sábado, 23 de outubro de 2010

CIDADE E CÂMARA ADIADAS!


É do conhecimento público o estado caótico em que as finanças da Câmara Municipal da Figueira da Foz se encontram! A dívida herdada ronda os 33 milhões de euros, montante que diz respeito a dívidas contraídas por anteriores executivos e que afectam, muito especialmente, empresas do concelho.

Essas empresas estão com a corda ao pescoço e em risco eminente de falência, se não virem ressarcidas as dívidas, que a Câmara há muito contraíu e que, não são honradas para com as suas empresas, arrastando-se o seu resgate "ad aeternum".

Também por este motivo as ameaças ao município são constantes, pairando no ar acções judiciais e execuções, o que é perfeitamente legítimo por parte de quem é credor e vê as suas empresas irem "por água abaixo", arrastando consigo inúmeros postos de trabalho.

Se a isto juntarmos as restrições orçamentais, a conjuntura actual, o congelamento de verbas a transferir do governo devido a ter-se ultrapassado o limite de endividamento permitido, e que, em 2009 se cifrou num excedente que rondou os 14,7 milhões de euros, facilmente se chegará à triste conclusão que na Câmara da Figueira, o executivo se encontra de "PERNAS E MÃOS COMPLETAMENTE ATADAS"...

Assim sendo, como é possível honrar compromissos anteriormente assumidos, pagar a quem se deve, projectar a cidade para um futuro que se quer de desenvolvimento económico sustentado, de atractividade para investidores, de quebrar com um marasmo e uma estagnação perfeitamente absurdos de que a nossa terra tem sido uma "mais que perfeita vítima"? Os culpados , aqueles que nada fizeram e usurparam , gastaram, defraudaram e lançaram a nossa terra nesta triste situação, TÊM VOZ!!!! e pasmem... têm voz para PARAR o desenvolvimento, boicotar as propostas mais que justificadas e exaustivamente demonstradas pelo executivo e, mesmo assim, adiam a tomada de posição para 11 de Novembro!

É assim que se continua com toda uma CIDADE e uma CÂMARA ADIADAS!

26 comentários:

  1. Mas o juiz Ataíde e Cª quando concorreram á CMFF, já sabiam em que estado se encontravam as finanças.
    Eu só queria saber porque motivo começaram a pagar contas antigas(o que acho justo) mas deviam lembra-se que também têm trabalhadores a quem têm de pagar os seus salários.

    ResponderEliminar
  2. Então as contas não se devem pagar?Estou certo que o Sr Dr Ataíde tem em conta os salários dos trabalhadores ou acha que não?Olhe eu não acho.

    ResponderEliminar
  3. O Dr. Ataíde é uma pessoa altamente responsável, o que está aqui em causa é pagar a quem se deve há anos, e andar com os projectos para a frente e para isso é preciso dinheiiiroooo, e o dinheiro tem que ser conseguido com empréstimo bancário e isso já deveria ter sido feito, já houve tempo mais que suficiente como dizem todas as pessoas de bom senso. Isto já se arrasta desde Agosto!

    ResponderEliminar
  4. Esta oposição da Câmara é demais. Então estiveram lá, foram poder,foi no tempo deles que a Câmara chegou ao ponto que chegou, gastaram o dinheiro indiscriminadamente como se fossem os sultões da Arábia e agora a vergonha é tanta que questionam quem quer trabalhar e fez um estudo apurado das possibilidades de tirar a Câmara da asfixia em que se encontra e, em vez de meterem o rabinho entre as pernas e, calarem-se muito bem caladinhos ainda têm a desfaçatez de boicotar, adiar e mandar bitaites????? E a comunicação social será que pactua com esta situação escabrosa que se passa com este tipo de oposição???? Já todos sabemos que a comunicação social na Figueira é facciosa, tendenciosa e boicota sistematicamente os assuntos mais importantes para dar relevo à oposição e a faits divers. É bom que façam um exame de conciência e arrepiem caminho. As pessoas não são parvas e arriscam-se a ficar sem clientes que vos paguem a assinatura do pasquim.
    É necessário que cada um faça a sua parte com honestidade intelectual, sem pôr vendas nos olhos aos leitores. A verdade, é a verdade e será sempre a verdade, quer queiram, quer não!

    BASTA!

    ResponderEliminar
  5. Concordo com o Basta! é a comunicação social que temos, é a oposição que temos ou seja: tudo interessa, menos o que é importante. A Figueira interessa que ande para a frente? que se lixe, não é assim que tem sido estes anos todos?
    Alguma vez ouviram/leram as notícias dos jornalistas dos diversos jornais alertar para
    as barbaridades do dinheiro que se andava a gastar e sem se ver nada que o justificasse, com a Figueira no pior estado em que alguma vez já a vimos? Não senhor, tudo caladinho... E agora quando alguém quer fazer trabalho, vêm estas alminhas Daniel, Almeida, Teresa, Lídios e os admiradores da comunicação social atrasar tudo e adiar, mais uma vez, a Figueira que é o que nos interessa verdadeiramente, acima de partidos, de clubes de cores, a Figueira mais nada!
    Tenham todos vergonha!

    Helder R.

    ResponderEliminar
  6. O dia 11 para darem uma resposta???
    Só mesmo estas cabecinhas pensadores. E o Dr. Ataíde foi na conversa destes mal.........os?

    ResponderEliminar
  7. Os socialistas sabiam ou não como estavam as contas da câmara?? Portanto não foi novidade nenhuma. A crise não serve de desculpa para desleixo, ruas sujas, jardim desprezado, abadias sem sombras e com águas mal-cheirosas durante o Verão com imensos mosquitos a picarem e afugentarem as pessoas do local. Já é tempo de ver sinais, porcarias, lixaradas que só envergonham, serem retirados.Que mau aspecto...

    ResponderEliminar
  8. é claro que sabiam das dividas mas tem que perceber que tambem existiam contractos despesistas e fretes que agora têm que ser cumpridos,e a maioria nao é do conhecimento publico.

    ResponderEliminar
  9. É um descaramento depois do que fizeram se desresponsabilizarem,boicotando a tomada de decisões urgentes com a desculpa de que "não está bem explicado","é muito vago".Foi assim com o Cae e agora com o emprestimo.O psd com isto quer mostrar poder e espetar nos jornais que foi chumbado,dando a ideia de que o executivo é incompetente.Espero que cheguem à conclusao que isto nao é uma feira de vaidades

    ResponderEliminar
  10. Mas k querem os ppds e os 100%?Deviam ter vergonha o chefe dos 100% não esteve com Santana maiorgastador de sempre k passou por esta Câmara não foi o Daniel k agora é tao santo.E os ppds onde estiveram nestes ultimos 12 anos não foi na Cãmara a estoirar a massa?Tenham vergonha sejam gente séria politicamemte sois uns vira casacas.Para a frente Dr Ataíde.Parabens novamente ao BASTA

    ResponderEliminar
  11. Querem que eu relembre o estoirar do dinheiro na governação camararia no tempo do psd?O melhor é darem uma volta e tininho

    ResponderEliminar
  12. Já agora ...
    Ainda falta muito para o Dr. Ataíde das neves mandar isto tudo à fava?

    ResponderEliminar
  13. A Figueira tem o que merece!
    Quando o PSD se deixa representar por um Miguel Almeida e por um Lídio... nem vale a pena falarmos de credibilidade!
    Com jornalistas tendenciosos, banais (mas arrogantes quanto baste!)como o Sr. Directos do Figueirense e o t........o do Jota Alves, incapazes de ser imparciais... Não vamos mesmo lá!
    Com cidadão que apenas sabem dizer mal de tudo, mas nunca apresentar alternativas... isto não muda mesmo!

    ResponderEliminar
  14. Os meios de comunicacao social da paroquia (quase todos) sao como sao pq antigamente levavam da Camara uns montantes de publicidade como deve ser e agora nao levam nada...
    Os 100% sao a grande vergonha do mandato...

    ResponderEliminar
  15. Já agora também vou dar a minha opinião àcerca do jornalismo que se pratica nesta cidade:
    É público e notório que a conotação é toda PSD, todos se derretem com Teresas, Lídios, Miguéis, e fazem uma cara muito feia, perguntas agrestes e até provocatóras de muito mau-gosto (que põem nos artigos) quando se dirigem a qualquer outra força política, então tudo que diga respeito ao PS é um autêntico boicote, vergonhoso, tendencioso, repugnante, que eu como leitor atento dos pasquins, fico pasmado como é que estes senhores mantêm quem tenha assinaturas dos seus jornais, tendo eles os comportamentos bárbaros que têm em relação ao partido socialista. Eu fico, por vezes, enojado com tamanha tacanhez de espírito. É bom que quem manda veja o que anda a fazer e as responsabilidades que tem. As mensagens que passam são altamente tendenciosas. Jornalismo com dignidade precisa-se!
    Força Dr. Ataíde, e já agora saibam que o Dr. Ataíde não é homem de desistir de nada por aquilo que me parece nas atitudes que toma e na força que imprime naquilo que diz. è um homem que me parece ter convicções muito fortes.
    Não o derrubam facilmente, estejam descansados...

    ResponderEliminar
  16. O que está a acontecer com o Plano Saneamento Financeiro é a prova da incapacidade do PS para governar a Câmara.
    Quem não sabe, não inventa

    ResponderEliminar
  17. Só esta me faria rir!!!!!!!!!!!!!!! vocês que puseram a Câmara na miséria é que sabem... Ora vão gozar com.......

    ResponderEliminar
  18. anónimo disse..
    lamentavel como só agora e que estes senhores da camara reparam na divida aonde todos os figueirenses sabiam da divida só menos sr. deputados do PS. na propaganda eleitoral faziam tudo e mais alguma coisas parque desportivo buarcos aldeia do mar golf. escola dos vais e polidesportivo na serra e outros. eu chamo a esta situação vergonha usarem os trabalhadores para medo. peço atravez deste blog. para oposição deixar passar o orçamento porque os fornecedores não tem culpa desta camada incompetentes.

    ResponderEliminar
  19. Este das 23 46 deve estar noutro planeta.É a prova k o ppd e 100% só vomitam ódio.

    ResponderEliminar
  20. Eu acho que toda a gente sabia que a situação da Câmara era péssima, agora que fosse tão miseravelmente caótica é que ninguém esperava. Os numeros são assustadores, deixam a Câmara completamente sem ter por onde se virar. Eu acho que é muita pouca vergonha e falta de respeito da parte d(o)s 100% e PSD ainda irem pensar o que devem fazer...
    Eu digo-vos já que a Figueira e os figueirenses não vos perdoam. Vocês foram os maiores autores da desgraça desta terra e agora quando alguém quer tirá-la do pântano e andar para a frente vocês ainda vão pensar mais????????????????????
    V E R G O N H A!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  21. Mas a Figueira infelizmente tem aquilo que mereçe. Quiseram em 1997 que a nossa terra fica-se no mapa, não foi? Puseram o chamado "menino guerreiro" mais as suas birras, manias, fanforrenices e mania de "rico". Fez da Figueira o seu "quintal" de férias. Juntou-se a ele um séquito de bajuladores e bajuladoras, que de tanta falta de testa se deixaram levar na onda mesmo sendo humilhados e motivo de chacota pelos amigos de Lisboa( como custou a tanta gente "bem" e "assim assim" ser tratado por provincianos atrasadinhos, burros e imbecis). Vamos fazer festa, oásis, vamos ter um CAE, vamos ter um centro de congressos, vamos...ter o mundo no centro de Portugal.( a Lusitanea ainda não foi bem explicada aos contribuintes). Mas, como sempre e sempre será, nunca a luz foi forte ao fundo do túnel( nem o do Marques escapou). E nós? Passados quase 13 anos deviamos era por a mão na consciência como cidadãos-munícipes, de que mereçemos melhor dos agentes politícos locais eleitos democráticamente. A "má moeda" que não regresse. Figueirenses aprendam a ser exigentes e condenem as más condutas dos eleitos em todas e quaisqueres circunstâncias.

    ResponderEliminar
  22. Os comentários anteriores, com os desvios que as simpatias partidárias sempre suscitam, tocam na situação que se conhece e na identificação das responsabilidades. Mas isso chega? Será que a generalidade dos comentadores (e também a Linda Figueira que a meu ver faz uma abordagem mais político-emotiva do que informativo-racional ...) tem de facto a noção de quanto é crítico o estado financeiro da Câmara?
    Para terem uma ideia, diria que o endividamento municipal é de cerca de 300% do "PIB" camarário anual!!!
    Já conseguem entender, por analogia com a situação da República, quanto é dramática a situação financeira da Câmara? E neste cenário, os responsáveis autárquicos não quererão fazer um exercício prudente de projecção das receitas de exercícios futuros como impõe o bom senso? Eventualmente não quererão, de uma vez por todas, ter consciência do chão que pisam e assumir que para além do investimento em manutenção de estruturas (e esperemos que dê ...), não há, nem haverá, recursos para mais?
    Que diabo, um ano decorrido sobre a tomada de posse já é tempo de conhecerem "o que a casa gasta" ...

    ResponderEliminar
  23. Já entedemos sim, já conhecemos os números, esse exercício já veio aos nossos neurónios e é, por isso mesmo, que achamos que O EMPRÉSTIMO TEM QUE SER FEITO, o SEU ADIAMENTO É VERGGONHOSO!

    ResponderEliminar
  24. O das 14 09 já falou em muita coisa e bem ,mas há mais:
    A casa de férias junto ao CAE
    Paço de Maiorca
    Convento de Seiça
    Tapume em S Pedro para não ferir a visão ao menino
    Arco do triunfo à entrada da Figueira
    Placares para pôr a Figueira no mapa como se tivesse sido retirado dele
    Boite na margem esquerda do Mondego
    E por aí adiante
    E andam agora estes PPDS a fazer frente a uma Câmara sem massa.Nâo foram os PPDS k a deixaram assim?
    Deviam era ter uma postura diferente isto é apoiar no sentido de se poder pagar aos fornecedores do nosso concelho,quem é imprensa,vaidades balofas.

    ResponderEliminar
  25. ..."O EMPRÉSTIMO TEM QUE SER FEITO, o SEU ADIAMENTO É VERGGONHOSO!" ... não me parece que seja um argumento válido.
    Reparem bem que depois de ultrapassados os constrangimentos políticos locais terão ainda que percorrer a longa via sacra do Ministério das Finanças (não sei se também o Treibunal de Contas) e Caixa Geral de Depósitos - vamos ademitir que a Sra. Merkl, até lá, não congela essas operações todas. Em qualquer dos casos é importante melhorar as justificações e pôr definitivamente de lado a leviandade no investimento e na estimativa de receitas sob pena de, mais tarde, todo o plano ter de vir a ser reformulado.
    Quem vos avisa ...

    ResponderEliminar
  26. Anónimo disse..
    meu caro amigo não esteja preocupado com 100º/º porque seu tacho esteve guardado mas com esta crise não sei. eram tão amigos do coração um dizia mata outros esfola.
    veja se encaixa não 100º/º são 6.000º/º

    ResponderEliminar