terça-feira, 1 de dezembro de 2009

TRATADO DE LISBOA



PAZ
DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO
COESÃO
DEMOCRACIA
ALTERACÕES CLIMÁTICAS
JUSTIÇA
EFICIÊNCIA
MAIOR PROTAGONISMO MUNDIAL, etc.

Hoje, 1 de Dezembro de 2009, foi um dia histórico para Portugal. Entrou finalmente em vigor o TRATADO DE LISBOA!
Com este tratado renasce a esperança de uma maior coesão entre os estados membros.

Uma Europa mais solidária onde os cidadãos tenham voz, uma definição mais clara do que se faz a nível europeu e nacional.

Uma Europa mais eficiente com regras de votação e métodos de trabalho simplificado para um funcinamento mais racional e mais adaptado a uma Europa com 27 Estados-Membros.
Uma Europa de direitos e valores, liberdade, solidariedade e segurança na defesa dos valores da União. Introdução da Carta dos Direitos Fundamentais, com a garantia de uma melhor protecção para os cidadãos europeus. Luta contra o crime e o terrorismo nas novas disposições, em termos de protecção civil.

A Europa assume um maior protagonismo na cena mundial, através da política externa da União Europeia com a adopção de novas políticas na cena internacional.
Uma maior preocupação com as alterações climáticas com a adopção de medidas urgentes.
Estas em síntese algumas das novas disposições no palco da União Europeia
Era muito BOM que tudo isto se tornasse uma realidade com o TRATADO DE LISBOA.

12 comentários:

  1. Não esquecer o empenhamento de José Sócrates para que fosse assinado e acorddo o tratado de lisboa. A memória é curta e os delatores andam preocupados em faits divers como "escutas" de palhaçada.

    ResponderEliminar
  2. Era bom mesmobom que a palavra solidariedade fosse uma pratica corrente,o que acontece é que ela fica muito bem nos discursos mas depois é o desemprego são as crianças com fome é o planeta quase a rebentar tudo a bem do capital.25 de Abril de cravos e eles politicos dão nos todos os dias os cravos das ferraduras e bem duros.Veja se o que se passou por aqui nas ultimas eleições os amigos aqui ao meu lado,mas entram de pés de veludo até dão tudo .E já andam na moscambilha para segurar o seu própio umbigo que jó o têm bem desenvolvido mas enfim são os politicos que temos e ninguem os manda dar uma volta estão agarrados ao poder uns pequenos Salazares.

    ResponderEliminar
  3. Hoje comemora-se o 1º de Dezembro de 1640 e o tratado de Lisboa. Dois eventos de sinal contrário: enquanto no primeiro retomámos a independência e sacudimos Espanha no segundo estamos a compromotê-la, submissos à UE, com um tratado que não foi referendado nas urnas.
    Fica o benefício da dúvida porque como diz o velho ditado: "a ver vamos como dizem os cegos"!...

    ResponderEliminar
  4. Muito boa a assinatura deste tratado. Tenho confiança no futuro da aplicação na prática deste tratado de lisboa. Os problemas relacionados com alterações climáticas já estão a mexer.
    A globalização e a União Europeia vão dar cada vez maior visibilidade aos atropelos sociais.
    Os governos têm que se acautelar porque quando tudo estiver amexer os atropelos ficaraão muito mais expostos.
    C.C.

    ResponderEliminar
  5. É um grande orgulho e prestígio para Portugal um tratado da Europa ter o nome de Lisboa, prova do empenhamento do governo português.
    Realmente mordem Sócrates mas ele ergue-se sempre vitorioso. É uma chatice para muitos que se ouvesse eleições ele ganhava outra vez.

    ResponderEliminar
  6. Estou de acordo com odas 21 44 .A oposição que tenha tino porque se repetem eleições desta vez é maioria absoluta e mais nada.

    ResponderEliminar
  7. a minha esperança ainda é grande,tudo se regenera e estou convencido que ainda existem seres humanos com qualidade e força para se poder dar a volta a isto tudo.sei que o sofrimento é grande sei que a crise é internacional mas se todos nós fizermos um esforço chegaremos ao caminho desejado.

    ResponderEliminar
  8. Eu acho que só podem vir coisas boas destes tratados. Acho mesmo que é um passo de gigante para uma maior cooperação em todos os campos entre a União Europeia e até perante os outros países que terão de passar a olhar para a Europa com outros olhos.

    ResponderEliminar
  9. Lamento mas não partilho de tanto entusiasmo.
    O grande objectivo ( o real não o proclamado) do tratado era simplificar o método de votação e acabar com muitos dos vetos. Pelo caminho dar mais alguns poderes ao Parlamento Europeu. Não vai alterar grande coisa em termos de política externa. Não desburocratiza os procedimentos e mantém uma máquina de gestão cada vez mais gorda. Este tratado não vai resolver nenhum dos problemas de fundo do desenvolvimento europeu por uma simples razão, eles são internos ( dos estados) e cada país tem problemas muito específicos.
    Se não resolvermos os nossos problemas não à tratado que o faça por nós. Basta olhar para trás.

    ResponderEliminar
  10. Grande vitória de José Sócrates. A mediação dele foi vital. É uma luta ganha. Como vão ser ganhas todas as outras.Se hoje houvesse eleições voltava a ganhá-las. Os delatores sabem bem disso, por isso inventam mas não têm coragem para apresentar uma moção de censura ao governo. Essa é que é essa.

    ResponderEliminar
  11. Pinto Balsemão alerta que o PSD caminha para o suicídio colectivo
    O alerta foi dado ontem por Pinto Balsemão que acredita que oPSD caminha para o suicídio colectivo e defende que se encontre uma liderança forte para os sociais-democratas. Balsemão afirmou ontem à noite, numa conferência sobre os 35 anos do PSD que o próximo líder tem que ser capaz de promover o partido como reformista e inovador

    Até ele sabe disso!!!

    ResponderEliminar
  12. "A mediação dele foi vital" Tenha calma.Vital foi a frança e a srª. Angela Merkel.
    A Diplomacia Portuguesa está de parabêns agora não vale a pena exagerar.

    ResponderEliminar