segunda-feira, 1 de novembro de 2010

NOTAS SOLTAS!



O Dr. João Ataíde, presidente da edilidade figueirense, voltou a falar à comunicação social, para fazer um balanço do 1º ano do seu mandato.
Nada de novo foi divulgado, a preocupação continua a mesma e prende-se, como todos sabemos, com o endividamento da Câmara da Figueira da Foz, a segunda mais endividada do País! As dívidas atingem mais de 600 fornecedores, daí a asfixia e as dificuldades na gestão de um Município nestas condições.

Os planos de austeridade visam:
  • reduzir despesas no geral
  • redução de horas extraordinárias
  • redução de pessoal
  • revisão no apoio ao associativismo
  • redução de despesas com viaturas, segurança
Enfim, nas suas palavras "arrumar a casa"...

Pontos elencados que já obtiveram sucesso:
Em relação ao 1º semestre de 2008 - redução de custos em cerca de 27%, em relação a 2009 a redução vai aos 31,56%. Redução do endividamento para menos 2,3 milhões de euros no primeiro semestre de 2010.

Quanto aos processos herdados:
  • Parque Desportivo de Buarcos
  • Zona de Actividades Logísticas e Regeneração Urbana, (continuam em reavaliação).

CentroLogis , englobanbando 10 municípios da região centro,deverá avançar como a futura Plataforma Logística da Figueira da Foz. A prioridade do Presidente vai para centros escolares, revitalização da zona ribeirinha, Mercado Municipal e um possível pólo universitário a funcionar nas antigas instalações da Universidade Internacional.

Muitas dificuldades financeiras mas, ao que parece, muita vontade de dar a volta por cima e uma dinâmica que nos deixa a ideia de que há vontade para que a Figueira abandone a estagnação...
Que assim seja!

A Junta de Freguesia de São Julião está de parabéns. Por toda a cidade se ouve falar do magnífico espectáculo que ofereceram aos figueirenses no CAE no passado dia 30 de Outubro.
Infelizmente não pude estar presente mas os ecos que me chegam falam de uma verdadeira noite de sucesso com a chancela da Solidariedade. Parece que além de muito concorrido o espectáculo terá tido uma qualidade fora do vulgar para espectáculos desta natureza com um apurado sentido estético e artístico, onde nada foi deixado "ao acaso". Assim sendo, são motivos de orgulho e satisfação para aquela Junta de Freguesia.

E lá ganhou uma MULHER as eleições brasileiras!!! Será a 1ª Mulher à frente dos destinos do Brasil! Dilma Roussef do partido dos trabalhadores (PT), venceu e convenceu os brasileiros de que agora o poder está nas mãos de uma mulher.
Boa sorte para o Brasil e para todo o povo brasileiro.

Estas as minhas NOTAS SOLTAS!

17 comentários:

  1. O Dr. Ataíde não deu novidade nenhuma. O problema aqui é começar a fazer a cidade mexer, abanar, sair do marasmo e sinceramente muita parra, pouca uva...

    ResponderEliminar
  2. É verdade sim senhor, estive no cae, eu a minha mulher e 2 casais amigos de Coimbra e ficámos maravilhados com o espectáculo de nível profissional, organização, slides, um espectáculo digno de ver. A Junta está de parabéns, sim senhor, fui para ajudar não esperava uma coisa daquele nível.
    Freitas R.

    ResponderEliminar
  3. O concelho só pode mexer se acamara pagar aosfornecedores cá da terra mas o psd k deixou um grande buraco e agora não quer aprovar o pedido de financimento são sempre assim é só bla bla.deviamter um pingo de vergonha(psd) mas parece k não

    ResponderEliminar
  4. Nao deu novidade nenhuma? Anunciou uma forte aposta na industria, com a criacao de um terminal do porto no lado sul e uma linha ferroviaria que fara a ligacao a zona industrial e a CELBI e SOPORCEL...Com a expansao da zona industrial e criacao de emprego. Com tanta divida nao da para fazer muito.

    ResponderEliminar
  5. Parabéns à Junta de Freguesia de São Julião, pela Solidariedade e pelo magnífico espectáculo que ofereceu aos figueirenses.

    ResponderEliminar
  6. Parabéns à Junta de Freguesia de S. Julião. Bela iniciativa, alto nível do espectáculo, sim senhor não esperava, os meus mais sinceros parabéns!
    Helder R.

    ResponderEliminar
  7. Acho muito bem que uma senhora seja presidente de um grande, como de um pequeno, como de qualquer País. As mulheres têm iguais capacidades intelectuais, as mulheres são capazes, trabalhadoras e inteligentes. tenho a certeza de que vai fazer um bom trabalho.
    Só nesta porcaria de País é que para dar uma oportunidade às mulheres tem que haver cotas!!!
    As oportunidades continuam desiguais.

    ResponderEliminar
  8. Todas as referencias que vou lendo e ouvindo sobre a Gala da Solidariedade apontam para o sucesso de adesão dos cidadãos, de qualidade do espectáculo e, sobretudo, do objectivo alcançado. A Solidariedade! Ainda bem! A equipa da JF de S. Julião bem merece! O Sr. Cor. Góis Moço está de parabens!

    ResponderEliminar
  9. Para a data, a circunstância, o propósito, o desenvolvimento e a substância do "Dias da Governação" da CMFF reservo o meu silêncio.

    ResponderEliminar
  10. Dilma Roussef surge como continuadora das políticas de Lula da Silva que conduziram o Brasil a lugar de destaque económico e político, na cena internacional, e a uma subida acentuada do padrão de vida das classes mais pobres, no plano interno(apesar dos escandalos).
    Lição importante para nós, europeus do 1º mundo, que olhamos ainda por cima do ombro para o mundo latino-americano, é o facto de os 3 países mais importantes da América Latina - Brasil, Argentina e Chile - serem dirigidos (são regimes presidencialistas), agora ou até há pouco, por mulheres: Dilma Roussef no Brasil, Cristina Kirchner na Argentina e Michelle Bachelet no Chile.
    Facto digno de reflexão para nós, europeus, que noutros séculos produzíamos aqui, neste continente, as grandes revoluções sociais. Não é importante? Muito mais do que aparenta!

    ResponderEliminar
  11. Quando fiquei a saber que era a Isabel Tavares que estava na concepção da gala de solidariedade da Junta de Freguesia, já sabia que só podia dar no que deu, um espectáculo de beleza, Lindo! Lindo! Ela o que faz, faz bem: Deliciei-me com o meu marido e um casal amigo. PARABÉNS à Junta de Freguesia, muito especialmente à veia artística que a Isabel tem e que eu sei, mas que muita gente desconhece.
    A. T.

    ResponderEliminar
  12. Mas aquela é das "tesas". Tem cá um percurso de vida que é de admirar. Grande mulher!
    O Brasil está a dar lições ao Mundo!

    ResponderEliminar
  13. O Dr. Ataíde faz muito bem em explicar em pormenor a toda a gente a situação da Câmara e os projectos que tem. Todos lhe seguissem o exemplo. Assim é que se governa "às claras".

    ResponderEliminar
  14. A Figueira está a ficar uma aldeia.
    Assim, Ataíde cumpre a sua grande promessa: Fazer da Figueira uma aldeia.
    p.s. este inverno promete uma Figueira a lembrar o velho, solitário e inóspito faroeste, tal a quantidade de comércio e serviços e equipamentos a fecharem.

    Casimiro

    ResponderEliminar
  15. Aqui está um velho do restelo coitado do inóspito

    ResponderEliminar
  16. A AUDITORIA FINANCEIRA

    Um contrato para uma auditoria financeira aos serviços do Município da Figueira da Foz foi assinado em 6 de Julho passado. Custa 48400 Euros. O prazo de execução contratado foi de 90 dias. Este prazo foi atingido há um mês. Amanhã completam-se não 90, mas 120 dias contados a partir da data da assinatura do dito contrato.
    Desconheço se o relatório da auditoria já foi entregue; ou se, tendo acaso sido entregue ao executivo, já foi divulgado aos vereadores não executivos. E será que vai ser dado ao conhecimento público antes da preparação e divulgação da proposta de Orçamento municipal para 2011?. Alguém me saberá informar ? Ficava muito grato pelo obséquio…

    ResponderEliminar
  17. Auditoria?É só ver as compras que foram feitas no tempo do Santana..................

    ResponderEliminar