quarta-feira, 29 de setembro de 2010

PACIÊNCIA PARA A AUSTERIDADE!!!



Pois é, já se esperava mas custa muito...

Foi às 20:00horas que recebemos mais este murro no estômago! Nada de novo, apenas mais apertar do cinto...

Então é este o cenário:

  • Aumento do IVA para 23% a partir de 2011 (mais 2 pontos percentuais). Esta medida vai ao encontro das recomendações da OCDE.


  • Redução de 5% da despesa total com os vencimentos da Função Pública. Nos salários entre os 1.500 e os 2.000 euros a redução será de 3,5%, nos valores superiores poderá ir até aos 10%. Segundo o 1º Ministro estas medidas já foram adoptadas pela Espanha, Grécia e Irlanda.


  • Congelamento do aumento das pensões para 2011, ao mesmo tempo que será criado um novo imposto para o sector financeiro.

Estas medidas adicionais pretendem ajudar a reduzir o défice português até 7,3 do PIB no final de 2010 e 4,6 para 2011.

Foi mais ou menos isto que ouvimos da boca do Sr. 1º Ministro , José Sócrates e do Ministro das Finanças, Teixeira dos Santos.

Dizem-nos que momentos difíceis exigem medidas difíceis...

Chegaram a esta conclusão depois de uma tarde inteira de reunião do Conselho de Ministros extraordinário.

Todos sabemos que:


  • Realmente a conjunctura internacional tem sido péssima, tem atingido mesmo as economias dos países mais ricos, Alemanha, Estados Unidos, Japão, etc. É evidente que os recursos e a capacidade de resposta desses países à crise foi pronta e eficaz, estando a sua recuperação em franco progresso.


  • Sendo Portugal um país pobre, pequeno, sem grandes recursos naturais, avistava-se no horizonte uma recuperação longa e sofrida.


  • Havendo como há sectores da economia que usam artimanhas fraudulentas para fugir ao fisco, lesando o Estado e todos os portugueses em milhares de euros, não ajudará nada. E menos ajudará não haver meios eficientes de combater estas fraudes, estes corruptos todos que pululam por este país. Estes polvos cujos tentáculos se estendem até ao infinito...

A pergunta que fica no ar é se não teria sido preferível ter atacado a crise imediatamente a seguir ao anúncio da crise mundial e aos muitos avisos que choveram de todos os lados, quer internamente, quer internacionalmente...

Teimosia, autismo e ausência de noção das realidades, mas também tentativa de poupar os portugueses a esta austeridade, e a noção errada de que saberia ultrapassar esta crise, sem medidas mais drásticas!

Agora é hora de todos darem as mãos, ter consciência do momento grave por que estamos a passar e honrarmos a nossa história e a nossa heroicidade de povo de bem!

Não é altura de greves, acusações, agitação social. Há que arregaçar as mangas e chamar pela nossa consciência de Nação para, todos juntos, reconstruirmos o FUTURO.

Só nos resta ter, mais uma vez, PACIÊNCIA PARA A AUSTERIDADE!!!

29 comentários:

  1. Toda a gente avisou o homem e ele fez sempre ouvidos moucos. Mania das grandezas e autismo. Quem se lixa somos nós, a classe média que é sempre a mais prejudicada. Vergonha e cara-de-pau que nunca quis ouvir as vozes que alertavam para as medidas serem tomadas mais cedo e diziam costantemente que o Sócrates andava cego.
    Não gosto de agitação e nem creio que isso resolva, mas para mim o Sócrates já era. Votei nele, mas desiludiu-me na parte final do seu governo por não querer ver a realidade que se metia pelos olhos dentro.

    Adelino P.

    ResponderEliminar
  2. A questão aqui era ter arrancado com estas medidas de austeridade há mais tempo. Sócrates protelou e agora viu que não podia fugir desta situação. Nõ se fizeram antes vão-se fazer agora, paciência. se o governo estivesse noutras mãos estávamos muito piores de certeza e o país não teria avançado com tanta obra de modernização para Portugal, escolas, hospitais, estradas, informatização de todas as escolas com acesso das crianças ao ensino da informática desde muito cedo. Mais tarde verão os frutos de uma juventude que trata por tu os computadores. Não tenho duvida que daqui a uns anitos o impacto destes novos informáticos vai ser tremendo. Sócrates é um homem inteligente e de visão. A crise é mundial, e muitos países incluindo os Estados Unidos, que mesmo sendo um país riquíssimo ainda luta com muitas dificuldades e contenção. Não é só cá é mundial. podia atacar-se mais cedo mas o resultado, na prática seria o mesmo.

    ResponderEliminar
  3. Eu queria ver se o sr. passos Coelho resolvia a crise. É bom falar quando se está de fora mas quando se está dentro e se têm que tomar decisões o caso muda de figura. A preocupação do Sócrates foi tentar poupar as pessoas a estas medidas drásticas, ver se conseguia sem ter que tomar estas opções, não conseguiu paciência, tomou-asd agora. E cada um é responsável pela sua parte. Temos que demonstrar que somos um povo adulto e responsável.

    BASTA!

    ResponderEliminar
  4. A VERDADE É QUE BASTA MAS QUEM DEVIA PAGAR A CRISE ERA O CAPITAL MAS É SEMPRE O ZÉ POVINHO A PAGAR,SÃO GENTE COMO O BATISTA É QUE DERAM ORIGEM A ISTO TUDO.AGORA EU DIGO MESMO BASTA

    ResponderEliminar
  5. Paciência??!!! Pois é por sermos esta cambada de cordeirinhos mansos que nem a caminho do abate dizem nada, que estamos cada vez pior. E desenganem-se os que acham que estes sacrificios que agora nos impõem vão resolver as coisas. Não! Isto vai continuar a piorar e bastante. Porque estes vampiros vão continuar a gastar à grande e à fartazana e finalmente quando estivermos bem enterrados no fundo do poço e nada mais formos do que escravos do estado, então eles piram-se para bem longe e vão gozar as fortunas que entretanto acumularam. Sócrates e o seu bando de "sócretinos" estão para Portugal como Mugabe e o seu bando de "muguebinos" está para o Zimbabwe.

    ResponderEliminar
  6. A REALIDADE É QUE SÃO UM BANDO DE VAMPIROS SUGAM O SANGUE ,E ENTÃO SUCATEIROS NÃO SE FALA SÃO OS POLITICOS QUE TEMOS SALAZAR VOLTA E VAICOM ELES PARA A P.... Q..... os P............................................

    ResponderEliminar
  7. Ao das 11 08 tenha lá paciência não é só o Socrates:os Cavacos os Loureiros os Varas os Portas os Oliveiras os Isaltinos os etc etc etc.

    ResponderEliminar
  8. EU NÃU QUERO O SALAZAR EU QUERO QUE ELE VOLTE E QUE VÁ TAMBÉM COM ELES QUE OS LEVE DE COMPANHIA PARA A PROFUNDESA DOS INFERNOS

    ResponderEliminar
  9. São vampiros sim senhor, de todos os quadrantes políticos, mais da direita do que da esquerda. Quanto ao Salazar roubou ao povo que andava descalço, tinha trabalho precário de escravo e ainda era torturado por ter opinião P....Q.....P..... os salazarentos...

    ResponderEliminar
  10. Então o das 11 38 deu vários nomes mas divia também lá ter colocado os Batistas onde se pode meter todos os dep

    ResponderEliminar
  11. Ntão a dos Batistas não sai?

    ResponderEliminar
  12. Também fica lá bem os Valentins

    ResponderEliminar
  13. Sócrates quiz poupar-nos, evitar medidas gravosas para nós, mas acabou por ser pior, porque quem adoptou estas medidas mais cedo já está a começar a levantar a cabeça e nós vamos começar agora, uma travessia do deserto. Ele não calculou bem o que se estava a passar e todos os indicadores. Vê-se que está a sofrer juntamente com o Ministro teixeira dos Santos, poret terem tomado estas medidas e pela situação criada. Andaram mal e calcularam mal.
    Agora resta-nos pegar nos pedaços e tentar construir algo. O povo portugu~es não é de baixar os braços e o momento é muito sério para brincadeiras e esgrimir de culpas. Acho que há gravidade no ar, sente-se que há gente que quer aproveitar este momento para espalhar o caos e a desunião. Não é isso que a maioria quer para Porugal. O que queremos é serenidade, responsabilidade e coragem, e não lamechices e espalhar veneno por aqui e por ali. Também necessitamos de solidariedade e de ajudar quem mais precisa, quem não tem dinheiro, quem passa fome. O momento é de PATRIOTISMO e não de guerra.
    Mostremos que SOMOS CAPAZES.

    I.T.

    ResponderEliminar
  14. Sócrates enganou-nos a todos. Ele próprio é o engano em pessoa, irresponsável, e mentiroso. Já se sabia que a triste e dura realidade que se abateu sobre nós era mais que concreta desde o ano passado. Nós só somos capazes de comer e calar, somos um país sem amor próprio, patriotico q.b. mas sem rumo ou causa que nos agarre. O que precisamos é de deixar de ter medo e enfrentar este maldito governo de ladrões e oportunistas. Quando houver o mínimo sinal de contestação social nas ruas, nem que seja com uns pneus a arder, eu estarei lá e darei corpo ao protesto, em nome da minha dignidade como cidadão republicano insatisfeito e traído pelo nosso governo.
    Preocupo-me e muito pelos nossos filhos e gerações vindoras, pois a factura também será herdada por eles.

    ResponderEliminar
  15. eu também sou repúblicano mas temos de pagar a factura para para os nossos filhos entendes?

    ResponderEliminar
  16. Ao das 22:45, eu respondo que queimar pneus, fazer gritaria, instalar o caos não é solução. Destruir é fácil, construir é que é difícil. Nós temos que sair deste período difícil, como saímos de outros bem piores.
    O Sócrates só pecou por tomar as medidas demasiado tarde. Agora os 2 submarinos, e outros disparates e roubos de outros partidos, que aliás são do conhecimento público que estão com processos às costas por meterem os garfos onde não deviam, isso ninguém se esquece, está presente e é do conhecimento geral. Não podemos, nem devemos deixar que o não gostar do Sócrates, do seu partido, do seu governo nos faça esquecer outros acontecimentos e outros momentos difíceis que já passámos. A memória não deve ser assim tão curta.
    Patriotisto e ser Republicano convicto é lutar por dar a volta ao texto, é estarmos unidos, é acreditar no futuro.

    Helder Rocha

    ResponderEliminar
  17. eu não dou graicha tu não entendes nada és um par....lo que não sabes o valor deste Presidente.Homem sério e não ligado aos cavacos loureiros valentins etc homem sério e sobretudo com dignidade é o que falta mais neste país

    ResponderEliminar
  18. O Helder Rocha estamos de acordo e eu acredito no futuro porque tu também deves ser do futuro

    ResponderEliminar
  19. A palhaçada do costume vai sair à rua, como se isso resolvesse algum problema. O que há a fazer é trabalhar para o país recuperar. mais nada.

    ResponderEliminar
  20. Tudo bem, tudo bem, mas e os ricos ficam a ver sem fazer nada? Não ajudam o país a sair da crise, enriquecem cada vez mais sem peso na consciência, conseguem dormir descansados e serem (muitos deles), ladrões ao mesmo tempo?????
    Eles é que deviam pagar a crise, os ladrões que todos os dias fogem ao fisco e têm impunidade. Os do BPN, os malucos que compram submarinos, aqueles que recebem subsídio de desemprego e vão trabalhar na clandestinidade arrecadando os dois ordenados, enfim tanta, tanta fraude que é do conhecimento até de quem faz a tr iagem e não diz nada!!!
    Há tanto ladrão neste país...

    ResponderEliminar
  21. Ao das 00 04 tem muita razão é a gentalha k temos

    ResponderEliminar
  22. Os Xutos é que tem razão. "Sem eira nem beira", deveria ser um hino de intervenção. Nunca esta música foi e está tão actual.

    ResponderEliminar
  23. É muito divertido vir aqui passado um ano. É divertido lembrar alguns comentários de então. E ainda é mais divertido ler os comentários de agora. Aposto que alguns continuariam a votar no Sócrates, ainda hoje. Mesmo que bastante mais pobres. Os socialistas mudaram todos de nome: agora são Republicanos. Lol.

    ResponderEliminar
  24. O Deputado Batista nem escrever sabe.
    Queira aceitar as minhas melhores,Saudações Socialistas,
    Corrigido:Queira aceitar as minhas melhores Saudações Socialistas.
    E anda ele armado em letrado.ERRADO

    ResponderEliminar
  25. Eu cá fui sempre socialista e Repúblicano,Democrata,Anti Faccista e não mudei de nome

    ResponderEliminar
  26. Já cá fazia falta!
    E nós convencidos que tinha desaparecido!!!
    Vai-nos com certeza fazer a apologia dos submarinos, do BPN, das oligarquias que dominam os bancos, a saúde, as grandes superfícies comerciais e todo o sector económico!

    ResponderEliminar
  27. Hoje o Paulo Portas mais uma vez deu-me vontade de rir com aquilo que disse. Como é que é possível que um dos responsáveis pelo despesismo do País no caso da compra dos submarinos tenha a lata de vir dar sugestões de governação ridículas e demagógicas. Ele há cada uma.
    O que há a fazer é parar de lamechices e trabalhar. As coisas são o que são ponto final.

    ResponderEliminar
  28. Para ultrapassar esta crise não bastam as medidas de caracter financeiro/orçamental, gravosas sem dúvida, que foram tomadas.
    Se nada mais for feito, lá para 2012/2013 estaremos com o PIB fortemente retraído, as pessoas mais pobres, o desemprego em níveis estratosféricos e as finanças públicas sem disponibilidade para responderem pelos apoios sociais necessários.
    Fundamental é estabelecer desde já um novo paradigma de desenvolvimento assente nos sectores primário e secundário e que valorize, para além dos recursos humanos, também os nossos recursos naturais inaproveitados: a terra, o mar, a floresta, o clima, tudo devidamente orientado para as exportações ou substituição de importações, com óbvia criação de emprego e crescimento económico.
    Enquanto tal não for feito, espera-nos crise atrás de crise e não saíremos disto!

    ResponderEliminar
  29. Concordo com o post acima. Mas lamento que Sócrates tenha feito ouvidos moucos aos avisos que choviam de todo o lado. Se por um lado admiro muita da sua governação, reformas que fez, visão e modernidade, possibilidade a todos os jovens de aprenderem a lidar com um computador, coisa que agora nos parece de somenos importância mas que no futuro terá grande repercussão, porque lhe abre horizontes e aguça a sua inteligência. Construiu escolas fantásticamente bem apetrechadas, estradas, hospitais etc. Quero com isto dizes que fez muita coisa boa. Mas neste caso mediu mal as repercursões da crise mundial. Deveria ter sabido que nós pobres coitados, sem recursos absolutamente nenhuns não passaríamos incóluimes por uma crise destas. Tinha a obrigação de ter percebido que os avisos eram verdadeirose, tal como diz o autor do blog foi autista, teimoso e prepotente e atirou o país para uma crise que não sabemos como e quando vai acabar.

    ResponderEliminar