sexta-feira, 4 de junho de 2010

ENDIVIDAMENTO DAS AUTARQUIAS


Uma em cada dez câmaras municipais "estão financeiramente falidas"!

Este número foi aumentando durante o último ano, o que se explica com as "brutais" despesas decorrentes das últimas eleições, altura em que a "derrapagem" sobe exponencialmente.

Estas Câmaras encontram-se a aplicar planos de saneamento e reequilíbrio financeiro, asfixiando completamente a evolução e modernidade destas cidades.

Há um escrutínio muito apertado e todas as opções financeiras que estão a tomar, são fruto de uma luta constante onde, por um lado se pretende avançar e cumprir "promessas eleitorais" bem como acudir a situações prementes, e por outro lado, honrar compromissos "herdados" de anteriores executivos.

Para agravar toda esta situação, o cenário do corte de 100 milhões de euros nas transferências do estado e a conjunctura nacional e internacional!

Ora a nossa Câmara está, infelizmente, na categoria das mais endividadas do país... A herança foi "pesadota", a asfixia é brutal!

A Figueira da Foz tem sido uma cidade em que sucessivos "poderes" a têm empurrado para a estagnação, a inércia, a falta de emprego, falta de combate à sazonalidade, a falta de um parque industrial, a ausência de estruturas, a ruína de grande parte do parque habitacional, a incapacidade de gerar emprego e fixar os jovens, e a impotência de a fazer voltar ao brilho de outros tempos!

Mesmo assim, permanece a "esperança" nas potencialidades do "QUERER", do "SER CAPAZ DE DAR A VOLTA", da "VISÃO ESTRATÉGICA", do "AMOR À CIDADE", tão maltratada...

"Nunca se vai tão longe como quando não se sabe para onde se vai." (Cromwel)

SONHAR que as "coisas" podem mudar é possível...

44 comentários:

  1. SONHAR que as "coisas" podem mudar é possível...

    Pois é, basta mandar o j........z embora e pôr lá alguem que saiba manobrar os destinos deste concelho.

    ResponderEliminar
  2. Sim eu tenho esperança em João Ataíde. Votei nele e continuo a crer que ele é a pessoa certa no lugar certo. É um homem de rigor e preocupado em que a Figueira dê o salto "qualitativo".
    Já tive oportunidade de constactar que ele se preocupa e deseja profundamente resolver os problemas que afectam a Figueira. Sabe exactamente quáis são e o que deve ser feito, o problema é a falta de dinheiro, o estado caótico em deixaram ficar a câmara, as dívidas, etc.
    Eu acredito que pouco a pouco vamos ver mudanças na nossa terra.

    Helder Rocha

    ResponderEliminar
  3. gente palerma e imcompetente há por todo o lado, por aqui nem isso conseguimos.

    ResponderEliminar
  4. O facto é que isso não serve de desculpas ao desenvolvimento da Figueira, até porque quem ganhou já sabia com o que contava.
    Não há dinheiro há imaginação e iniciativa para conseguir cativar mecenas para ajudar bons projectos. Nas outras terras também é assim. Não há praticamente nenhuma cãmara que esteja bem e não é por isso que as coisas deixam de se fazer.

    ResponderEliminar
  5. Tem razão o anónimo anterior.Este executivo valha-nos Deus!Não há dinheiro mas também não os ouvimos dizer que não há!O que estão a fazer na câmara estes senhores nos quais votei?Continua-se a gastar dinheiro nas festas de S. João.Não há dinheiro não há vícios.Eu acho que não estamos em tempo de andar a gastar um cêntimo que seja em festas!Ao estado a que esta terra chegou Santo Deus!A culpa toda foi de Duarte Silva e dos seus lacaios.Deviam ter vergonha de sair à rua.

    ResponderEliminar
  6. Boa noite!

    A camara da figueira realmente e das mais endividadas do país, contudo pode-se dar a volta por cima procurando delinear estrategias concertadas no sentido de veicular investimento na figueira. Possuimos condições excelentes para o desenvolvimento de uma industria competitiva, basta para isso disponiblizar a custo 0 os terrenos do parque industrial, como o é em exemplo de muitas cidades do nosso pais que para fixar a industria e serviços acederam em disponiblizar condiçoes para a fixação da mesma. Possuimos excelentes condições de mobilidade e acessibiidade, somos a cidade mais central do pais, porque nao cativar grandes empresas como IKEA? em vez de no norte, lisboa e algarve porque nao na figueira da foz? porque nao apostar no turismo cientifico e aproveitar as instalações da antiga universidade internacional?temos hotelaria, restauração, casino, cae, museu, biblioteca, porque nao trabalharem em rede e estimularem a vinda de congressos e eventos internacionais. A serra , a praia, as lagoas de quiaios, as nossas freguesias, as colectividades todo o nosso patrimonio cultural potenciado para o turismo. O que nao podemos continuar a fazer é trocar galhardetes entre nos e posicionarmos a nossa cidade onde ela merece. A figueira foi das cidades mais importantes da europa nos aureos finais de seculo XIX e meados do seculo XX, porque nao relança-la novamente? mas para isso temos todos que trabalhar para o mesmo e deixemo-nos dos interesses proprios. Os que brotam comentarios nefastos acerca do presidente ou do executivo deveriam não problematizar, mas arranjar soluções, é um dever de cada cidadao!
    Bem haja doce Figueira

    ResponderEliminar
  7. POR FAVOR NÃO FALEM NAS INTRIGAS DESSES PSs

    ResponderEliminar
  8. Sabem quem pagou a campanha do menino-prodígio para Buarcos?
    Foi o homem do bigode.
    Sabem quem pagou a campanha do menino da mama para a CPC?
    Foi o homem da bigode.
    Sabem quem estava por traz de tudo isto?
    O homem do chapéu (Nossa Senhora de Fátima)
    Sabem porque?
    Em troca da agua do Atlântico da areia da Praia, Cal e Cimento para os 9 BURACOS
    As dividas pagam-se caras e o V.B. esta á espera do retorno de tudo isto porque também fez parte desta equipa.

    ResponderEliminar
  9. Não venham com mais intrigas verdadeiras o PSD calado e bem agora este PS não presta ouvi recentemente uma canção de Mario Branco e termina de uma certa forma,afirmo k há um conjunto de intriguistas mentirosos troca tintas pides(piores dos k do antes)k deviam ser presos pelos crimes de difamação k levaram e estão a levar este país à situação k todos sabemos.José Mario Branco terminava filhos da P.................................

    ResponderEliminar
  10. A Câmara Municipal está no estado que todos sabem devido a sucessivos erros do PSD. O que me admira a mim é a petulancia dos responsáveis pelo caos!
    Então os senhores foram os culpados da degradação e ainda vão para a Assembleia mandar postas de pescada????
    Tenham santa paciência não têm motral para abrir o bico!

    ResponderEliminar
  11. O Lídio e o Miguel Almeida têm a memória muito curta...

    ResponderEliminar
  12. Este pessoal do ps nem aos calcanhares do Lidio e do M Almeida chegam tendes que aprender com eles a fazerem politica sois uns chocaheiros

    ResponderEliminar
  13. Este do tenham paciência baralha tudo

    ResponderEliminar
  14. Tendes, e chocalheiros cheira-me a um certo PS recalcado que eu conheço...

    A dor do dito é muito triste até faz com que se renegue o partido,é o vale tudo.
    Oh senhor, esqueça isso, dê a volta ao texto e torne-se imparcial, e já agora veja de que lado é que está...

    ResponderEliminar
  15. Tendes é uma forma verbal do verbo ter ; todos sabemos.
    "Chocalheiros" são um tipo de sociaslistas porventura com origens em Buarcos.
    Salvo melhor oipinião é o meu entendimento.

    ResponderEliminar
  16. este das 15 46 já deve ser rosa preta porque a rosa rosa já a tirou para o lixo

    ResponderEliminar
  17. Isto não tem solução porque cada um que vai para o poleiro é para sacar um pouco mais. O A........e vai deixer os amigos enriquecerem e depois vai sair dizendo que não o deixaram fazer nada. O P......a está na con......ia para safar o tacho e nada vai fazer. Com todos estes vultos da democracia o PS vai para o cano e o PSD vai voltar mais uns anitos ao poder.

    ResponderEliminar
  18. O A entendi o P não explique melhor

    ResponderEliminar
  19. este anónimo figueirinha das 18:31 anda a ler dan brown para inventar conspirações e depois deixa-las encriptadas.deixe-se de intrigas q é o que figueira menos precisa.então essa do ataíde é mesmo ridicula.Mas esteja descansado que com o estado que o seu psd deixou a figueira eu se fosse ao ataíde devolveria imediatamente este molho de bróculo já que o querem tanto.ele é das poucas pessoas sérias na politica,há poucas porque os mafiosos e mesquinhos são muitos

    ResponderEliminar
  20. o P deve ser de farinha maizena heheheheh

    ResponderEliminar
  21. Então aqui vai para o iletrado o verbo ter e o chocalheiro.
    Tendes vem do verbo ter do presente do indicativo na segunda pessoa do plural(tendes)
    Chocalheiro deriva de chocalho campaínha utilizada muito no Alentejo pendurada no pescoço das vacas e dos bois para serem localizados/as e darem nas vistas.
    Aqui está a explicação do ter e do chocalho.
    É aquilo que por aqui se passa,entendeu?

    ResponderEliminar
  22. Dr Ataíde:Não ligue nada aos chocalheiros cá do burgo(utilizei o termo do comentário anterior)
    Desde o tempo do Santana até ao tempo do Duarte foi gastar à tripa forra.Que eu saiba ou conheça que de importante fizeram estes senhores?Festanças e mais festanças.Compras de carros imoveis a caír e a precisarem de reparações.Até mandaram pôr tapumes para não lhes ferir a visão já tudo caiu,como eles cairam.Não me venham dizer que esta câmara não ficou cheia de dividas.Elas são por todo o lado por culpa deste PRESIDENTE?Não me façam rir ainda mais.Sr PRESIDENTE vá orientando bem as contas e vá fazendo o que for necessário e não esteja preocupado em dizer como está financeiramente a Câmara a culpa não é sua é deles.

    W

    ResponderEliminar
  23. Então o chocalheiro não diz nada?

    ResponderEliminar
  24. Já está tudo na soneca espero que o Sr Dr Ataide não ligue a comentários k por aqui vão passando.Cá na terra também se diz o que é preciso é dividir para reinar.O Senhor não divide porque é um HOMEM de BEM e portanto conte com gente que hipocritamente lhe quer lamber os sapatos não direi botas.Estou certo que o Senhor já os conhece e andam de perto o Senhor é inteligente.

    ResponderEliminar
  25. A fotografia mostra lhe um caminho estreio de flores Dr Ataíde.Esse caminho pode ser alargado mantendo as flores e acima de tudo fale a verdade aos Figueirenses.Quantas vezes se cometem erros e como é gratificante voltar atrás.O ser Humano entende isso e penso que deve estar nesta linha de pensamento a tolerância é um valor que não se compra,está connosco e o Senhor tem na.

    W

    ResponderEliminar
  26. O das 15 46 deve ter a cabeça achatada ou foi lhe prometido emprego

    ResponderEliminar
  27. João Ataíde está a ser bem mais competente, bem mais responsável e ponderado do que vaticinaram e do que esperariam os seus detractores dado o caos em que foi encontrar a câmara. Não é de admirar a petulância do lídio e do Miguel Almeida armarem agora ao pingarelho e virem fazer perguntas ridículas e darem palpites num caos que eles ajudaram a instalar????
    Afinal quem é que deixou a câmara como ela está?
    O que é que fizeram da Figueira da Foz? A quem se deve imputar a responsabilidade da triste situação em que a figueira se encontra?
    As pessoas têm memória e sabem exactamente o deserto àrido em que a figueira se tornou. Todas as cidades evoluiram e se modernizaram, com estruturas essenciais, com atractivos que fixem as pessoas e dêem horizontes aos mais jovens. E a Figueira o que é que tem para além da sua enorme beleza natural? Uma mão cheia de nada, ou melhor de dívidas que a atrofiam e não a deixam ter dignidade.
    Aqueles que dizem mal do actual executivo camarário deviam lavar a boca!!!!!!
    Força Dr. Ataíde o senhor ainda há-de deixar muitos detractores arrependidos da baixaria que têm dito. O senhor vai a pouco e pouco mostrando como se mudam as coisas e como a esperança de que fala o autor do blogue é possível consigo ao leme!

    BASTA!

    ResponderEliminar
  28. s meus parabens ao BASTA penso da mesma maneira.A esperança é a última coisa a morrer e eu tenho esperança.O que restou foram dividas e blá blá

    W

    ResponderEliminar
  29. Calma aí que a missa ainda agora vai no adro...
    Ter esperança sim senhor, mas não atirar foguetes antes do tempo.
    Todos são os melhores do mundo, todos prometem tudo mas depois com as contrariedades começam a perder gás e limitam-se a pôr as culpas para os anteriores.
    Vamos essperar para ver. Eu pelo menos dou o benefício da dúvida. Não votei PS mas como sou figueirense quero o melhor para a minha terra e se as coisas começarem a entrar nos eixos tanto melhor. Mas tenho as minhas dúvidas...

    ResponderEliminar
  30. Aqueles que dizem mal do actual executivo camarário deviam lavar a boca!!!!!!

    Eu não digo bem nem mal.
    Não há nada para dizer, porque não fizeram nada.

    ResponderEliminar
  31. Claro que este executivo ainda não fez nada.Olhem pelo menos dinheiro já andam a gastar com um tat BALLET!.Precisamos é de trabalho na nossa terra agora disto?Se tivéssemos uma terra desenvolvida tudo bem!Criem é indústria para depois vir o comércio!Deixem-se de coisas supérfulas.

    ResponderEliminar
  32. Realmente com gente medíocre não se vai a lado nenhum. O Ballet é cultura, é beleza, é valor reconhecido no estranjeiro, premiado no estranjeiro, e o orgulho de qualquer cidade.
    As pessoas são muito pobres nas apreciações que fazem muitas vezes. Parabéns pelo maravilhoso espectáculo que Rafael Carriço nos ofereceu. Foi verdadeiramente um momento único de beleza e cultura.

    A. B.

    ResponderEliminar
  33. Mas esta gente sabe o que é cultura? Duvido... Só vêem o imediato esquecendo-se que a cultura é uma alavanca para todo o resto!

    ResponderEliminar
  34. Mas que querem há gentinha que só gosta de pantomina.Cultura para essa gente é coisa rasca que dizer.........

    ResponderEliminar
  35. O Ballet do Carriço?
    Por favor quanto não vale os espectáculos de "Pallhaço" do QuimZé, ou as histórias do Zé da topada, ou a mais recente dupla de "Brigada do Reumático de Buarcos".
    Mas então o Rancho das Cantarinhas nunca mereceu tais mordomias e carinhos porquê?
    Falta-lhe provar o quê?
    Não tem estado sempre disponível para a sua cidade e para a sua Autarquia?
    Abençoada terra que tão mal trata os seus filhos-

    ResponderEliminar
  36. Quim Zé?
    Brigada do Reumático
    Rancho das Cantarinhas
    Palermices da cabeça de algum iluminado de Buarcos que não sabe o que diz.
    O que é que tudo isto tem a ver???
    Rafael Carriço é um filho da terra caso não saiba, além disso cada coisa no seu lugar...

    ResponderEliminar
  37. Reparem bem há gentinha por aí a baralhar tudo comparar ranchos com ballet é o que se pode dizer ridículo.Misturar alhos com vogalhos é de quem não tem a noção da realidade.Mas nesta terra já se espera de tudo,e quanto a filho da terra o Rafael não é da nossa terra?Agora os ranchos em primeiro?Eu direi cada coisa em seu lugar como diz o anterior comentário.Esta Câmara faz o que pode e quem faz o que pode faz bem.É que os outrs fizeram o que não podiam e deu na situação que todos nós conhecemos só não vê quem não quer.A ponderação tem sido grande e para mim quando há ponderação só tenho que acreditar e eu acredito que o Dr Presidente fará o que pode e muito bem.

    ResponderEliminar
  38. Desculpem lá, os anónimos anteriores que estão contra o ballet teem toda a razão.Eu sou socialista votei Dr. João Ataíde, mas não concordo também com o ballet.Foi a única coisa que eles fizeram até agora.Primeiro, resolver problemas mais importantes, depois sim, pensarem então no ballet.Será que não há coisas mais importantes para se fazerem?desculpem lá, temos que ser honestos e chamar as coisas pelo nomoe.Estou a ficar indignado com isto tudo.

    ResponderEliminar
  39. Para o comentador das 11.25
    Era melhor deixar o CAE às moscas?
    A sua preocupação é refinada.

    ResponderEliminar
  40. as coisas fazem-se quando ha oportunidade portanto nao se pode ser tao meticuloso,ou acham que uma companhia de dança,empresa ou seja o que for ia ficar á espera até que chegasse a sua vez depois dos problemas estarem resolvidos?

    ResponderEliminar
  41. Realmente parece a história do moço e do burro...
    Então o CAE não dava uma despesa desmesurada, não era um sorvedoro de dinheiro, um caos incomportável?
    Não se resolveu o problema e ainda por cima com um ballet residente de nível internacional e com uma escola de dança e com o CAE aberto à comunidade, com redução drástica de despesas e com o mesmo nível de sempre, com a excelência de um espectáculo Soly. que Rafael Carriço preparou magistralmente e que é um orgulho para quem gosta de cultura.
    Tenham santa paciência. Parem de dizer mal do que não devem...

    ResponderEliminar
  42. As pessoas dizem mal por dizer mal. Deviam informar-se primeiro e saber a despesa astronómica que o CAE tem feito e o estado em que o anterior executivo deixou as contas em geral e depois de se informarem convenientemente virem para aqui dizer como é que se consegue dar a volta ao texto e fazer mais do que o actual executivo está a fazer. Devagar estão a tentar honrar compromissos anteriores, saldar dívidas, cortar despesas e tentar andar com alguns projectos para a frente, projectos esses que não estavam cabimentados só existiam no papel...
    Meus senhores não sejam demagogos!

    ResponderEliminar
  43. ainda nao entenderam que na Figueira o que há mais é blas blas?

    ResponderEliminar