntas de Freguesia e não só...
Depois a televisão, os jornais, o alarido parecem-me um pouco exagerados e manipulados.
Normalmente o bem faz-se sem grandes alardes, sem grandes publicidades, com o recato e a subtileza próprias de "quem faz bem sem olhar a quem".
De qualquer modo merecem aplauso e reconhecimento.

Há muita fome em Portugal, muito desemprego, muitas perturbações psicológicas em consequência da vida actual. São cada vez mais os pais desesperados sem dinheiro para sustentar os filhos. Gente que está no desemprego e cujas vidas se tornaram num calvário. É bom que os todo poderosos deste País se comecem a debruçar, seriamente, no papel que DEVEM desempenhar na sociedade. Que não se preocupem tanto com o LUCRO, que pensem nas consequências dos despedimentos fraudulentos. Afinal somos todos seres humanos, nascemos e morremos do mesmo modo. A vida não é eterna. Há que tentar fazer algo de válido pelos mais desfavorecidos e isso seria bastante mais fácil se os que podem ajudassem quem mais precisa. A palavra SOLIDARIEDADE diz-vos alguma coisa??? Porquê só pensar em dinheiro, dinheiro, dinheiro? Será que a vossa vida se resume a isso??? Temos que SABER estender a mão ao próximo.

E a saúde!!! Está a começar a dar sinais evidentes de ruptura. Cada vez há mais doentes e menos médicos e enfermeiros. Cada médico vê por dia uma quantidade de doentes inacreditável! Logo a qualidade da atenção que é prestada ao doente deixa muito a desejar. Há relatos de médicos a operar que cometem perfeitas atrocidades durante as operações. Muitos já não estão em condições de operar nem o cão lá de casa.... Tenho sabido pormenores que se passam nas salas de operações que arrepiam. Morre muita gente por incúria. Os exames são feitos tardiamente e muitas vezes já sem grandes chances para os doentes. Pretende-se poupar na saúde, mas à custa do doente.

CUIDADO! Estamos a resvalar para situações muito, mas mesmo muito calamitosas.
Tudo se sabe e o futuro se encarregará de julgar o caos que campeia nos serviços de saúde.

Os portugueses têm que se convencer que não há dinheiro, mas isso não significa que não se possam fazer sacrifícios e até apelar ao patriotismo trabalhando MAIS e MELHOR para que o País se erga e para que não haja tanta gente a sofrer.

E já agora, OS SACRIFÍCIOS SÃO PARA DIVIDIR POR TODOS, SEM EXCEPÇÕES!!!

Estas as minhas NOTAS SOLTAS!

28 comentários:

  1. As suas notas soltas merecem os meus parabens.
    O momento que se atravessa é mau mas mesmo mau.
    Quando digo isto tenho conhecimento.
    Devo dizer que a fome é muita.
    Mas essa fome envergonha as propias pessoas.
    Na clandestinidade vou matando fome.
    Poderei mesmo dizer que fico espantado com certas situações.
    Há situações que eu pensava que nunca aconteceria,mas aconteceram.
    Fico revoltado porque são sempre os mesmos a levaraem pela tabela.
    O capital esse está sempre na maior.
    Fizeram a crise para ficarem ainda mais ricos.
    O capital é assim e nunca muda se mudar será sempre para pior.
    Veja se a distribuição de lucros antecipada de empresas portuguesas.
    E que fez o parlamento?Nada.Mais uma vez parabens

    ResponderEliminar
  2. Pobreza, indiferença dos capitalistas, incúria na saúde, e muito mais que nos toca. Temas actuais, bem elaborados e que nos deixam a pensar. Parabéns.

    ResponderEliminar
  3. O Zé Esteves é uma pessoa simples e esforçado que enveredou por um caminho que conhece e onde pode ser realmente útil, munindo-se da ajuda de mais um ou dois com o mesmo espírito. O resto já gosta mais do folclore. Há lá quem queira protagonismo bacoco e aproveitamento político. Há muita ignorância em muitas matérias de responsabilidade e muitos assuntos para resolver, mesmo muitos... Mas isso fica para mais tarde, o que interessa é andar a pintar bancos. O resto que se lixe. Ai o parque de estacionamento irregular, onde anda a legalidade? Ai as ruas mal sinalizadas, ai o lixo amontoado, ai os sinais de trânsito, ai os casos sem resposta. Mas tá-se bem e viva a medalha.

    ResponderEliminar
  4. É absolutamente ridículo pensar em fazer distinções nos sacrifícios que se estão a pedir aos portugueses. A haver distinções só se fosse para carregar e bem em cima dos capitalistas. Agora empresas quer sejam municipais, particulares, estrangeiras ou qualquer outra situação é para pôr tudo na mesma bitola. Não há portugueses de primeira e de segunda....

    BASTA!

    ResponderEliminar
  5. O Presidente abriu um precedente muito chato, porque está a ignorar todo o trabalho que se está a fazer por exemplo o que José Elísio vem fazendo, e como ele muitos outros o Simão, Tavarede, etc.
    Eu se fosse presidente de Junta e fizesse o trabalho relevante que muitos têm andado a desenvolver ficaria surpreendido com a atitude e deferência de um trabalho que é meritório sim senhor, mas que não é mais importante do que o bom desempenho das suas funções da maioria dos presidentes de junta.
    Cautela com as preferências e com o mediatismo bacoco e o folclore de todo este caso.

    Cidadão Tavaredense atento!

    ResponderEliminar
  6. O facto é que os capitalistas estão cada vez mais ricos. Há muito dinheirinho em paraísos fiscais. Esta gente não tem coração, só vez cifrões à frente e as pessoas, a solidariedade não lhes interessam nada. O que lhes interessa é serem cada vez mais ricos... Há fome? Há frio? há doença, Há desemprego? há gente a dormir nas ruas?
    O que é isso para eles??? Nada, absolutamente nada porque o seu reino é este e o seu dono é o dinheiro. Julgam que nunca morrerão, que ficarão cá para sempre, que não prestarão contas do que fizeram ou deixaram de fazer. Engano o deles. Mais tarde verão o que fizeram das suas vidas inúteis, mas aí já será tarde demais.
    O tempo é agora, o hoje, o já! Ajudar uns aos outros, não querer ter o que não se pode ter, e sobretudo olhar para o sofrimento alheio e ajudar.

    MI

    ResponderEliminar
  7. Como é bom ler os comentários gente de BEM que entende a situação actual

    ResponderEliminar
  8. Esta é a mão evergonhada faz doer.

    ResponderEliminar
  9. Então os reumáticos lá receberam uma medalhita. Menos mal com chinfrim que têm feito a medalhada tinha que vier, foi pena foi o marégrafo.

    ResponderEliminar
  10. São os maiores, o pior é o resto.

    ResponderEliminar
  11. Nem se consegue imaginar os dramas humanos que grassam neste nosso Portugal. Com este frio, tanta gente a dormir na rua sem comida sem nada.
    Se houvesse boa vontade tanta coisa se poderia fazer. Já há muitos que se preocupam mas cuja assistência é absolutamente insuficiente para tanta miséria.
    Quando é que tudo isto se modifica, a indiferença, a frieza de carácter os egoísmos?
    Parabéns pelo artigo, bom era que tivesse eco, só que esta gente só se interessa por politiqueirices, o resto passa-lhes ao lado. Também como o problema que focou do estado dos cuidados de saúde que são prestados às pessoas. Anda mau, muita incompetência, muita incúria.
    Helder Rocha

    ResponderEliminar
  12. Manter o privilégio das regalias para alguns é uma vergonha, um dislate.É uma vergonha e uma afronta para todos nós, especialmente para aqueles que pouco ou nada têm e que, como já aqui se disse, passam fome e estão no desemprego.
    R.

    ResponderEliminar
  13. Num artigo que li e que acho exemplar há soluções que devem passar obrigatoriamentemovimentando mais pela penalização do sistema financeiro, que originou este descalabro. Há DEZ MIL FUNDOS ESPECULATIVOS, sediados maioritariamente em offshore ou na City londrina praticamente isentos de impostos movimentando mais de 1500 BILIÕES DE DÓLARES, apresentando taxas de rendibilidade de 23,25% (2008) e 13,4% (2009), PARA NÃO FALAR NO LUCRO DECLARADO DE 150 MIL MILHÕES DE EUROS, OBTIDOS PELOS PRINCIPAIS BANCOS EUROPEUS NO PRIMEIRO TRIMESTRE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! BRUXELAS DÁ COBERTURA A ESTA SITUAÇÃO E DEPOIS EXIGE CUMPRIMENTOS AOS PAISES...Não há regulamentação dos fundos de investimentos especulativos.

    Ninguém está interessado em MORALIZAR O SISTEMA. É a vergonha instituída. Assim NÃO!!!

    BASTA!

    ResponderEliminar
  14. Acho estranho que só se fale na brigada do reumático qdo os jornais locais voltam a falar nas contas do CAE que, pelos vistos foi novamente "teatro" na reunião de Câmara.
    E quem lá esteve já comentou:
    1- São uma vergonha os nossos jornalistas locais! Estiveram todo o tempo atrás do pano mesmo quando o vereador Tavares apresentava os quadros com as contas. Como é que podem dar conta do que se passa com esta atitude?
    2- Diz quem sabe que a Sra Vereadora Teresa Machado anda a atravessar uma fase de constante irritação que às vezes ultrapassa as boas maneiras para não se falar em má educação!!!Ó senhora acalme-se, o CAE esteve sempre fóra das suas atribuições e mesmo da sua atenção. Deixe o Eng Duarte Silva assumir as suas responsabilidades e a Dra Ana Redondo perceber que não tinha estaleca nem conhecimento para estar à frente da FGT.
    3º- Diz quem sabe que o Sr Presidente tem cada vez mais pose de Salomão. Então não é que meteu no mesmo saco a intervenção dos seus vereadores e a da oposição???Não defendeu os números dos seus serviços? Não me digam que quer ser o candidato do Bloco Central nas próximas eleições?? Atendendo ao seu passado...
    4º- Os 100 % têm mesmo que ser mais activos. Até lhes convém, diz quem sabe! Não deixem morrer este assunto do CAE. Muito dinheiro foi mal gasto e é preciso de uma vez por todas denunciar este abuso com a aplicação do NOSSO DINHEIRO.

    ResponderEliminar
  15. anónimo disse..
    sr. presidente da camara tudo que foi feito em buarcos nunca ninguem recebeu medalhas houve sim esforços todos ex. presidentes que passaram por buarcos sempre com mérito. sr. ainda não comece a freguesia buarcos serra vais condados todas as obras que foram feitas com material pela brigada na nossa freguesia é matterial que devia estar na sucata mereciamos melhor.não tenho nada contra brigada mas de facto é só (cagança)

    ResponderEliminar
  16. anónimo disse...
    sr.presidente da camara veio só pelos vistos medalhar e andar nos jornais aqui se vê os nossos jornalistas poder politico tais como beiras diario coimbra voz da figueira no tempo da outra senhora celeste russa agora amélia tipo vira do minho.

    ResponderEliminar
  17. Concordo plenamente. Sei exactamente quem contactou a televisão, por amizades lá dentro e fez de um gesto absolutamente simples este mediatisto, este folclore. Chega a ser ridículo e claro que todo o elenco camarário embarcou no mediatismo bacoco e sem sentido. Como se sentirão as outras pessoas que já fizeram muito mais que isto e que continuam a fazer no anonimato e no recato. Mais vale sê-lo que parecê-lo e é bem certo.
    O Presidente alguém já aqui disse anda com "ares salomónicos". Pena muita pena. A simplicidade e simpatia ficavam-lhe tão bem...
    Depois os ares altivos e manientos de algum executivo e do seu chefe tornam-se muito desagradáveis e contagiam a habitual cordialidade que é apanágio das pessoas que são eleitas pelo povo. Cuidado... quando sobe à cabeça torna-se perigoso.
    Nesta terra não cidadãos e de primeira e cidadãos de segunda. Nem todos fazem as mesmas coisas, o que não quer dizer que o que fazem seja menos importante...
    As clivagens e preferências são ostensivas de mais.
    É preciso mais calma e mais ponderação...

    CIDADÃO MUITO, MUITO ATENTO!

    ResponderEliminar
  18. Tanta gente que já fez algo em prol de Buarcos e outros noutras freguesias e nunca viram o seu trabalho reconhecido. Mas a maioria das pessoas também não quer que lhe reconheçam o trabalho, gostam mais de trabalhar no escuro.
    Estes apareceram, deram umas pinceladas e aí estão eles, as vedetas de TV.
    Mas estas pessoas não fazem parte da Junta? Então trabalhem que é para isso que nós pagamos.
    Eu quero ver se isto dura muito tempo. Qualquer dia, mesmo antes do mandato acabar, acaba a brigada.
    CHEGA de tanta fantochada e o presidente está conivente.

    ResponderEliminar
  19. Olhem meus amigos as pessoas decepcionam-nos muito. Estão cheias de vícios, de vaidades, com uma ambição desmedida e fazem tudo para ter palco.
    Nunca me fiei muito em gente que "quer aparecer" e faz de um gesto singelo de cidadania uma coisa do outro mundo, parece que parou tudo ali e que mais ninguém, nunca, fez nada de semelhante ou até muito mas muito melhor...

    E depois, pessoas com responsabilidades dão cobertura a esta "fogueira das vaidades".
    Tenham todos tento.
    Pensem....
    O que dirão outras pessoas que tanto t~em trabalhado???

    Desçam do pedestal e tentem fazer um bom trabalho mas sem ribalta.
    As grandes obras fazem-se no anonimato.

    ResponderEliminar
  20. Cuidado com o que estão a fazer ao Serviço Nacional de Saúde. Muito cuidado mesmo. Estamos a resvalar p+ara campos muito perigosos. É inadmissível a falta de médicos e enfermeiros. É inadmissível que aqueles que estão a trabalhar não se foquem unica e exclusivamente na parete da doença, mas também na parte humana dos doentes. Estes são vistos a correr, de fugida como números dew uma ewngrenagem onde não se sabe se estão a ter toda a atenção que merece ou se ao invés pode morrer por incúria, por atraso nos tratamentos e atendfimento, por falta de meios humanos, e por um lobby que ousa poupar dinheiro á custa da saúde dos portugueses.
    Como se pode ser bom funcionário, bom pai, boa mãe, bom cidadão se se está a sofrer com doenças que por vezes são de extrema gravidade e que não se compadecem com maus diagnósticos, com más práticas médicas ou com listas de espera.

    CUIDADO OS DOENTES NÃO SÃO COISAS, SÃO PESSOAS HUMANAS, SERES INDEFESOS E COM BAIXA AUTO-ESTIMA, MUITO CUIDADO COM O QUE SE ESTÁ A PASSAR NOS SERVIÇOS DE SAÚDE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    HAJA DECORO, HUMANISMO, CARIDADE:

    Bom Natal!

    ResponderEliminar
  21. OLhem por exemplo:
    Em Buarcos temos a brigada do reumático a arranjar umas coisas
    Na Figueira temos um aporte de Cultura NOTÁVEL, vide: Musica de Primavera, Grande Gala de Solidariedade, simplesmente ESPECTACULAR, Banda Força Aérea alto nível.
    Estão de parabéns pelo que nos têm oferecido, eu e a minha esposa temos ficado estupefactos com o nível do que nos oferecem, que a vida não são só tritezas e o espírito também precisa de ser alimentado!!!! Viva a Cultura.
    José Luís Cavaleiro.

    ResponderEliminar
  22. Por acaso!!!! Iniciativas com muito nível. O espectáculo da Gala de Solidariedade devia ser repetido neste Natal. Muita gente no espectáculo estava a diz~e-lo no sítio onde me encontrava sentada. E se o fizessem eu voltava a ir ver. Só tenho uma palavra para o descrever LINDO, LINDO!
    Mais belo do que muitos espectáculos ditos profissionais...

    A.T.

    ResponderEliminar
  23. anónimo disse..
    sr.presidente acabou de medalhar não uma brigada mas sim brigada oportunistas falam como fizeram tudo em buarcos.sogro do f.21 já aproveitou para que seu executivo lhe coloca-se um traço amarelo em frente sua residencia. para que os banhistas no verão vão passear para outro lado.aproveitem agora

    ResponderEliminar
  24. O movimento 100% foi, como já se esperava, um "flop". Nada fazem, nada dizem...enfim, são mais do mesmo, e que apenas foram eleitos para ganharem as senhas de presença na Câmara e na Assembleia Municipal.

    ResponderEliminar
  25. Ganda Junta de são Julião. É assim mesmo, não é só reumático, também há a cultura de um povo.
    Tudo o que fazem tem tido alto nível. deliciei-me com a Gala de solidariedade e agora com a magnífica Banda da Força Aérea. Lindo, fabuloso tudo o que têm apresentado á população.
    Estão de Parabéns!

    Angelo Pereira e Maria Pereira

    ResponderEliminar
  26. É pena que todas as freguesias não possam fazer o mesmo, pois se todas tivessem o orçamento de S Julião...???

    ResponderEliminar
  27. Não é o orçamento que está em questão, é a iniciativa, o bom gosto a cultura . A Gala pelo que me disseram foi um sucesso com as doações e a adesão do público em geral, para um espectáculo que foi de alto nível a tal ponto que como eu já disse aqui onde eu estava sentado várias pessoas pediam para repetirem o espectáculo antes do Natal. Também fui ver a Banda da Força Aérea e ou estou surdo ou foi dito alto e bom som que foi a custo zero,custo zero,senhor que pelos vistos está por dentro do orçamento de S.Julião, mas não está por dentro do trabalho magnífico que a Junta de Freguesia está a proporcionar à cidade.
    Disse e volto a dizer obrigado à Junta de S. Julião e venha mais cultura de nível. Eu estarei na primeira fila do que a Junta fizer porque sei que verei gente que sabe o que faz.

    ResponderEliminar
  28. anónimo disse..
    sr. anónimo é natural que movimento 100% seja só para ganharem as senhas de presenças mas que vocês PS.PSD.que auferem tambem essas ditas senhas com os corações que vocês tem seria bom oferece-las ás instituições da nossa cidade ou senão aos comerciantes que tem uma situação muinto má derivado as vossas politicas.

    ResponderEliminar