sábado, 4 de setembro de 2010

NOTAS SOLTAS!


No restaurante Abrigo da Montanha foi apresentado em pormenor a nova aposta figueirense "LUSIAVES FIGUEIRA PRÓ 2010". Esta prova renasce após mais de uma dezena de anos de interregno. É interessante, traz muita gente à cidade, é um bom cartaz turístico e tem toda a razão de existir, numa terra onde o mar imenso é uma benção!

O que está aqui em questão são os montantes envolvidos que, em época de "vacas magras", nos faz pensar que afinal... aparece dinheirinho com facilidade para certas actividades que são patrocínios maioritariamente (está bem...), mas não só! Entretanto o essencial, o necessário, o mais urgente vai esperando por melhores dias...
Gostava de ver celeridade a arranjar o Jardim, os prédios degradados, o mercado e toda a zona envolvente, a zona ribeirinha, o parque desportivo etc., etc. Sei que está a ser tratado e tal... mas tarda bastante! Não há dinheiro!!!
A casa ex-libris dos buarcosences,O CARAS DIREITAS, atravessa momentos conturbados com dívidas acumuladas, por motivo de obras no palco destruído em tempos pelo fogo. Agora pensa-se que a melhor solução será negociar a venda do Pavilhão Gimnosdesportivo para pagar a dívida contraída. Apesar de ser um mal menor, é triste. Foi uma unidade que se fez com tanta alegria e que agora se vai perder... É pena haver mecenas para certas COISAS, e para outras NINGUÉM se chega... Esta terra é farta em gente que não aposta nela, não a desenvolve e não ajuda a Câmara nesta hora tão difícil, e olhem que há para aí muito dinheirinho... É nas alturas de maior crise que se faz mais lucro a coberto de muitas "manobras de diversão"!

Ora então vamos ter um AVIÁRIO de grandes dimensões a sul do concelho. Para tal suspendeu-se o PDM (para nova revisão/adaptação) na zona da Quinta da Charneca, para ser possível a implantação do mesmo, que de outro modo não teria hipótese de viabilidade. O investimento é de cerca de sete milhões de euros e vai criar à volta de 60 postos de trabalho directo. É bom, muito bom mesmo, mas há que acautelar os efeitos nocivos, os maus cheiros, a degradação do ambiente e nisso, não abdicar de EXIGIR o cumprimento das regras de bom funcionamento recorrendo ao que de mais moderno existir para minimizar os aspectos mais desagradáveis (odores...) desta unidade. Isso deverá ser um ponto de honra em que não se deve facilitar um milímetro que seja!

Finalmente foi ouvida da boca da Juíza a sentença que há muito era aguardada por todos. Ainda que nós saibamos que este caso vai ter "barbas" e que continuará "ad eternum", isso não nos tira a satisfação de ter visto os "poderosos", os que julgam que estão acima da lei, os que tudo podem e tudo compram, ouvir a palavra "CULPADO"!!! Foi um momento que não esquecerei e que faz novamente renascer a esperança de que se começa a pôr no terreno a máxima de que "NINGUÉM ESTÁ ACIMA DA LEI"!

Que este caso seja o "arranque" de uma nova Justiça neste país desencontrado e em que os mais desprotegidos, desprotegidos continuam...

Que as coisas comecem a entrar nos eixos! Basta de tanta impunidade...

A virtude do homem não se mede pelos seus esforços, mas pelo comportamento ordinário. (Pascal)

Por hoje as minhas NOTAS SOLTAS!

16 comentários:

  1. É umA VERGONHA NÃO HAVER INICIATIVAS QUE AJUDEM O cARAS A FICAR PARA OS BUARCOSENCES, COM O GIMNODESPORTIVO QUE FOI UMA CONQUISTA DO cARAS E QUE É MUITO ÚTIL ONDE SE TÊM FEITO MUITAS INICIATIVAS DE INTERESSE PARA A CIDADE. pARECE IMPOSSÍVEL QUE SE DEIXE AS COISAS CHEGAR A UM PONTO DESTES.

    ResponderEliminar
  2. Zé da Topada olha o sofrimento do teu povo.
    ai ficar sem o pavilhão dos Caras? Mas tu vais fazer um Campo de Futebol não vais? E abrir a sede do GDB também não é? E com o reumático da moda acredito que vai sair um parque desportivo com buracos de golfe para as ratazanas de Buarcos. Samba até que dure e quando acabar vendem-se os instrumentos.
    " Casa dos Pescadores " ? Mas quem é tolo afinal? Já não chega de tanto sítio para jogar á sueca? Trofeu da Topada : "Largarticha Torta ". È assim lá vai os Caras Direitas , : mas onde estão os sonantes nomes de família que durante décadas (quando havia o dinheirito do cinema) fizeram daquilo uma coutada elitista. Vejam só a peocupação deles e dos seus descendentes, nem dormem.

    ResponderEliminar
  3. Pois eu acho que apesar de termos um mar bestial para a prática do surf esse dinheiro podia muito bem ir para coisas muito mais importantes. Os governantes deste país alinham todos pelo mesmo diapasão, gastar dinheiro com o acessório esquecendo o que é verdadeiramente importante para a terra o desenvolvimento entre outras coisas.

    BASTA!

    ResponderEliminar
  4. Bem observado pelas 12:35.
    Mas a vaidade e o protagonismo cega.
    Sem dúvida que o PS tem que fazer um esforço por melhorar os seus quadros políticos representativos a começar pela junta de Freguesia de Buarcos . Falta de contúdos a todos os níveis. Pelos menos as colectividades de Buarcos demonstram um nível francamente bem mais elevado.

    ResponderEliminar
  5. Como é possivel assumir encargos sem ter garantido o suprimento dos mesmos?
    Quem autorizou que se colocasse no palco o que de mais moderno havia, para se degradar por falta de uso?
    Como foi possivel aos sócios darem cobertura aos desvarios da Direcção?
    Que responsabilidade tem o Conselho Fiscal ao dar cobertura à asumpção de encargos, sem dar um grito de alerta?
    Quem me satisfaz estas curiosidades?

    ResponderEliminar
  6. Que as coisas comecem a entrar nos eixos? Como? Onde? Isto está cada vez pior. fecham escolas, fecham hospitais, deixam morrer pessoas por falta de camas e assistência com listas de espera que quando acabam o mal já se espelhou, não fazem assistências aos doentes idosos ao domicílio, sendo que estes quase sem se poderem mexer tem que abandonar as casas e ir para consultas nos hospitais com longas esperars para serem atendidos e sujeitos a agravarem o seu estado de saúde. No tempo quente vão para as ambulâncias debaixo de um sol abrasador e no Inverno com frio e chuva para apanharem uma valente pneumonia.
    Será que alguém pensa nas pessoas desempregadas muitas delas sendo os dois membros do casal que estão no desemprego com filhos pequenos para criar. Aumentam a idade da reforma e os que têm 47 ou 50 anos estão no desemprego e já muito velhos para arranjarem um?
    fecham-se Centros de Sasúde, obrigando doentes crónicos a irem de táxi para distâncias enormes para terem uma consulta, e as urgências nessas terras, como é que fica? Quem é que se lembra dos mais desprotegidos? Quem é que os representa? Quem se preocupa com aquilo que levam à mesa todos os dias? Onde está a protecção aos mais necessitados. Afinal somos goivernados pela esquerda o pela extrema-direita. Continuem a estrangular os mis fracos e a classe média que fazem bem, é mesmo uma questão que vai ao encontro do vosso programa de partido de esquerda... Estão no bom caminho!

    ResponderEliminar
  7. cá para mim extrema direita de esguerda só nas curvas da estrada e mais nada

    ResponderEliminar
  8. Só nas curvas da estrada?E com a mão esquerda para meterem ao bolso.Os novos políticos criaram esta forma de estar.

    ResponderEliminar
  9. Como é possível que não façam domicílio aos velhinhos ao fim de semana. Então as pessoas têm 80 e 90 anos, mal se mexem, t~em feridas crónicas, necessitam de ser cuidadas e aos fins de semana não têm direito a domicílio????
    Só se pode estar doente durante a semana????
    Obrigam velhinhos com parcos recursos a pagar a um enfermeiro para fazer o penso aos fins de semana, e as ambulâncias tb são pagas por pessoas que trabalharam uma vida inteira e nem no fim da vida t~em direito a um tratamento decente!!!!
    Vergonha, e desrespeito.

    ResponderEliminar
  10. Parabens Dr Domingos Silva o tema escolhido a luta contra a pobreza.Parabens também ao conferencista homem de grande qualidade cultural e conhecedor do assunto.É pena que os figueirenses não tenham correspondido mas se tivesse sido um tema fútil lá estaria o maralhal,a pobreza nada lhes lhes diz enfim é a forma de estar com o capital

    ResponderEliminar
  11. Ao das 15 52 se for verdade uma perfeita vergonha, mas já não há vergonha.

    ResponderEliminar
  12. Logo me calhou a palavra chave ceder,a quem?Ao capital estão os governos da Europa todos a ceder que criaram a crise que atravessamos

    ResponderEliminar
  13. O Povo tem o que quer e o que merece.
    Um povo que não se assume, que é covarde, que vira as costas ao seu próximo ,porque o problema é dos outros, o outro é que ficou sem emprego, sem consulta, o idoso prque permitimos que o tratem mal , não é o nosso idoso, o nosso Pai a nossa Mãe.
    O passado e história falam de nós e a descolonização e bem representativa do que fizémos e do que permitimos que os nossos governantes fizessem. Buarcos e o seu historial das festas religiosa " S. Pedro ", onde estão os mordomos que se batiam por agarrar a Bandeira? Pois falta o dinheirito da sardinha? O GDB não tinha dirigentes competentes? O Dinheirito Também, +pois os dos outros , dos mesmos , ""à sardinha linda".
    Os Caras tem que se culpar de si próprio e do isolamento e selectividade com que sempre esteve até aos dias de hoje.

    Reparem bem que só se mantém abertas as colectividades porque a chave da porta não se perde da mão de alguns " Heróis" pois então.

    A história é uma Ciência, que abrange itens.

    Gosto de falar sobre estas matérias em público e com contraditório.
    Quem sabe se os Caras ou outros promovem o debate.
    Escusa de ser no Casino

    ResponderEliminar
  14. Mas k dirigentes estão nas colectividades?Para se promoverem a eles própios.Então as colectividades não deviam ser o esteio do social nos momentos k atravessamos,querem lá eles saberem disso o k querem é o dinheirinho da câmara para o jogo da sueca e o resto k s....lá faze as festanças para dar nas vistas e o social a pobreza a solidariedade ainda bem que o casino vai promovendo estes debates senão estava tudo morto.

    ResponderEliminar
  15. Em vez de surfadas, arranjem e limpem a Figueira.

    ResponderEliminar
  16. Na Figueira da Foz existe uma Zona Industrial deserta, no entanto, abre-se excepções no PDM para instalar indústria numazona de protecção natural (Quinta da Charneca). Que bela visão estratégia da nossa autarquia e seu vereador no que concerne ao planeamento urbanístico do nosso concelho...

    ResponderEliminar