sexta-feira, 5 de março de 2010

INFORMAÇÃO AOS FIGUEIRENSES!




JOÃO ATAÍDE, fez hoje uma exaustiva explanação dos seus dias como Presidente da Câmara da Figueira da Foz.

Fê-lo de uma maneira clara e que na generalidade deixou antever toda a situação que tem rodeado o seu mandato até ao momento. Os problemas financeiros e de gestão que tem enfrentado, em conjunto com os seus vereadores, e que têm estado na génese do protelamento de algumas medidas que muitos figueirenses esperariam já estivessem no terreno.

Esta nova maneira de fazer política dando a conhecer o andamento dos projectos, bem como os problemas que o poder autárquico enfrenta, é bastante louvável e denota uma grande preocupação relativamente à clareza dos actos que este executivo pretende levar a cabo.

Até aqui tudo bem!

O pior acontece quando começa a relatar o "rosário de desgraças" que se têm vindo a acumular há vários anos, culminando numa situação de tal maneira caótica que não pode deixar de nos surpreender. Não que não fôssemos já sabedores dos graves problemas económicos que afectavam a Câmara Municipal,
mas muito provavelmente não pensámos que fossem de tal monta!

Eis algumas partes que achei mais importantes:

  • Não é um balanço, esse será feito a meio do mandato.

  • Este é um encontro entre o executivo camarário e os figueirenses.

  • Um primeiro passo para um envolvimento do maior número de pessoas possível na governação, que irá de norte a sul do concelho em 2 sessões que decorrerão nas próximas semanas, e cujas datas e locais serão em breve divulgados.

  • A situação autárquica de que agora vos damos conta assenta numa análise rigorosa das contas da autarquia.

  • Temos uma Câmara Municipal excessivamente endividada.

  • O montante exacto da dívida permanece por apurar.

  • O Município da Figueira da Foz contraíu em 2009 um empréstimo de 10,5 milhões de euros, para regularização de dívidas (PREDE), QUE JÁ SE ENCONTRA TOTALMENTE GASTO!!! Permanecendo ainda um avultado numero de dívidas por liquidar a fornecedores de bens e serviços à Câmara Municipal, que remonta aos anos de 2005 a 2009. Cerca de 680 credores cuja dívida atinge uma verba de 14,2 milhões de euros!!!

  • Há procedimentos irregulares e actuações que violam regras elementares de transparência e rigor financeiro, tais como: facturas de bens e serviços referentes ao anterior mandato e que se encontravam por lançar há mais de 5 meses, passando por compromissos assumidos com particulares e empresas, de forma informal e sem qualquer base legal.

  • Há dezenas de acções judiciais intentadas contra a Câmara Municipal e que representam um valor demandado à Câmara de vários milhões de euros.

  • É preocupação primordial o pagamento a pequenas e médias empresas do nosso concelho, cuja sobrevivência se encontra ameaçada, bem como os postos de trabalho dos seus funcionários.

  • De notar que as empresas locais face às dívidas acumuladas pela Câmara preferem não apresentar propostas à Câmara, ou então fazem-no agravando substancialmente os seus custos.

  • As empresas municipais eram totalmente subsidiadas e mantidas pelos fundos que recebiam da Câmara, não tendo bases para obtenção de receitas próprias para a sua auto-subsistência, e onde se detectaram vários procedimento irregulares e contratações implicando milhões de euros. Daí fazer entrar vereadores do executivo para reforçar o imperioso controlo financeiro, e aquilatar da utilidade ou não da sua continuidade, ou moldes em que existem.

  • Águas da Figueira com taxas de aumento em 2010 de 13,2%, devido a contracto celebrado em 1999, que espero brevemente possa ser solucionado

  • PDM, com revisão parada não obstante a contratação de uma empresa externa há quase 2 anos!

  • O mesmo se passa com o Plano de Urbanização da Figueira da Foz, com gastos de valor considerável e sem se ter concretizado

  • O projecto de regeneração urbana, Forte de Santa Catarina, do Porto de Recreio, do Mercado Municipal e do Bairro Novo é para avançar logo que o financiamento esteja aprovado. Projecto a executar no âmbito do QREN num valor de cerca de 6 milhões de euros e que implica parcerias entre a autarquia, a Administração do Porto da Figueira da Foz entre outros.

  • O Projecto do Parque Desportivo de Buarcos é uma obra adjudicada de forma pouco responsável a uma empresa privada por cerca de 13 milhões de euros, estando a autarquia desde há muitos meses a suportar juros, sem que a obra possa ser executada. Impossibilidade esta por violar os instrumentos de gestão territorial, nomeadamente o CCDR, o contracto foi assinado sem se ter adquirido previamente os terrenos necessários, situação que ainda hoje não está resolvida

  • Estamos interessados no projecto mas que seja exequível, concretizável e não um que se anuncia e não passa do papel.

  • Vai ser apresentada uma nova candidatura, até porque estão em risco 6 milhões de euros de financiamento do Turismo de Portugal. Até Junho deverá estar concluído um projecto para o campo de golfe que respeite a lei

  • Interessa reactivar o ramal ferroviário que liga a Figueira da Foz à Pampilhosa, fundamental requalificação do troço da linha da Beira Alta.

Continuando, numa extensa comunicação, onde não deixou de referir algumas medidas do seu mandato, salientando:

  1. redução de vencimentos e senhas de presença nas empresas municipais;

  2. redução do valor dos fundos de maneio;

  3. Constituição dos grupos de trabalho para Apoio às Freguesias

  4. descentralização das reuniões de Câmara pelas Juntas de freguesia;

  5. preparação ao QREN de um novo Quartel dos Bombeiros Municipais, etc., etc., etc.

São traços largos que poderá aprofundar no link abaixo que o direcionará ao JORNAL O FIGUEIRENSE, onde encontrará a comunicação na íntegra, com a INFORMAÇÃO AOS FIGUEIRENSES

26 comentários:

  1. alguns dos blogguers andam com problemas em aceder ao blog. eu já tive. se te acontecer, lê isto que encontrei:

    encontrei esta mensagem:

    If anyone is getting the same problem, remove the "Real time hit counter" widget. That's what caused the problem for me.

    outra solução:

    Finally I have regained access to my blog. I removed the real time counter widget and after that did not work I removed a twitter widget. Thank you for the constructive advice and I hope that the rest of you can finally get back to your blogs. Here's wishing you all a relaxing weekend without irritating problems like this one.

    ResponderEliminar
  2. Tem-me acontecido de tudo!!!
    desta vez foi 2 dias sem conseguir aceder ao blog.

    Enfim, parece estar resolvido.

    Obrigado JML pela ajuda que deste ao meu pedido de SOCORRO.

    Como sempre solidário.
    Valeu! amigo.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Parece que o Dr. Ataíde acertou na fórmula. É assim mesmo que se deve estar na política como um livro aberto a toda a gente. Explicando o que se passa. Dando uma real fotografia de todos os problemas que existem. Assim podemos ver as dificuldades e o valor ou não para lhe dar a volta.
    Assim fizessem todos os políticos.

    Helder Rocha

    ResponderEliminar
  4. Eh eh o Santana foi mau mas o Duarte Silva ainda conseguiu ser pior.
    Paga Zé Povinho.

    ResponderEliminar
  5. Agora digam lá que o Santana e o Duarte foram bons presidentes e puseram a Figueira no MAPA, como o pessoal dizia...
    Deixaram a Figueira de rastos, na lama, atada de pés e mãos, não acabaram com a sazonalidade um dos piores males da Figueira, não trouxeram investimento, e deixaram a terra no estado caótico que se vê. Agora os delatores habituais que falem e que digam, não fiquem calados como se nada se passasse está à vista de todos. Só não vê quem não quer.

    BASTA!

    ResponderEliminar
  6. O pior é a assembleia municipal aquilo até mete dó.
    Então não que o Nelson Fernandes apresenta uma moção contra o encerramento dos serviços de oncologia no hospital da Figueira e pasmados os deputados socialistas olhavam aparvalhados uns para os outros!!!!!!!!será que ainda pensavam votar contra???????????
    Quem lhes valeu foi o presidente Ataíde que aprovou de imediato salvando a situação não havia nexexidade. E depois igam mal do Paredes...

    ResponderEliminar
  7. Olhem pelo menos agora não podem dizer que não estão por dentro das trafulhices que foram feitas, e sabem o motivo porque não se anda mais depressa.
    Quanto ao Paredes, se tivesse vergonha demitia-se e emigrava!

    ResponderEliminar
  8. Desculpe mas a obra do Santana está à vista. O Santana fez a obra máxima da Figueira o CAE que é um orgulho para todos nós e que agora pelos vistos querem tornar um pardieiro sem a classe a que nos habituámos.

    ResponderEliminar
  9. Não gozem comigo o Ataíde sabia muito bem como estavam as finanças da Câmara, toda a gente sabia que a Câmara estava falida. O que é preciso é gente com garra para dar a volta a isto o que me parece não estar a acontecer, muita conversa, muita conversa mas de marches para virar para a situação.
    Estamos cá para ver...

    ResponderEliminar
  10. http://hortensiadoiselindo.blogspot.com/2010/03/acabem-co-as-plitiquixes.html

    Como aqui isplico, o ps fazia bem em botar contra, o sinhore juiz é num biu bem o pubrema

    ResponderEliminar
  11. Paredes tem toda a razão.O Ataíde é do pior que já passou pela Câmara.Vem agora dar explicações daquilo que já sabia .À dias a conversar com uma pessoa perto dele dizia-me essa pessoa que não entende como é que ele se foi meter num embróglio destes tendo uma vida profissional e um ordenado invejável.

    ResponderEliminar
  12. Vamos esperar para ver...
    Ataíde explicou os motivos que o levaram a aceitar o desfio. O Paredes não tem razão de nada é do pior que há. Ele que entregue o cartão se tiver vergonha.
    O Portugal também é um "miúdo", que não leva o partido a lugar nenhum. gora é tempo de outras pessoas diferentes tomarem conta do PS.
    Portugal e Paredes, Paredes e Portugal. Mais do mesmo.

    ResponderEliminar
  13. Caros AMIGOS,

    Só agora consegui ultrapassar os problemas que tenho tido vai para 3 dias, com o meu blogue!!!!

    Tenho andado com os cabelos em pé em virtude de toda esta situação.

    Finalmente parece que está resolvido.
    Tirei todas as "aplicações" que tinha e parece ter resultado, se bem que inicialmente
    não me tenha ocorrido tirá-las todas.

    Espero que já tudo tenha passado.

    Continuo à espera das vossas prezadas mensagens.

    Obrigado a todos que tentaram ajudar-me.
    Bem hajam!

    Uma boa semana de trabalho para todos.

    Sempre ao v/dispor.

    ResponderEliminar
  14. Linda Figueira, senti a sua falta...
    Ainda bem que já resolveu o problema, para bem dos seus admiradores e são bastantes pode crer.
    Olhe que este "paleio"todo do ataíde não passa disso mesmo "paleio" paraa justificar a inércia e falta de ideias. o miserabilismo impera naquela cãmara. E a falta de soluções para as promessas que fizeram aos figueirenses.

    Sandra Curado

    ResponderEliminar
  15. COSTUMA-SE DIZER QUE QUANDO NÃO SE SABE DANÇAR O CHÃO ESTÁ TORTO.
    Tenho a impressão que deve ser o caso...

    A minha Avó dizia: quem não tem capacidade...não se estabelece.

    ResponderEliminar
  16. A inércia não se explica com a falta de dinheiro porque essa era uma certeza que o novo executivo já tinha. Quando aceitaram sabiam no que se estavam a meter e prometeram aos figueirenses que iam dar a volta ao caos em que a Figuira estava. Agora vêem com declarações de calamidade?
    por amor de Deus! Trabalhem, virem-se. Os figueirenses estão fartos de desculpas e de andar a marcar passo há anos...

    ResponderEliminar
  17. Estou mesmo a ver as desculpas para não andar com o mercado para a frente e para não cumprir com o parque desportivo de buarcos e andar a empatar as expectativas dos figueirenses. realmente esta terra parece que não sai da cepa torta.
    Será possível que a desgraceira continue???

    Figueirolas

    ResponderEliminar
  18. O blogue "Rua da Liberdade", está com o mesmo problema que teve "A Linda Figueira". A página não se consegue visualizar e na barra de título aparece,http:deplayer.net/ptp.html.
    Consultando o google lê-se o seguinte: quando aparece o termo "deplayer", provavelmente uma das mini aplicações está infectada. Pode ser o relógio, contador de visitas,etc. Uma situação, portanto, semelhante à que o JML detectou.

    ResponderEliminar
  19. A desgraça está bem patente e vai continuar.É verdade que as contas da Câmara estão como todos sabemos mas este executivo realmente como já aqui foi dito por vários comentadores é do pior que há.Ataide sabia perfeitamente como as coisas estavam não se venha agora armar em vítima.Se todos nós imaginávamos ele que consultou todos os dossiers da Câmara e tinha lá o Tavares que estava por dentro de tudo, vir agora dizer aos figueirenses o que disse, valha-nos Deus.Quer dizer que vamos continuar mais 4 anos no marasmo e a nossa cidade e freguesias a apodrecer.Então só teem um caminho é sairem.

    ResponderEliminar
  20. Zéfoz,

    Muito obrigado pela sua mensagem.
    Realmente tenho passado um mau bocado a tentar resolver a situação. Eu não tinha nenhum countar, mas tinha relógio e outras aplicações só quando as limpei todas é que resolvi. Mas ainda não está totalmente bem porque necessito limpar o "histórico" para abrir.
    Espero que não lhe aconteça nem aos colegas porque é muito desagradável.

    Muito obrigado e uma boa semana para si.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  21. O Dr. Ataíde fez bem em explicar a real situação da Câmara para saberem a extensão do problema. Agora isso que não justifique inércia e a Figueira a marcar passo. Isso seria absolutamente imperdoável da parte de quem tanto prometeu aos figueirenses. A Figueira não merece quem tenha medo. A Figueira precisa de gente de coragem que d~e a volta ao marasmo de tantos e tantos anos e que faça dela o que ela já foi nos idos anos 40, 50,60...

    Quem tem unhas é que toca guitarra.
    Basta de chorões.

    ResponderEliminar
  22. SÓ HOJE ENTREI NISTO MAS TENHO DE DAR OS MEUS PARABENS AO SR DR ATAÍDE:A SUA CONFERÊNCIA FOI MUITO BOA LI OS JORNAIS MUITO BEM

    ResponderEliminar
  23. Boa tarde minhas Senhoras e meus Senhores, assim me dirijo porque é a primeira vez que faço comentários nesta nova auto estrada de troca de impressões.

    Quero pela primeira vez na minha vida enaltecer a actuaçao de um Sr. Presidente de Câmara, e neste caso particular a actuação do Sr. Dr. João Ataíde e seu elenco governativo pela forma leve, democrata, transparente, honesta, elegante, correcta e etc, etc, etc, como nestes primeiros meses têm governado a nau do Concelho Figueirense. Ao fim de muitos anos voltou a paz, e aquele ambiente sereno que deve ter uma Autarquia. Seguramente desta maneira não hesito em pensar que "FINALMENTE TEMOS GENTE". Gerir de dentro para fora "esta casa não é fácil". Enfim finalmente alguem que cuida deste Concelho sem despesismo (sim porque isso é notório e não estou a fazer qualquer tipo de filme a cores). Força para continuarem.

    ResponderEliminar
  24. Gostava de colocar uma pergunta e que a mesma viesse a ter resposta pratica: Porque há funcionários do Município e não me estou a referir a directores ou chefes de divisão ou a outros similares, mas sim a simples funcionários, que usam e abusam de telemovel de serviço inclusivamente usam-no 24 horas/dia para seu serviço pessoal e dos membros do seu clã pessoal? Fica mal, os figueirenses não têm que pagar estas situações, pois tal como eu na qualidade de municipe não gosto de ver o dinheiro que pago em impostos a ser esbanjado, e o Sr. Presidente da Câmara e os seus Vereadores a fazerem das tripas coração para acabar com o despesismo. Ora não bate certo esta dictomia: PRESIDENTE + VEREADORES A COMBATEREM A DESPESA E FUNCIONARIOS DE PAPEL DECORATIVO A GASTAREM, ora...

    ResponderEliminar
  25. Sinceramente ainda não percebi porque não vão buscar o Sr. Eng. Candido Alves para por na pratica e ao serviço de toda a comunidade figueirense a sua valia? É que ter elementos como este parados na vida activa do seu Concelho...meus Senhores que desperdicio. Vá lá Engenheiro ensine aos que tem a mania que sabem disto, como se faz.Tenho a certeza que o nosso Presidente ja se apercebeu, pois todos sabemos da inteligência de um e de outro, assim, juntos - bem, bem!

    ResponderEliminar
  26. EStá câmara está a fazer o que pode e está a fazer bem.Temos que compreender a situação financeira e esta é a questão fundamental.Apercebo me que o Sr Presidente está atento ao desenrolar das situações

    ResponderEliminar