sexta-feira, 18 de junho de 2010

MORREU JOSÉ SARAMAGO!


A cultura portuguesa perdeu hoje um dos seus grandes vultos, o prémio Nobel da Literatura, JOSÉ SARAMAGO. Passavam 45 minutos das 11:00 horas da manhã, hora nacional, e eram exactamente 12:45 da hora espanhola, quando aquele que ficará para sempre, na história da literatura portuguesa e mundial, deixou de existir, legando ao mundo obras que tinham tanto de geniais como de polémicas.

JOSÉ SARAMAGO foi um homem que despertou admiração e simultaneamente reprovação pelas suas ideias, especialmente as anti-clericais, onde a figura de DEUS era constantemente posta em causa.

Grande figura nacional e internacional, era um homem muitíssimo inteligente e de personalidade forte, que nunca virava as costas aos seus ideais políticos. Simpatizante desde sempre da ideologia comunista, homem de convicções pessoais fortes àcerca de todos os aspectos da vida humana. Um escritor genial cuja obra fala por si.

Pessoalmente saliento "Ensaio Sobre a Cegueira", como uma das obras mais inteligentes e geniais que li até ao momento.

Hoje a cultura portuguesa está de luto, morreu JOSÉ SARAMAGO!

7 comentários:

  1. Homem da cultura rendo lhe a minha homenagem.Ensaio Sobre a Cegueira,este país anda mesmo cego melhor o povo cego,basta ver o que se passa.O capital safa se sempre

    ResponderEliminar
  2. Hoje o país ficou mais pobre. Morreu um grande génio da literatura, um homem de coragem e frontalidade, um orgulho nacional.

    ResponderEliminar
  3. JOSE SARAMAGO,sera sempre lembrado,uma vez que a sua obra vai permanecer entre nos,vai ser lida pelos jovens,estudada nas escolas e o seu nome não mais sera esquecido.o governo decretou dois dias de luto nacional ,penso que fez bem,e um sinal de dignidade por aquele que nasceu pobre mas acabou rico a escrever...

    ResponderEliminar
  4. Um homem sagaz, inteligente, atento ao mundo que o rodeava, um génio da literatura mundial. Sem dúvida ficámos mais pobres.

    ResponderEliminar
  5. Admiro profundamente o génialidade de José Saramago, admiro-lhe a arte e inteligencia, mas também o homem vertical, de convicções profundas, um ser de corpo inteiro.
    Sou católico e não sou comunista, mas respeito e admiro as pessoas que têm ideias formadas àcerca do mundo que os rodeia como ele tinha e que até ao fim da vida são fiéis aos seus ideais e lutam por eles.
    Grande homem, grande personagem mundial das letras.
    Portugal está mais pobre.

    I.T.

    ResponderEliminar
  6. Nunca morrerá, a sua obra ultrapassará os tempos, grande figura da literatura, uma honra ser contemporâneo de tão ilustre figura.
    Portugal perdeu um homem de muito valor.

    ResponderEliminar
  7. A igreja mais uma vez não esteve à altura dos acontecimentos. Quem tem telhados de vidro...
    Sou católico, sempre que posso praticante, mas sei muito bem quais são os erros de que a igreja enferma. Jesus Cristo não aprovaria certas actuações da igeja nomeadamente a opulência, o luxo, a prepotência e fechar os olhos às realidades do tempo actual.
    Saramago merece ser lembrado pela sua genialidade, pela sua obra e pela sua verticalidade e convicções, nada mais.

    ResponderEliminar