quinta-feira, 30 de abril de 2009

A NOVA LEI DE FINANCIAMENTO DOS PARTIDOS




A nova lei de financiamento dos partidos políticos por angariação de fundos, pode agora passar a ser em dinheiro vivo num valor muitíssimo superior ao que dantes era permitido por lei.

A lei anterior apenas permitia aos partidos receber via pagamento por quotas e contributos de militantes, até um limite de 22.500 euros (50 vezes o salário mínimo). Neste momento pretende-se que a verba se multiplique por três mil na forma do indexante de apoio social, sendo que o valor ultrapassará um milhão!!!

Esta lei foi aprovada por todas as bancadas.

A excepção partiu do deputado socialista António José Seguro que quebrou pela primeira vez a disciplina de voto, alegando achar que esta legislação diminui a transparência e enfraquece a responsabilização.

Ora numa altura em que os problemas económicos actuais são mais que muitos, em que o povo português faz, diariamente, sacrifícios enormes, acho incrivel...

Acho, também, que pode levar a formas de corrupção, desvio de fundos, e possibilidade de enriquecimentos fraudulentos.

Enfim eles é que sabem, e nós é que apertamos o cinto...

quarta-feira, 29 de abril de 2009

AFINAL A "COISA" ESTÁ COMPLICADA!!!





O Dia De Todas As Batalhas, 4 DE MAIO!


É verdade! Está tudo a "postos" para o famigerado dia, e o Paredes "esperneia" e "estrebucha" fazendo um "ultimatum" a todos os navegantes, que ou sai o nome dia 4 ou a coisa fica feia na CPC da Figueira!


Afinal os nomes , Carlos Monteiro, Ataide das Neves, Luís Marinho e Vitor Batista além do próprio Paredes(!?), continuam "Em Cima Da Mesa"!



Tem sido uma LUTA TERRÍVEL na CPC da Figueira, anda tudo ao "rubro", gritos , promessas, garantias, etc., etc., etc.


Está em marcha a parte mais negra da politica, a dança de lugares, as ambições desmedidas, os atropelos!





Vamos ver que "COELHO SAI DA CARTOLA" !!!

domingo, 26 de abril de 2009

VITOR BATISTA!?


Primeiro as sondagens com Carlos Monteiro, Luís Marinho, Engº Alves, Paredes, Portugal.

Depois veio à baila o nome de Ataíde das Neves.

E agora pasmem, vem o nome de Vitor Batista à baila!

Vitor Batista parece ser o candidato do PS à câmara da Figueira da Foz...

quarta-feira, 22 de abril de 2009

CRAVOS VERMELHOS PARA SEMPRE!



Que bem que cheiram os cravos, vermelhos, côr do sangue da vida, das lutas do dia a dia, côr dos sonhos, e das desilusões, das conquistas e das derrotas! Como é lindo Abril, florido e alegre, com chuvas que fecudam a terra lavrada, semeada de batatas e ervilhas, de trigo e de espigas doiradas onde ponteiam aqui e ali papoilas ao vento por entre o verde dos campos, e se espalham de alegria os sonhos de uma GLORIOSA MANHÃ DE ABRIL, O NOSSO 25 DE ABRIL!

Foi muito bom ter conhecido o outro lado da FALTA DE LIBERDADE, só assim renasce no meu peito em cada Abril um grito de ALEGRIA!

Nem tudo se cumpriu! Há muitas DESILUSÕES pelo meio, muito SONHO POR REALIZAR... Porém há algo INCOMPARÁVEL que se ganhou que é de valor incalculável, que não tem paralelo, QUE NÃO TEM PREÇO e que é vital para o ser humano " A LIBERDADE DE EXPRESSÃO "! Essa é nossa ! Nasceu nessa GLORIOSA MANHÃ COM A REVOLUÇÃO DOS CRAVOS, EM 25 DE ABRIL DE 1974!


VIVA O 25 DE ABRIL S E M P R E !!!

terça-feira, 21 de abril de 2009

SÓCRATES CONVENCEU-ME!



Acabei de ouvir o nosso primeiro- ministro e muito sinceramente dissiparam-se algumas crispações da minha parte, relativamente a alguns dos assuntos focados.


Gostei de ouvir José Sócrates, compreendi melhor a sua posição face aos investimentos TGV, aeroporto, etc., muito embora continue a pensar que se poderia, eventualmente, adiar ano e meio a dois anos até consolidar economicamente o país, dada a actual conjuntura económica .

Convenceu-me o argumento de preocupação pelos desempregados, pela criação de novos postos de trabalho, alargar o âmbito da atribuição do subsídio social de desemprego, etc.

Acredito, piamente na teoria da cabala para aniquilar a sua imagem no que diz respeito ao caso Freeport. Tem sido levada a cabo uma campanha vergonhosa, absolutamente indigna da classe jornalistica, por parte de alguns orgãos de comunicação social.

Não há dúvida de que José Sócrates é uma pessoa de altas convicções, alguém que traça um rumo e que com a maior firmeza luta por tudo aquilo em que acredita, o que faz com que por vezes se torne um pouco acutilante demais e até arrogante no tratamento com os jornalistas o que me agradou menos...

Porém, não vejo neste momento, muito sinceramente, ninguém que faça frente a José Sócrates à frente dos destinos do país! Sócrates é sem sombra de dúvidas um lider que não tem medo de assumir as posições mais difíceis de tomar e menos populares.






segunda-feira, 20 de abril de 2009

O CASO FREEPORT



É profundamente complicado e embaraçoso para a imagem de Portugal no mundo o chamado " CASO FREEPORT ". Parece que neste país até um caso de extrema gravidade como é o desta malfadada " telenovela ", damos a conhecer internacionalmente a morosidade da justiça em Portugal.


Se para um assunto de tamanha gravidade a justiça se comporta como é do conhecimento de todos, o que esperar então, destes serviços, no que diz respeito aos casos de justiça dos " comuns mortais "!


O Ministério Público e a sua actuação, as escutas, os vídeos, as afirmações, as provas, os desmentidos, as certezas, as incertezas, a novela continua ... ATÉ QUANDO!?!?!?


Como é possível que toda esta " TRAPALHADA " se arraste desta maneira, com toda a carga emocional que põe nos ombros de um povo e de um país em suspenso?


Sócrates afirma " Não é com calúnias que me derrubam ", disse também que " A aprovação do Freeport obedeceu a todas as leis vigentes ".


Afinal onde irá parar, e QUANDO irá parar tudo isto?






sexta-feira, 17 de abril de 2009

GUERRA " FEIA " NO PS LOCAL!!!




A " coisa " está a subir de tom entre Carlos Moço e a Concelhia Figueirense! Agressões verbais, comunicados, demissões, acusações mútuas, só falta mesmo chegar a vias de facto...

É triste, é feio ver a situação a que o PS da Figueira chegou! E daqui para a frente só pode mesmo, PIORAR!

Os métodos actualmente utilizados no partido, não são os melhores!

O ambiente " carregado " desanuviou um pouco com a saída do médico esquerdista, que " crispou " imenso o ambiente do partido e alterou, substancialmente, a sua metodologia, mas, mesmo assim ainda continua muito mal...

Enquanto não se convencerem que as " guerras de poder, internas ", não levam a NADA, para além do descrédito, enfraquecimento, desmotivação e afastamento do partido, o PS na Figueira não crescerá, não se tornará FORTE de modo a ganhar a confiança das pessoas e voltar a ser poder na câmara. É preciso tomar RUMO, trabalhar e rodear-se de pessoas de bem, com qualidades de trabalho e honestidade reconhecida.

Para se ser VITORIOSO, tem que se estar bem rodeado pelas pessoas CERTAS!

Parem de aniquilar, cada vez mais, o partido e TRABALHEM em prol da FIGUEIRA e dos FIGUEIRENSES!




quinta-feira, 16 de abril de 2009

A CRISE EM PORTUGAL!




























Vitor Constâncio, na terça-feira passada, reviu em baixa acentuada a previsão da economia portuguesa para o corrente ano de 2009, que segundo a sua estimativa deverá registar um crescimento negativo de 3,5 por cento do PIB, o que significa uma TERRÍVEL RECESSÃO.


Assim sendo, esperamos que o governo não caia no absurdo das megalomanias, e, que pelo contrário se preocupe com os problemas mais prementes que afligem o povo portugês. Olhando para o desemprego, para a falta de médicos e pessoal de enfermagem, para a optimização dos cuidados de saúde a prestar aos portugueses, para as infraestruturas escolares e o ensino em geral, para o corpo de polícia e a escassez de efectivos e de qualidade dos serviços.




Enfim, que se interesse por tudo aquilo que é verdadeiramente importante, nesta desfavorável conjunctura e que, não se deixe levar, por teimosias e vaidades preterindo o povo em vez das ditas megalomanias que podem muito bem esperar...



Primeiro AS PESSOAS E AS SUAS NECESSIDADES!

terça-feira, 14 de abril de 2009


ATAÍDE DAS NEVES!


Já se sabe há muito que o PS anda a fazer "olhinhos ", ao juiz desembargador Ataíde das Neves.

Mas quem é Ataíde das Neves politicamente? O que é que já fez pela Figueira? Que interesses na terra é que lhe são reconhecidos, para além de ser figueirense? Alguem conhece alguma coisa que eu não conheça para além do facto de ser da Figueira, de ser juiz desembargador em Coimbra e de ter cá residência?


Nunca lhe conheci nenhum interesse pelas causas figueirenses, o seu nome, tanto quanto sei, nunca esteve associado a nada que dissesse respeito ao desenvolvimento da terra. Que conhecimentos ou que dinâmica de intervenção possui para ser um bom presidente? Só porque é juiz? Só porque nasceu cá?


Não será necessário muito mais?

segunda-feira, 13 de abril de 2009

BASTA DE COMER E CALAR!










É costume neste país, acontecerem as coisas mais estranhas que se possa supor e como que por magia, tudo se cala, tudo se consente, abafam-se sucessivos " casos ", e são muitos... e a "culpa morre solteira ".

Fecham-se fábricas de um dia para o outro, firmas com lucros fabulosos despedem funcionários, apresentam-se nas urgências doentes com sintomas agudos de alguma gravidade e são mandados para casa acabando por morrer. Partos mal feitos resultam em morte do bebé, ou em lesões que o incapacitam pra o resto da vida! Diagnósticos errados de doenças que se revelam trágicos para os doentes, troca de identidades, no hospital, relativamente ao óbito do doente que terá realmente falecido, etc., etc., etc.

Felizmente já se começam a vislumbrar reacções por parte das pessoas lesadas ou dos seus familiares! Todos nós temos deveres, mas também temos DIREITOS!

É com satisfação que já registo a " NORMAL " indignação das pessoas. Já se começa (perdoem-me a expressão) a " PÔR A BOCA NO TROMBONE!

Já não era sem tempo... As barbaridades, as nigligências, a irresponsabilidade DEVEM SER DESMASCARADAS! Basta de tanta Inimputabilidade.

sábado, 11 de abril de 2009


PÁSCOA FELIZ!




É tempo de PÁSCOA . O que é a PÁSCOA? É-se religioso? Não se é religioso?


Então não sendo, faz algum sentido comemorar a PÁSCOA? FAZ, digo eu!


Ainda que não se seja religioso, ainda que esta data não seja importante, uma coisa é certa, a de que estamos a lembrar a existência de um SER único! Em bondade, em caridade, em defesa dos mais desfavorecidos, dos doentes, dos excluídos da sorte, um HOMEM que combateu a hipocrisia, a riqueza, o fausto, que desafiou o poder instalado e, sempre, sempre em nome do AMOR, do PERDÃO, e da PARTILHA!




BOA PÁSCOA A TODOS!

terça-feira, 7 de abril de 2009


O ESTADO DA SAÚDE EM PORTUGAL...


É profundamente revoltante a situação a que chegou a prestação de cuidados de saúde em Portugal.


Existem duas classes de doentes, os ricos e os pobres...


Qualquer ministro ou familiar, deputado ou familiar, políticos em geral e a classe alta e média alta não se debatem, evidentemente, com os problemas de listas de espera, filas vergonhosas para solicitar uma consulta num qualquer centro de saúde ou hospital público, não esperam meses e até anos por uma cirurgia, com o perigo de, na maioria das vezes, a sua doença se ir agravando a cada dia que passa, correndo o risco de quando é chamado para a operação, já estar

praticamente sem salvação, devido ao tempo que mediou entre o diagnóstico e a dita operação!


Falo muito especialmente dos pobres doentes do foro oncológico, mas não só, que na maioria das vezes poderiam ser salvos se vivessem num país onde a SAÚDE DAS PESSOAS FÔSSE RESPEITADA...


Mas, infelizmente, é preferível gastar quantias loucas em Magalhães, TGV´S, Aeroportos etc. e tal... a SALVAR VIDAS! É preferível deixar morrer desde que não sejam, evidentemente, os políticos e os ricos deste país e suas famílias, porque esses, quando precisam têem tratamento VIP, no país ou no estrangeiro... como todos nós muito bem sabemos! Não sou contra a evolução e a modernidade do país, mas não se começa uma casa pelo telhado!


Entretanto fecham-se maternidades, hospitais, centros de saúde, prescinde-se de pessoal médico e de enfermagem a quem não se renovam os contractos.


Não há qualquer espécie de dignidade em muitos dos nossos hospitais e centros de saúde.

E quanto a médicos incompetentes, também não estamos nada mal servidos...


Quem pode atravessa a fronteira e sente imediatamente a diferença...


Claro que, como em todas as profissões, também existem médicos que dão o litro e que se interessam, verdadeiramente, pelos doentes que estão a tratar. Mas vão sendo cada vez menos... Hoje em dia chega-se a um qualquer hospital ou centro de saúde e o que se vê é uma cara fechada, distante, por vezes arrogante como se estivesse a fazer um grande frete!

Esta situação de pouco profissionalismo estende-se, muitas vezes, ao pessoal administrativo e de enfermagem.


É muito triste toda esta situação porque um doente é uma pessoa abatida, fragilizada, assustada que precisa IMENSO DE APOIO a que verdadeiramente TEM DIREITO! E o que ela sente é falta de segurança no sistema de saúde a que recorre e que estão a jogar com a sua própria VIDA ou MORTE!


Pois não é a SAÚDE uma das BANDEIRAS do SOCIALISMO!?!?!?

segunda-feira, 6 de abril de 2009




E O " TABU " CONTINUA...

Continua a novela dos possíveis (!?) candidatos à Câmara da Figueira! Nomes já há muitos... conversas de bastidores também, fumo branco é que ainda não há, e quando houver temo que seja fumo negro!

Duarte Silva continua calado, sem abrir o " jogo", ... recandidata-se? ... apoia Lídio Lopes? ... vai tirar algum coelho da cartola?

E as " mexidas " que já se fazem a todo o vapor com encontros e mais encontros semi-secretos com alguns nomes da nossa praça e também com nomes de Coimbra...

Estas reuniões informais vão sendo conhecidas, mas quanto a tomadas de posição, NADA...

Agora vem a " terreiro " o encontro de DANIEL SANTOS com os presidentes das juntas de freguesia de S. Julião e de Buarcos, respectivamente Vitor Coelho e Carlos Moço com a presença do ex-vereador do PSD Vítor Guedes. Estarão os dois partidos a " fazer olhinhos " ao Engº Daniel Santos para que seja candidato?

Não é uma má aposta. Bastante preferível do que a grande maioria dos actuais nomes que têem vindo a ser apontados, na minha modesta opinião.

quinta-feira, 2 de abril de 2009


MANUEL ALEGRE o Socialista Rebelde?


Manuel Alegre afirmou aos jornalistas que se encontra mais vezes com José Sócrates do que se pensa (!?), continuando sem dar explicações das suas ultimas atitudes, nomeadamente, sobre a sua ausência nos trabalhos das Jornadas Parlamentares do PS.


Manuel Alegre é uma figura incontornável do partido socialista, mas será que tudo é permitido

a Manuel Alegre?


Se toda esta situação fosse vivida por outro qualquer deputado teriam a mesma contemplação?




PROBLEMÁTICA DO MEDICAMENTO DE MARCA vs GENÉRICO vs SIMILAR


Muito se tem falado àcerca da substituição de um medicamento de marca por um medicamento similar com o mesmo princípio activo.


Não sou a pessoa mais indicada para falar sobre o assunto, porém, como parte interessada acho uma matéria bastante pertinente para motivo de reflexão.


Pelo que sei um medicamento de marca é um produto testado cientificamente, é inovador para combate a determinada patologia, fez o seu percurso centífico e, como tal, responde por todos os testes e longo tempo de pesquisa até à sua aprovação pela comunidade científica.


Um medicamento similar é um medicamento com o mesmo princípio activo, apresentando a mesma concentração, forma farmacêutica, via de administração, indicação terapêutica do medicamento de referência, mas não é bioequivalente, pois apesar da qualidade assegurada pelo Ministério da Saúde, não passou por testes de bioequivalência.


A diferença entre medicamentos genéricos e medicamentos similares é que o genérico traz na embalagem logo abaixo do nome do princípio activo a frase: " Medicamento Genérico - Lei 9.787/99".


Os remédios similares que eram comercializados sómente pelo nome do princípio activo, são obrigados a uma marca comercial ou nome do laboratório fabricante agregado à denominação do princípio activo.


Assim sendo temos um medicamento mais barato que combate da mesmíssima maneira a patologia do mesmo modo que faria o medicamento de marca!


Então qual é o problema!?

quarta-feira, 1 de abril de 2009

BREVE REFLEXÃO SOBRE A FIGUEIRA

Li há dias um artigo de opinião que vinha num jornal diário que achei deveras pertinente e que vem ao encontro das preocupações que motivaram o nascimento deste blog.

Diz o artigo sobre a nossa LINDA FIGUEIRA que esta se encontra, e cito "... num estado de anemia... falta claridade à Figueira... não se vislumbra luz no horizonte sombrio... vive de coisas pequenas e efémeras (S. João e Carnaval)... onde até mesmo as pequenas coisas falham... falta de rumo... subaproveitamento da belíssima marginal e da localização geográfica fantástica ligada por auto-estrada Lisboa-Porto... proximidade a Coimbra (e eu acrescento Aveiro)... Fátima, e com acessos directos a Espanha".
Diz tambem " ...É absolutamente incompreensível o estado catatónico da Figueira fechada sobre si mesma".

Ora eu não poderia estar mais de acordo com este artigo do Ricardo Castanheira.
É deplorável, revoltante, humilhante que uma das mais lindas terras do nosso país não tenha evoluído, acompanhado os tempos e, pelo contrário, tenha regredido, parado no tempo, absolutamente ultrapassada pelas cidades que lhe estão mais próximas!
Logo ela que já foi o centro do glamour, cantada e celebrada por poetas, escritores e pintores!

Que têm os figueirenses a dizer de toda esta situação?
Será que vos agrada a fachada do casino? O " assassínio" do nosso jardim? A falta das mais variadas infra-estruturas, a falta de resposta para a zona industrial, um comércio que nem comento, a degradação de variadíssimos pontos da cidade. E, sobretudo, que se continue a pensar a Figueira exclusivamente em função do Verão e da praia, sendo todos os outros meses do ano o que nós todos sabemos...

Digam da vossa justiça.
Espero por vós!