segunda-feira, 4 de outubro de 2010

VIVA A REPÚBLICA!


Depois do fracasso de 31 de Janeiro, vem concretizar-se o ideal republicano na revolução vitoriosa de 4 de Outubro de 1910. A sua proclamação é feita no dia seguinte, 5 de Outubro, com cerimónias em Lisboa, Porto e outras zonas do País.

O Dr. Teófilo Braga é então constituído o primeiro Presidente do então governo provisório republicano. Teófilo Braga encarrega-se de tomar algumas medidas publicando diversa legislação, como seja:



  • expulsar ordens religiosas, encerrar conventos, abolir o ensino da doutrina cristã nas escolas, estabelecer o divórcio, promulgar o registo civil obrigatório, etc.


  • a bandeira e o hino nacionais são substituídos, dando lugar à bandeira verde-rubra e nasce o novo hino nacional "A Portuguesa".

Em 1911 o primeiro Presidente da República eleito viria a ser o Dr. Manuel de Arriaga, nascendo também a nova Constituição. Este periodo fica conhecido como a 1ª República.


O movimento republicano sofre várias divisões e tendências e algumas investidas da monarquia a partir de Espanha, com combates renhidos entre monárquicos e republicanos.


Em 1919 ascende ao poder a célebre "Monarquia do Norte", sendo proclamada em Lisboa e no Porto. Porém, os republicanos voltam a controlar a situação, mas os governos civis e militares sucedem-se e a instabilidade governativa é uma dura realidade.


Em 28 de Maio de 1926 o general Gomes da Costa inicía, a partir de Braga, o movimento militar que vai acabar com a 1ª República e instaurar uma Ditadura militar que se prolonga até 1933.


Dá-se mais tarde a ascenção do antigo Ministro das Finanças, Dr. António de Oliveira Salazar, à presidência dos destinos de Portugal, começando assim a "travessia do deserto", a escuridão, o atraso, o analfabetismo, a fome, o desemprego, a repressão, a falta de liberdade de expressão, etc.


Apesar de algumas desilusões que estamos a sofrer, bendita seja, na actuatualidade, a Escolaridade Obrigatória, o acesso à Saúde, o Acesso à Informação Universal e a LIBERDADE!




  • VIVA A LIBERDADE


  • VIVA A DEMOCRACIA


  • VIVA A REPÚBLICA

18 comentários:

  1. Foi um período muito conturbado, de muita violência, de muita agitação mas que era necessário implementar para acabar com a estagnação, falta de reformas e abertura à sociedade civil que a monarquia impedia.
    Foi uma grande vitória, uma conquista de liberdades e cidadania, direito a voto, direito ao ensino etc.Foi o princípio de uma grande revolução só derrotada pelos excessos, e que deu lugar à ditadura.
    Houve outro período histórico na nossa vida o 25 de Abril que mesmo com todos os defeitos que possa ter restituíu a liberdade de expressão um dos bens mais preciosos do ser humano.


    VIVA A REPÚBLICA

    Helder Reis

    ResponderEliminar
  2. Monstruoso jantar de Mário Ruivo no dia 4 de Outubro só visto, comparado com o Jantar de Vítor Batista este fica a muitos Quilómetros de distância do de Vítor Batista. Foi uma coisa que nunca foi vista numa campanha para a Federação de Coimbra, a vitória do Mário Ruivo começou a ser desenhada com os 41% de á dois Anos este ano não vamos perder, e vamos por o Vítor Batista e todos os seus seguidores directos fora da Federação para por a mesma no lugar que ela deve ter no conceito de uma verdadeira Federação Socialista.

    ResponderEliminar
  3. Nem no dia do 5 de Outubro os deputados da Assembleia municipal apareceram tenham vergonha são pagos por todos nós.Só lá vão por causa da senhita trauliteiros.

    ResponderEliminar
  4. Já sei não foram porque não tinham lá o batista o k promete e não cumpre.Então os Nunos os Brancos os luas as mafaldas os motas estava tudo de casamento

    ResponderEliminar
  5. OS MEUS SINCEROS PARABENS PELO TEXTO DO BLOG

    ResponderEliminar
  6. Em resposta ao comentário das 01.45 estavam lá 1100 a jantar, no mesmo dia a reunião da Figueira com o Batista eram 125, mas da Figueira era só 83os outro vieram de Coimbra.

    ResponderEliminar
  7. Era assim uma estátua destas que deviam fazer ao Paredes que bem merece.
    Sábado é a vitória, o Mario Ruivo vai levar uma abada. O PS de Buarcos está com o Vitor Batista e com o Paredes.

    ResponderEliminar
  8. Ler a Revista SABADO:Os boys do Ps é que deviam pagar a crise.Mas faltam muitos boys do Psd que estão ainda encobertos.A todos eles um desconto de 50% só ficava bem ao Socrates.VERGONHA MUITA VERGONHA mas onde está a vergonha desta gente?nenhuma e andam por aí.

    ResponderEliminar
  9. O Batista trás sempre a comandita já estão todos encomendados

    ResponderEliminar
  10. Foram 83 a quem o Joaozito e o Batistazito prometem resolver tudo agora depois nada papalvos

    ResponderEliminar
  11. Os k vieram de Coimbra são figuretas de barro como os daqui.

    ResponderEliminar
  12. F.oram bem contados alguns que por lá se encontravam estão sempre dos dois lados

    ResponderEliminar
  13. O da estátua ao Paredes está enganado ainda não se viu ao espelho ou deve estar noutro plamneta são os boys do Ps não falas nisso agora ?O Paredes nem no espelho cabe e com o cão em companhia não cabiam na revista sabado enchiam as páginas todas de gordura.

    ResponderEliminar
  14. Este da abada já deve estar com os co.....os.Alias o estado deles é esse em permanência.Em frente Mario Ruivo vais ganhar e bem esta gente são um bando de oportunistas

    ResponderEliminar
  15. O Sr ou Sra disse figuretas de barro eu digo lhe foi barro amassado pelo batista e são do mesmo molde,mas partem se rápidamente,agora estão com ele no dia da vitória do Ruivo estão com o Ruivo,vira casacas

    ResponderEliminar
  16. olhem este é que teve razão

    ResponderEliminar