domingo, 13 de dezembro de 2009

TGV... TUDO BEM! E A SAÚDE? E O RESTO?


O primeiro troço do TGV arranca na segunda metade de 2010. O custo ronda os 1359 milhões de euros, um valor cerca de 900 milhões abaixo da estimativa inicial. O estado pagará cerca de metade da factura até 2015 e os restantes 67% até 2020!

Não sou contra a modernização do país, bem pelo contrário ela será essencial para se dar o salto qualitativo que o país merece e necessita para acompanhar os outros países da europa, nossos vizinhos. O que pergunto é se eventalmente não poderia ser adiado por mais dois ou três anos até que o país se consolidasse mais e se atacassem prioritariamente os graves problemas que afligem a nossa sociedade, nomeadamente:


  • A SAÚDE

  • O DESEMPREGO

  • O TRABALHO PRECÁRIO

  • O ENSINO

  • A FOME (porque já há muita fome e pobreza neste nosso Portugal!)

Hoje mesmo, ao ler o D.C. deparei-me com uma notícia (entre muitas outras), que me deixou perplexo! "Enfermeiros do INEM suportam custos de oxímetros para ambulâncias"!!!

Diz a notícia que o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), não oferece oxímetros de pulso às ambulâncias de Suporte Imediato de Vida (SIV), desde FEVEREIRO(!!!), na região centro! São os próprios enfermeiros que para garantirem socorro às vítimas pagam os oxímetros do seu próprio bolso!!! De notar que se trata de medidores de oxigénio no sangue , medida de diagnóstico importantíssima para se aferir da situação do doente!!! O dirigente sindical José Carlos Martins denuncia a situação apelidando-a mesmo de "Gravíssima, incompreensível e inqualificável", e eu acrescento VERGONHOSA!!!

Os doentes são o dobro, as camas são as mesmas e o pessoal médico e de enfermagem diminuíu substancialmente... Estão oitenta novos enfermeiros à espera de luz verde para avançarem, mas a tutela mantem-se em silêncio, com o pessoal de enfermagem a ameaçar tomar medidas drásticas já a partir de Janeiro. De notar que estes oitenta enfermeiros são só para o INEM, e os hospitais e centros de saúde que estão a rebentar pelas costuras?

É tudo isto que me aflige e preocupa. Avança-se para o TGV, mas com listas de espera para operar doentes oncológicos, já não falando das outras operações, sem camas em número suficiente, sem mais pessoal médico e de enfermagem, daí como tenho dito várias vezes ocorrerem MORTES ABSOLUTAMENTE DESNECESSÁRIAS.

Poderá acontecer com qualquer um de nós, em qualquer hospital deste país!

Muitas das nossas crianças andam mal alimentadas e mal cuidadas, aprendem em escolas degradadas, muitos dos seus pais estão no desemprego, vivem em lares onde há violência e carências de toda a ordem, mas nós vamos ter o TGV... TUDO BEM! E A SAÚDE? E O RESTO?

24 comentários:

  1. Sr. Administrador do blog nós sabemos que o TGV tem que ser uma realidade e que há fundos que se perdem se se adiasse mais tempo.
    De qualquer modo o que diz a seguir faz sentido, TGV é para avançar, mas as medidas para optimizar o serviço de saúde, onde cada português seja tratado com a dignidade que merece, o desemprego, a fome como diz e muito bem também devem ser atacados em simultâneo, senão a evolução do país com o TGV não faz muito sentido. Tudo é importante, e o TGV tinha que ser agora.

    ResponderEliminar
  2. O TGV não era agora. Os portugueses estão com outras necessidades mais urgentes. É um perfeito disparate e uma megalomania do Sr. Sócrates. Só ele mesmo.

    ResponderEliminar
  3. O primeiro-ministro gosta é de progresso e modernidade, pois é, nada contra. Mas fecha os olhos ao desemprego e á pobreza envergonhada que por aí anda.Isso a ele não lhe diz nada. Que interessa se há TGV e o país fica mais moderno?

    Maria Salomé

    ResponderEliminar
  4. Quando se têm ordenados chorudos para gastar em viagem de TGV é bom haver progresso e igualar a Europa. Agora para os outros milhares de portugueses que lutam por um emprego, para ter pão para os filhos e dinheiro para as despesas o TGV não deve fazer muito sentido, e esses são a grande maioria, infelizmente...

    ResponderEliminar
  5. O país está em crise? qualcrise? Olhem que não dei por nada! Andam a sonhar... fome, falta de assistência, desemprego, até parece!
    Os prédios mais caros são os que mais se vendem, o mesmo com os carros topo de gama. As lojas dos grandes costureiros franceses não param de abrir em Portugal. Os Personnal tainer e os SPA de luxo estão sem mãos a medir. Onde é que está a crise???

    BASTA!

    ResponderEliminar
  6. PERSONNAL TRAINER, I mean!

    BASTA!

    ResponderEliminar
  7. Carros topo de gama etc......Pois bem: O problema reside na nossa atitude cívica.Hoje ,hoje , e quem vier por trás que feche a porta. Tem haver com valores, de familia , de sociedade, etc etc.Já nem a igreja tem mãos nisto. Estamos numa fase de ciclo "por ventura irreversível" que tem um percurso a ser percorrido #comparável a outros ciclos da nossa história". Saibamos então " os responsáveis/interessados" minimizar os efeitos negativos.
    Cumprimentos ao Bloguer.
    Em Buarcos

    ResponderEliminar
  8. Como é que o governo pode fechar os olhos, com o que se passa à sua volta com aquilo que diáriamente nos mostra o sofrimento, o desemprego e a fome o povo português está a sofrer. É imoral os oredanados de certos tubarões da área financeira, o lucro de certos grupos económicos que pagam ordenados miseráveis (aí já não é necessário igualar o progresso da Europa...), o dinheiro que sai do país para paraísos fiscais, e a fuga ao fisco de muitos "ricos" da nossa pátria.
    Que país é este de desigualdades vergonhosas, onde só os que mais trabalham e sofrem levam com a crise em cima dos ombros. Como é que se pode começar uma casa pelo telhado!?!?!?!?
    Zé Povinho

    ResponderEliminar
  9. Tem toda a razão e o resto???
    E o TGV é só para irmos até Espanha mais depressa!!! porque não passa disso. Quanto aos postos de trabalho que se vão criar não são tantos como se pensava, e nem sequer nos vai ligar aos outros países porque a ser assim não era este o traçado dentro de Espanha. Vai servir para os Espenhóis escoarem mais rapidamente os seus produtos para o nosso país que já está colonizado com tanta marca espanhola.
    É para isto que o país se vai endividar e deixar de acudir como deve às aflições dos portugueses.

    ResponderEliminar
  10. Já tinha dito alguma coisa sobre o TGV.Não me admiro nada com os comentários.Virão dos politicos nacionais e locais e de outrs Cvacais que dirão nim.Parabens ao PCP este sim está e esteve sempre do lado do desemprego e apoiam cominteligência.De que lado esteve sempre o PPD o CDS e o Cavaco?Do lado do capital apoiando todas as privatizaçôes quer na sa´de quer na banca veja se a CGD.Esta é a altura dos nossos empresários agorrarem este projecto com toda a força ou querem ficar para trás?Quanto ao SNS não é dos melhores da Europa?Compare se por exemplo com o dos EUA,mas que diferença^Não queremos diminuir o DC reduzir aviões no espaço?Entao avancem os comboios e bem.Parabens Eng Socrates

    ResponderEliminar
  11. Eu ainda não entendi bem,até parece que é só Portugal que está em crise e a Europa e o resto do mundo como está?Não foi o CAPITAL que muitos defendem que a criou?Não me digam agora que foi o nosso país que a criou.O que eu verifico é a má preparação dos nossos empresários que estão sempre à espera dos nossos impostos é altura de se modernizarem e sobretudo não desviarem as suas fortunas e colocarem no desemprego os seus operários,eles aprendem bem uns com os outros,também é verdade que existem bons empresários mas a grande maioria são uns abre e fecham enfim é a gente que temos.

    ResponderEliminar
  12. E já agora o que fazem os nossos empresários para que os nossos produtos entrem com mais facilidade no nosso mercado?Não me venham dizer que pagam altos salarios isso não passa de uma treta.Nunca tive noticias sobre penhoras de empresários que fecharam fábricas(diga se seus bens pessoais).

    ResponderEliminar
  13. A propósito do TGV aqui vai um comentário, parcial, retirado do Delito de Opinião:
    "— vamos pagar nos impostos o custo verdadeiro das deslocações em TGV, para o governo impor preços fictícios às viagens e poder fingir que não sai caro;

    — vamos também pagar umas belas comezainas em Madrid a uma certa gente que se porta tão bem à mesa como no Parlamento.

    Podemos continuar a emigrar, que isto já deu o que tinha a dar.

    ResponderEliminar
  14. Não temos dinheiro para andar e pagar as auto estradas que temos. corram para o TGV. as contas da CP são lindas. Fundos comunitários? vejam quanto é.O que vale é que não vai, se tudo correr bem, avançar.
    estamos a caminhar para a asneira total.

    ResponderEliminar
  15. Votei Sócrates e gosto dele, é um homem de fibra e que sabe bem o que quer, e o que quer passa por modernizar o país e abrir fronteiras do saber. Com o magalhães tão contestado ele deu um impulso de gigante ao saber das crianças, com esta atitude futuramente irão ver uma nova geração de cientistas e de mentes brilhantes que farão toda a diferença. Foi um passo de gigante que abriu horizontes a esta nova geração. O TGV é preciso e já se fala dele há muitos anos e Manuela Ferreira Leite sabe-o muito bem...
    Mas a crise está má, tal como o autor do blogue eu esperaria mais um pouco e atacaria os graves problemas da sociedade, que está bem mal.

    ResponderEliminar
  16. Realmente ao que isto chegou nos serviços de saúde os enfermeiros a pagarem material do seu bolso para salvarem as pessoas. Que vergonha de país este. Parece aqueles casebres que miseráveis com mercedes à porta.
    Assim está o TGV...

    ResponderEliminar
  17. Só não enxerga quem não quer...
    Não há condições neste momento para avançar com o TGV, o dinheiro que vai ser canalizado para as obras do TGV, fazem falta nos hospitais, nas escolas, para acudir aos desempregados, para contratar mais médicos e enfermeiros, para dar uma vida melhor aos portugueses carenciados, para matar a fome que já existe, que o autor comenta mas que todos nós sabemos que é verdade.
    O que nos interessa ter JÁ o TGV, sabendo que os portugueses estão a passar mal, andam sempre a apertar o cinto e nem sequer vislumbram uma luz ao fundo do túnel?????

    ResponderEliminar
  18. SIM AO TGV, mas quando a crise passar, agora é um disparate, canalizar dinheiro que faz falta aos portuguesas para megalomanias que podem esperar mais um pouco.

    ResponderEliminar
  19. Lá vem outro o Joao Salgueiro sabe tudo até a crise não é internacional eu gostava de saber quantos empregos ele criou quando foi ministro.A crise foi criada por este Portugal à beira mar plantado.Coitado ele deve ter criado o pleno emprego.O que eu sei esteve sempre ligado ao Capital mas dizendo como Obama encostado aos GATOS GORDOS.

    ResponderEliminar
  20. Não é a primeira vez que o LINDA FIGUEIRA censura um comentário meu ainda que, como ocorreu ontem, fosse inatacável a civilidade do "post" embora contendo uma dura e irónica crítica aos "alhos com bugalhos" de misturar TGV com serviços de saúde.
    Até parece que o LINDA FIGUEIRA não convive bem com a crítica! Ou que por lá há saudosos do lápis azul!
    Publiquem o meu comentário de ontem ... ou sentiram-se atingidos?

    ResponderEliminar
  21. Desculpe,

    Mas o que escrevi é bem explícito!
    Só deve comentar, se achar que vale a pena, e eu só devo publicar se achar a mesma coisa.
    O que eu digo é que o dinheiro deveria ser (em primeiro lugar, antes de TGV´s),canalizado para acudir às necessidades mais prementes do povo portugês, e só depois do país estar mais consolidado se deveria avançar para o TGV.
    Mete-me muita aflição a situação de muitos portugueses. É só isso.
    Misturei porque são casos que necessitam, como muitos outros de dinheiro que vai ser desviado (em grandes quantidades, para outro fim), não é assim tão complicada a analogia.
    De qualquer modo muito obrigado, por ter vindo aqui ao meu blogue.
    Os meus cumprimentos.

    ResponderEliminar
  22. O TGV que se faça quando houver condições para isso. O país está mal das pernas, o desemprego não pára de aumentar e nós vamos pagar tudo isto bem pago com impostos.
    Não é a altura ideal.

    ResponderEliminar
  23. Vamos lá a deixar o Primeiro-Ministro modernizar o país e a ter fé no futuro,melhores dias hão-de vir. O país não pode parar por causa da crise, assim como a Figueira não deve parar. A falta de dinheiro não é motivo para atrofiar tudo. Tem que se avançar.Eu tenho esperança que tudo se vai arranjar e o país vai entrar nos eixos. Assim deixem o homem trabalhar.
    Há muitas preocupações e carências e essas tambem devem ser atacadas com urgência. Mas a máquina não pode parar de maneira nenhuma.

    ResponderEliminar
  24. 10:32 - O seu PS com dois pesos e duas medidas ; lá como cá.(no seu argumento).
    Mas então não deveria tb servir o mesmo para julgar com seriedade todos oe procedimentos dos demais actores políticos.

    ResponderEliminar