segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

DESAFIOS PARA 2010


A nível nacional o abrandamento da crise, a diminuição do desemprego, melhor serviço na prestação de cuidados de saúde, nomeadamente no combate a listas de espera, e no tratamento atempado a doentes oncológicos (e não só a estes), todos os doentes merecem que se lhes preste o melhor do melhor, já basta a sua doença...

Diminuição da sinistralidade que mais uma vez manchou as nossas estradas de sangue durante os festejos de Natal e Ano Novo, derramado inutilmente em desastres brutais e, perfeitamente evitáveis, se as pressas e as manobras perigosas, não fizessem parte da viagem...

Mais combate ao banditismo, e ao crime violento, a que o país não estava habituado. Diariamente somos confrontados com notícias do crime organizado onde são perpetrados crimes hediondos contra gente indefesa, assaltados nas suas próprias casas, em estabelecimentos, nas ruas, nas estradas, nas áreas de serviço, etc.,etc. Que brutalidade é esta que assola o nosso Portugal até aqui citado como sendo um país de brandos costumes? Que esperam os governantes para tomar medidas mais consentâneas com esta nova realidade?
A guerra à corrupção, ao enriquecimento ilícito, aos crimes de colarinho branco não podem abrandar. O Zé Povinho não pode continuar a alimentar estes glutões! Mão pesada para esta gente.

As notícias sobre o referendo ao casamento entre pessoas do mesmo sexo anda a abalar consciências. Não é um assunto pacífico, nem de contornos simplistas. Portugal é um país maioritariamente católico e conservador que não olha para esta problemática de uma maneira
simples e linear. Existe ou não o direito à opção pela diferença?

A nivel local as coisas vão andando...
Não foi pacífica a decisão de cancelar os festejos para a passagem de ano! Muita gente não terá gostado muito deste cuidado (meteorológico!?).
Sabe-se que há muitos cortes nas despesas da câmara, nomeadamente com pagamento de horas extraordinárias ao pessoal, uso das viaturas, auxilio às colectividades, juntas etc. A crise está brava, é preciso cortar...

Como a esperança é a última que morre pode ser que as coisas se componham e que 2010 comece lentamente a ser o ano de viragem. É preciso fazer uma certa força e ACREDITAR que vão ser ganhos estes e outros DESAFIOS PARA 2010.

22 comentários:

  1. li atentamente, esrou de acordo e faço votos, que esse futuro seja com o grande António João Paredes à frente da conselhia do PS.

    ResponderEliminar
  2. Boas , podiam começar por extinguir a FGT porque é mais do que obvio que apenas serve para o tacho de alguns , infelizmente uma cambada de incompetentes ! Afinal mudou a cor mas apenas isso . O outro queria voltar para a ilha , eu apenas quero o meu voto de novo para poder votar em BRANCO !

    ResponderEliminar
  3. Olhe para começo de ano a coisa não correu lá muito bem. Gente que não sabe tomar decisões não merece o lugar que ocupa. Se vão ser assim as decisões que vão tomar bem podem ir dar uma volta. a cidade cheia de jovens na rua a olhar uns para os outros e a comentar a argolada que a FGT cometeu.
    Continuem assim que vão no bom caminho...

    ResponderEliminar
  4. Acho bem que se legalize a homossexualidade.
    É preferivel que as pessoas se assumam como são e não andem aí escondidas a fazer-se passar por aquilo que não são.
    Casamento porque não?
    Ainda que eu compreenda que é difícil aos portugueses aceitarem estas situações. Mas as pessoas têm direito a ser como são e viver a sua vida.
    Carla

    ResponderEliminar
  5. Combate ao banditismo, como? Com polícias sem viaturas condignas, sem armamento como deve ser, com salários miseráveis, sem regalias, sem incentivos, com falta de meios, arriscando a vida estupidamente mais mal armados do que os bandidos?
    Está tudo errado. É preciso mudar este estado de coisas e haver mais polícias bem preparados e bem armados. Para as secretarias ponham pessoal de escritório, os polícias são para andar nas ruas não para estarem atrás de uma secretária entre papeladas.

    Tó Santos

    ResponderEliminar
  6. Tanto cortam, tanto cortam que acabam por não apoiar o que devem. Cuidado as tradições são para manter e acarinhar. as colectividades e as suas tradições merecem mais respeito.

    Helder R.

    ResponderEliminar
  7. A mim o que me admirava era que a câmara dissesse que tinha dinheiro, depois do rombo deixado pelo Santana e da má gestão financeira dos que a seguir continuaram a gastar sem produzir receitas para a terra, sem atrair investimento, dinheiro gasto sem se ver benefícios na nossa terra.
    Pelo menos agora espero que expliquem bem o que fazem aos cidadãos e que se empenhem em obras úteis e de valor para a terra. Que atraiam investimento e que tirem a Figueira do marasmo. Continuo a ter esperança neste elenco camarário.

    ResponderEliminar
  8. A situação de arguido não se alterou, mas Armando Vara regressa na segunda-feira ao BCP. O antigo ministro socialista não irá assumir funções de administrador, mas sim de consultor. Armando Vara mantinha o vencimento pago pelo maior banco privado português apesar de ter pedido a suspensão do cargo de vice-presidente, no início de Novembro, depois de ter sido constituído arguido no processo Face Oculta.

    É assim que se combate...

    ResponderEliminar
  9. Os objectivos traçados no Plano Nacional de Prevenção e Controle das Doenças Oncológicas não vão ser cumpridos até final de 2010, de acordo com os dados ontem divulgados na Comissão Parlamentar da Saúde, na Assembleia da República, pela alta-comissária da Saúde, Maria do Céu Machado.


    Para este ano serão também postos em marcha os requisitos para a prestação de cuidados em oncologia. Cada hospital terá de, no mínimo, tratar 250 doentes por ano. Não está afastada a possibilidade de fecharem alguns dos 55 hospitais de oncologia.

    Uma perspectiva altamente animadora. É com esta política que pensam salvar vidas???

    Maria Salomé

    ResponderEliminar
  10. Fui ao hospital com uma infeção numa perna entrei para lá às 11:00 da manhã e saí de lá às 16:00 horas sem almoço sem nada!
    É esta a saúde que temos.

    ResponderEliminar
  11. Paramim podem casar pelo civil à vontade. Não me incomoda legalizar as uniões homossexuais, o que eu não gosto é que se andem a fazer passar pelo que não são.
    assumam-se perante a sociedade e com o tempo vai ser banal.

    ResponderEliminar
  12. Temos que confiar no governo, mas custa muito ver tanto desemprego, tanta miséria.
    E quando se olha para os problemas que agfectam este país e que o blogguer aqui bem documentou, a sensação que se tem é que continua tudo na mesma, ou cada vez pior.
    Quando é que os portugueses vão deixar de sentir desta maneira? Quando é que isto tudo avança e se vê uma luz ao fundo túnel?

    ResponderEliminar
  13. Passados que são trinta e tal anos após o 25 de Abril, estando nós integrados na CEE, como é possível o país continuar como está?
    Não evolui, não produz riqueza, há imenso desemprego, os salários são uma miséria, o custo de voda é altíssimo, os serviços de saúde estão como se sabe e toda a gente doente vê, o acesso ao ensino superior é muito difícil, a ordem e o combate ao crime está completamente falhado, a justiça quase não existe, e é morosa, arrasta e arrasta, e arrasta os casos durante anos e em muitos casos não funciona mesmo.
    mas afinal que país é este que se preocupa com o acessório sem tratar do que é vital?
    BASTA!

    ResponderEliminar
  14. Quando se anda ocupado com casamento civil entre homossexuais e com TGVs, o país vai ficando para segundo plano e dá-se mais importância a coisas que poderia ser resolvidas mais tarde com o país estivesse mais consolidado.
    O Sócrates tem que ter mais atenção é a quem está desempregado, à saúde e ao ensino, e depois se via o resto. Ele está a começar a casa pelo telhado.

    ResponderEliminar
  15. Estão para sair disposições legais que vão facilitar o trabalho da justiça e tornar tudo muito mais rápido.

    ResponderEliminar
  16. Com Vera Jardim à frente da luta contra a corrupção tenho muita esperança que as coisas se comecem a compôr.
    É um homem recto e honesto, a melhor pessoa que poderiam ter escolhido para o lugar.

    ResponderEliminar
  17. ao das 21:24 - Sugiro que peça ao Vera Jardim que mande investigar as contas da Goltz de Carvalho IPSS com sede em Buarcos de que é Presidente o actual presidente da concelhia do PS da Figueira da Foz.
    Já agora e tratando-se de uma IPSS , qual é o vencimento do senhor António João Paredes, presidente ausente em não se sabe bem aonde.

    ResponderEliminar
  18. Neste país há muito que investigar.
    Não há mãos a medir para o que para aí anda.
    Agora em cada vão de escada há associações com formação profissional e com fundos comunitários para cá e para lá e dá renda da grossa para toda a gente.
    Muitos se estão a safar à conta.
    Paga Zé Povinho.

    ResponderEliminar
  19. Quem tem estado a fazer um trabalho visível e bom é a freguesia de são julião.

    ResponderEliminar
  20. Um dos vereadores da Câmara que tem estado a desenvolver um bom trabalho no terreno é Carlos Monteiro. Começa cedo o dia dele, muito antes das nove é frequente que esteja no gabinete.
    A todos recebe e ouve com uma vontade enorme de servir e ajudar a resolver problemas.
    Não me admira nada. Sempre vi nele um excelente quadro, esforçado e trabalhador.
    Não me tem decepcionado.
    Espero que não se deixe envolver nas guerras (feias) que andam a assolar o seu partido e que saiba ver com clareza que em política não vale tudo.
    Não merece beliscar a sua carreira de político.
    Parabéns ao seu desempenho até aqui na Câmara da Figueira da Foz.

    ResponderEliminar
  21. para o das 21h24 sugiro tambem que comecem a investigar a junta de buarcos , como estamos de actas , contratos com empreiteiros , etc etc etc .... pelos vistos ha muita coisa escondida de facto .

    ResponderEliminar
  22. 00:41- contratos com empreiteiros etc etc?
    Mas já começaram a fazer o Parque desportivo?
    Ou já estão a relvar o Campo de Futebol de 11?heheheheheheheheh

    ResponderEliminar