domingo, 31 de janeiro de 2010

VIVA A REPÚBLICA!


Estamos em plena época de comemorações do Centenário da Implantação da República cuja efeméride culminará no dia 5 de Outubro.

A proclamação da República Portuguesa foi o resultado da revolução de 5 de Outubro de 1910, que vem pôr fim ao Regime Monárquico que vigorava até então. Desde a criação do Partido Republicano em 1876 que se congeminava profundamente a substituição do Regime Monárquico.

O rumo da ideologia do republicanismo português há muito estava traçado através das obras de José Félix Henriques Nogueira e com as ideias expostas nas obras do grande Teófilo Braga, um lutador de ideais que abandonou o carácter socialista, em benefício de aspectos mais democráticos e abrangentes. Pretendia, deste modo, não antagonizar a pequena e média burguesia que viria a tornar-se a sua grande base de apoio. No entanto o abandono de vários interesses do proletariado viria causar grandes dissabores á primeira República Portuguesa.

A 5 de Outubro ESTALA ENTÃO A REVOLTA, produto da instabilidade política de então. Houve quem se esquivasse à participação, parecendo mesmo, que esta teria abortado. Porém acabou por se levar de vencida a intentona mercê da incapacidade de resposta do Governo que não conseguiu reunir tropas que neutralizassem os cerca de 200 revolucionários que resistiam de armas empunhadas e cheios de vigor revolucionário!

Volvidos quase CEM ANOS (faltam poucos meses!), conseguimos viver em DEMOCRACIA, em plena LIBERDADE DE EXPRESSÃO, com a faculdade de podermos ESCOLHER de acordo com a nossa ideologia.

Nem tudo são rosas, pois NÃO! Mas também nem tudo SÃO ESPINHOS...

A LIBERDADE DE EXPRESSÃO é, para mim, um BEM de incalculável VALOR!

TEMOS DE LUTAR TODOS OS DIAS POR ELA! No Trabalho, com os Amigos, com a Família, nas Associações, nas Chefias, no seio dos Trabalhadores, nas Escolas, nos Hospitais, nos Tribunais, nos Sindicatos, na Igreja, nas Concelhias, nas Câmaras, nos Partidos, nas Oposições, no Governo, em resumo: EM TODO O LADO!


VIVA A LIBERDADE!


VIVA A REPÚBLICA!


21 comentários:

  1. Viva a República sim senhor. Fora com as dinastias, passagem de pai para filho, o que ainda se verifica em muitos actos da sociedade actual. vamos valorizar o valor das pessoas, o mérito e não as dinastias.

    ResponderEliminar
  2. Ontem como hoje uma grande preocupação das democracias é o descontentamento popular. É por isso que se deve governar para o povo e não contra o povo. As grandes convulsões dão-se com a insatisfação, o descrédito, a permissividade, as medidas impopulares que castigam principalmente os mais desprotegidos.
    Nenhuma democracia é plena quando não tem em conta as dificuldades dos mais desprotegidos.
    Há que saber ouvi-los e olhar para os seus anseios. Os ricos não lhes falta nada a não ser por vezes a saúde que nem com toda a fortuna do mundo podem comprar.
    Haviam de ser mais solidários e ver que esta vida traz de retorno o bem que se pratica.
    semear para colher.
    E os governantes teriam que se preocupar especialmente com quem mais sofre e tem mais dificuldades na sua vida quotidiana, sem meios e sem horizontes.

    BASTA!

    ResponderEliminar
  3. liberdade de expressão uma das maiores conquistas do 25 de Abril, e da Républica.
    No PS da Figueira da Foz está posto em causa, as situações são por demais evidentes, com perseguissões e marginillização de pessoas.
    Nesta data (100 de Républica)entendo ser pertinente, realçar este facto, num Partido dito DEMOCRATICO, com matriz social que apela e afirma de tolrante.
    Como disse os últimos tempos do PS FIG.Foz, estão manchados pela negativa de tudo aquilo, que foram os valores dos Heróicos que deram a vida no Dia 31 pela Républica.

    ResponderEliminar
  4. Viva sim senhor, embora seja uma repúplica de bananas. Este texto abaixo ainda consta no sitio da Figueira Digital. Será que o ex Vice Presidente ainda está em funções ou, aquela malta lá dos Paços do Concelho quer perdurar a sua memória?

    O Mercado Municipal já se assumiu, há muito, como um espaço de referência no quotidiano da cidade, que importa preservar, dignificar e modernizar. É uma área de comércio tradicional, que chega a lembrar-nos, nalguns dos seus detalhes, outros tempos, em que o terrado das feiras era o espaço único para a venda de todos os bens de consumo e que a relação vendedor/cliente se fazia com uma cumplicidade de quem oferece e quer o melhor.

    Nunca tudo se fez num dia, importando perseguir as soluções encontradas numa estratégia que passa por requalificar o espaço físico, ter boas condições de trabalho para os concessionários e criar estímulos permanentes que incentivem os figueirenses e quem nos visita a ir ao Mercado e a tornarem-se seus clientes efectivos.

    Proponho uma visita a este novo site, que pode ser considerado arrojado para alguns, mas que considero ainda ter muito para crescer e para se afirmar. Vamos construindo o que delineámos, mas já muito pode ser encontrado aqui, em especial na secção das Promoções. Quero agradecer aos concessionários do mercado a aceitação que, desde logo mostraram a esta iniciativa.

    Um Mercado de um tempo novo, de que possamos ter orgulho e que nos sirva, disponibilizando-nos os nossos produtos tradicionais com qualidade, é o nosso propósito.

    Boas compras.

    O Vereador
    Lídio Lopes

    ResponderEliminar
  5. Cheguei abri Blog fiquei feliz porque na politica a REPÚBLIA:PARABENS ESTOU COM GENTE QUE PENSA

    ResponderEliminar
  6. Que dizer ao das 15 e 44 :O meu coração bateu fundo fiquei emocionado devo dizer lhe que pensamos igual,como é bom ler pequenos textos que dizem tanto:Estamos no mesmo barco mas o nosso barco não se vai afundar é um um barco que tem por motor o coração,o coração que sente e não mente,o coraçao que dá força,o coraçao que observa e observa aqueles que pior passam na nossa República.Este é o coração com ALMA e de maõs limpas.Mas foi a República de 1910 que nos deu toda essa LIBERDADE.VIVA A REPÚBLICA

    ResponderEliminar
  7. Sim é verdade, Viva a República, Viva a Liberdade, Viva o facto de se poder dizer o que se pensa sem ter pides atrás, sem torturas nem medos. Vamos todos dar as mãos por Portugal e ajudar o nosso país a sair da crise.
    Viva Portugal
    Viva a república

    ResponderEliminar
  8. Como foi bom ouvir hoje M Alegre no Porto.Este foi claramente o discurso da República,porque os restantes são mais do mesmo.é preciso sentir se em grande os valores que a República nos deu e o M Alegre sente isso.Salazar cortou a mas felizmente que o 25 de Abril se fez para pôr em ordem tudo aquilo que 1910 nos tinha dado.Ditadura feroz onde tantos foram torturados e mortos,Humberto Delgado e tantos outros .Este vai ser o ano onde os mais novos poderão compreender o que se passou.Que os 100 anos leve até aos jovens tudo aquilo que nos ofereceu

    ResponderEliminar
  9. Não sei o que esperam para apoiar o manuel Alegre que bem merece ser Presidente da República. Mas o PS está á espera de quê???
    Como é bom viver em democracia. Fui subjugado pelo fascismo por isso o 25 de Abril para mim foi especial. Naquele dia nem queria acreditar, parecia um sonho. É bom que não se deixe morrer os ideais da República e de Abril. Viva a República.

    ResponderEliminar
  10. Pode dizer-se o que se pensa? isso nao é bem assim e há bons exemplos disso...

    ResponderEliminar
  11. O anónimo das 21:56 tem toda a razão. Realmente nem tudo se pode dizer, especialmente quando se sabe de antemão que não se pode agradar a gregos e a troianos.
    Nem todos gostam do amarelo, não é verdade?
    Normalmente fazem-se escolhas e as nossas escolhas são NOSSAS, tanto pior para quem não gosta...
    Eu cá por mim gosto bastante da Liberrdade e da república.
    Viva a república.

    ResponderEliminar
  12. Temos de ser firmes nas nossas convicções eu devo dizer que a mim ninguem me verga nas questões políticas apenas o amor me verga.A liberdade é um bem muito caro era o que faltava se algum político corriqueiro me viesse repreender,mesmo os n~
    ao corriqueiros levam nas quando as merecem.Por mim não agrado a gregos ou a troianos o que eu quero é dormir bem da minha cosciencia eu sei bem que há muitos por aí que a perderam há muito tempo porque se tornaram dependentes estão como os dogrados(mas destes eu tenho pena e deviam ter um apoio muito grande).VIVA A REPÚBLICA

    ResponderEliminar
  13. A democracia em Portugal é a mais cinica maneira de viver em sociedade.
    Hipócrita para com os pobres
    Hipócrita para com os injustiçados
    Hipócrita com os desempregados
    Hipócrita com a justiça fiscal
    Perseguidora dos que ainda vão tendo coragem de assumir a sua revolta para com as injustiças, a falta de solidariedade, de fraternidade, etc.
    Com esta democracia, cada vez se observa mais saudisismo do passado, onde as regras do jogo eram mais "transparentes", ou por outras palavras, delimitadas.
    A liberdade de expressão é apontada como uma das circunstâncias negativas do anterior regime.
    E agora:
    Distorce-se rostos, altera-se vozes, fala-se de costas voltadas, temos autêntigos guetos, onde as forças da ordem para entrar, armam-se como se fossem para uma verdadeira guerra; as autoridades fazem "vista grossa" para não serem vexados no tribunal; Os processos que envolvem ricos e figuras mediáticas, duram anos até que se caia no esquecimento, correndo o risco de ainda serem indemnizados pelo dinheiro de todos nós, por se ter receio de ir até ao fim; pagam-se prémios de milhões a gestores que utilizando as poupanças dos pequenos aforradores, lhes dificultam a vida, quando necessitam de ajuda, cobrando elevadas comissões, spreads, taxas, enfim....
    Não será preciso escrever mais, para se perceber que a "liberdade" quase sempre descamba em fortes condicionalismos e sectarismos, espezinhando os mais elementares direitos daqueles que por ela lutaram e lutam.

    ResponderEliminar
  14. NAO AO SALAZARISMO.DITADURA NUNCA MAIS:VIVA A DEMOCRACIA:PODER DO POVO:REPÚBLICA

    ResponderEliminar
  15. Entao os dois Batistas na Figueira querem avançar em separado,gostava de ver. Paredes e Portugal e começam com a mesma letra.Estes são os ditadores que vamos ter e estamos nós a comemorar a República com este tipo de pessoas só liogações duvidosas

    ResponderEliminar
  16. O Paz Cardoso avança tu es Repúblicano agora os batistas são dependentes e tu és um homem livre.Estou contigo

    ResponderEliminar
  17. Uma noticia que me deixou nervoso e furioso: As despesas dos ministros como ajudas de custo, deslocações e outras aumenta 3,2% e o aumento para os trabalhadores é de 0,8%. Isto admite-se? Mas em que pais estamos? Parece a república das bananas. Que grandes vigaristas. ISTO È GOZAR COM O POVO! Bandalhos!!!!!!!!!!!!1

    ResponderEliminar
  18. E outra noticia que ouvi hoje: Governo oferece jantarada de luxo para comemorar os 100 dias de governação. Mas o que é isto? Estão a gozar com o povo... A nós pedem-nos contenção e estes senhores é só luxo! VERGONHOSOS. DEUS DO CÉU! DÊEM O EXEMPLO E APERTEM O CINTO SEUS VIGARISTAS.

    ResponderEliminar
  19. Votaram neles...agora aturem-nos...

    ResponderEliminar
  20. É isso mesmo, Votaram agora agarrem-se à bronca e nao se queixem...

    ResponderEliminar
  21. Sinto-me republicano. Sinto-me um homem livre!
    Avança Paz! Derrota as marionetas do Baptista!
    Eles não são homens livres! São tacho-dependentes!

    ResponderEliminar