quarta-feira, 11 de agosto de 2010

INCÊNDIOS DO NOSSO CALVÁRIO!


Todos os anos é a mesma coisa, incêndios, incêndios e mais incêndios!

Toda a gente sabe que o Verão é propício a este grande flagelo. Não é novidade para ninguém que há medidas que, embora não evitem, atenuam substancialmente a gravidade desta ocorrência fatídica.

Há perda de vidas humanas, há perda de bens materiais, casas, animais, campos de cultivo, florestas e muitas lágrimas, muita aflição, muito desespero...

Porque não se fazem cumprir as leis neste país?

Porque se diz que se deve limpar os terrenos e florestas pejados de mato a que ninguém liga e as autoridades fazem que não vêem???

Porque se gasta tanto dinheiro mal gasto em tanta coisa e não se apetrecham condignamente os bombeiros e não se castigam duramente os "criminosos" que ainda se vão conseguindo apanhar???

Limpar as matas sai caro aos proprietários? Pois sai, mas se o fogo lhes bater à porta concerteza que será muito mais caro, ou não???

O estudo está feito! Porque não se tomam TODAS as MEDIDAS eficazes que, de uma vez por todas, torne esta tragédia anual numa PRONTA e CORRECTA capacidade de resposta de modo a evitar, o mais possível, a catástrofe a que assistimos ano após ano???


São os INCÊNDIOS DO NOSSO CALVÁRIO!

5 comentários:

  1. Os incêndios são provocados por piromnos.Só que a justiça coloca os na rua com a maior facilidade é a justiça que temos.Nós sabemos que os donos das florestas não as limpam deviam ser obrigados mas também devia de existir uma linha de crédito para esse serviço.Mas lembro que também há ineresses no meio disto tudo.Equipamento madeira por truta e meia enfim gente de qualidade e muita

    ResponderEliminar
  2. As pessoas não podem, nem devem ser subsídio-dependentes para tudo. Ao limparem as matas estão a acautelar aquilo que lhes pertence. Alguns t~em aut~enticos matagais à porta de casa e depois se há fogo perdem tudo.
    Vamos a ter responsabilidade e civismo, fazendo cada um a sua parte, e o governo que olhe para esta calamidade e não ponha esta desgraça para trás das costas. É o que o bloguista diz, todos os anos a mesma tortura!

    Helder Rocha

    ResponderEliminar
  3. Oh Helder Rocha não seja tão rocha para quem não tem pilim

    ResponderEliminar
  4. Entretanto começou a caça às bruxas.
    Já há para aí uns cavalheiros a falar numa organização criminosa que alegadamente controla os incendiários. Tretas! Estão todos a tentar criar um "mauzão" a quem nós responsabilizemos pelas desgraças: o tal vilão incendiário!!!
    Procura-se iludir outras responsabilidades. Os Srs. Autarcas cumpriram as suas obrigaçoes de limpeza de matas? Nâããããooo!
    A política florestal, claramente desajustada nos últimos 30/40 anos não teve tempo de ser revista? E a quem cabe essa revisão? O que é que justifica hoje a densa e extensa mancha de pinheiro bravo que, aparentemente, só serve para pasto para chamas?
    Esta é questão de fundo: a nossa floresta é o espelho da nossa incúria colectiva.
    A caça às bruxas, mesmo que as haja, não resolve o problema de uma floresta que, actualmente, não serve as populações, donde estas não se sentirem obrigadas a protegê-la.
    É duro ouvir isto mas é verdade.

    ResponderEliminar
  5. o das 23 04 sabe mesmo disto e resto é só conversa de chacha

    ResponderEliminar