domingo, 6 de dezembro de 2009

SOBRE O PARQUE DESPORTIVO DE BUARCOS...



Aqui está uma promessa adiada "sine die" e que pelo andar da carruagem continua a não ver "luz verde" por parte do actual Presidente da Câmara da Figueira da Foz!

A conversa que rodeia o assunto prende-se, segundo afirmam os responsáveis camarários, com:

  • características dos terrenos

  • reserva agrícola

  • reserva ecológica

  • estudo de impacto ambiental

  • e... falta de financiamento

Ainda problemas com expropriações, etc., etc., etc.

Ora esta "explicação" sobre este caso que envolve o Parque Desportivo não "entra" muito bem nos ouvidos dos figueirenses, muito especialmente dos buarcosenses a quem foi prometida a respectiva obra, há já muito, mas mesmo muito tempo!

Daniel Santos do Movimento 100% questionou o presidente João Ataíde sobre esta problemática, mostrando-se mesmo surpreendido com as supostas/ eventuais incompatibilidades dos terrenos para o complexo desportivo.

A contratualização entre a Câmara e a Somague obriga ao pagamento de UM MILHÃO DE EUROS de "indemnização", se a obra não se efectuar! Assim sendo, TODOS PERDEM!

Há que reflectir muito bem em tudo isto. Há que saber honrar os compromissos e não defraudar expectativas. Toda aquela zona necessita de intervenção urgente!

Atenção também à represa de águas que está num terreno de Buarcos, e que ameaça sériamente toda aquela zona envolvente. Nem quero pensar no que poderá acontecer se um dia aquela água toda vier por ali abaixo!!! Aquilo que ali está, REQUER INTERVENÇÃO URGENTE. Ou só se tomarão medidas quando houver uma desgraça???

Aguardamos com expectativa novos desenvolvimentos SOBRE O PARQUE DESPORTIVO DE BUARCOS...

49 comentários:

  1. Mas com toda a franqueza o local não é mesmo indicado para o parque.Só quem tem olhos fechados é que não entenderá isso.Eu que passei lá perto hoje e verifiquei o estado em que se encontravam aqueles solos e ainda não apareceram grandes chuvadas o que será se isto acontecer com a alteração do clima que está aí de altos e baixos lá vai tudo pela agua abaixo.Que me desculpem as gentes de Buarcos.O melhor será outro local

    ResponderEliminar
  2. Será que o Duarte Silva não tivesse uma opinião prévia e tivesse avançado às cegas para um projecto daquela envergadura, sem acautelar minimamente esses pressupostos???
    Acho isso muito pouco provável.

    ResponderEliminar
  3. Se não fosse a teimosia do sr. Paulo Pereira Coelho, o campo de futebol já estaria feito.
    Mas como ele é um lunático (ainda bem que desapareceu)a situaçao está como está.
    Pergunto: se há dinheiro para o golfe, porque não se avança só com o golfe.
    Não sejam mais papistas que o papa. AVANCEM, PORRA...

    ResponderEliminar
  4. Dinheiro para o golfe?
    Onde?

    ResponderEliminar
  5. Tem toda a razão; se há subsidios para construir o campo de golfe, porque se não avança?
    Buarcos merece.

    ResponderEliminar
  6. Eu entendo que devem avançar desde que coloquem lá o Paulo P Coelho o Duarte e outros que defendem o local a estancar as chuvadas quando ocorrerem.Parece me que querem coisa identica como o que se passou em Lisboa há uns anos.E então se a maré estiver alta olhem fica tudo baixo.Eu entendo como são feitos esses estudos e como se compram esses terrenos.Alterem alterem os relevos naturais.

    ResponderEliminar
  7. Já havia verbas destinadas para o golfe sim senhor. Agora já dizem que não há dinheiro para nada.
    Quando convém o disco é sempre o mesmo.
    O Duarte Silva podia ter defeitos mas ele disse que o Parque desportivo de Buarcos era para arrancar o mais rápido possível.

    ResponderEliminar
  8. Eu votei Daniel Santos porque sempre acreditei nele. E se ele se mostra surpreendido com a "conversa" da qualidade dos terrenos, mais razão dá a quem diz que isto tudo é treta para fugir aos compromissos assumidos.

    E quanto à represa com centenas de metros cúbicos capaz de arrasar com tudo ao redor espalhando desgraça, não vão fazer nada?
    Vão ficar de braços cruzados até acontecer alguma?
    M. Salomé

    ResponderEliminar
  9. Quem diz que os terrenos não são bons, é porque não sabe de nada.
    Se o PSD tivesse ganho as eleiçoes... era para avançar. Nem sequer o Zé Esteves valia de nada. Daqui a dois anos estava feito.

    ResponderEliminar
  10. Veja-se o que se tem passado na America Latina e não só.Veja-se o que se passou no vale do Tejo.Veja se o que se passou há pouco tempo em Lisboa e pouca chuva.Este fim de semana com alerta amarelo ficou tudo avermelhado,tenham tino e que as areas de lazer sejam colocadas onde a natureza gosta delas agora só por vaidades pessoais ou bairristas tenhamos cuidado.Infelizmente os politicos alinham nisto,por causa do votito.

    ResponderEliminar
  11. Este das 22 57 deve estar a pensar na profundidade dos solos.Conte me melhor a da represa.

    ResponderEliminar
  12. Buarcos merece mas digam me onde há locais que reunam todas as questões ambientais em Buarcos,DIGAM:

    ResponderEliminar
  13. Este País está cheio de asneiras destas e continuam a fazer se a bem eu sei de que.Com a subida das águas que já está aí quantos pardões se terão de fazer na Figueira para que daqui a poucos anos as casas perto do bar costa não comecem a serem ruídas pelas marés e não só.

    ResponderEliminar
  14. O local está escolhido á dez anos.
    É o terreno a norte da rotunda do fundador dos escuteiros Baden Powel, antes do jumbo.

    ResponderEliminar
  15. Agora vou parar um pouco mas o seu comentário está bom.Mas a questao do BLA BLA´retrata todas estas situaçoes porque tudo mas mesmo tudo é feito em cima dos joelhos.Eu não sei com o avanço climático o que poderá acontecer ao TITANIC

    ResponderEliminar
  16. Só mais um comentário porque amanhã tenho de trabalhar.Eu sei bem onde se situa essa Zona.
    A-Serra ardida
    B-Agricultura zero
    C-Alterações climaticas
    D-Solos carecas
    E-Agua e detritos escorrendo com a maior das facilidades.
    F-Onde vem parar tudo isto?Veja-se o que se passou hoje e alguem me obrigou a parar para ver o que estva em, frente ao centro de saúde uma lastima e choveu pouco.
    Darei maisachegas sobre este e outrs assuntos mas tenho de dormir e a todos obrigado

    ResponderEliminar
  17. A conversa que rodeia o assunto prende-se com o não cumprir o programa eleitoral não é Linda Figueira? Afinal é uma peta que o PS pregou aos eleitores não é Linda Figueira? E a indemnização não é de 1 milhao mas de um milhao e meio. Ou, como diz o Vereador Tavares, um custo praticamente irrisório.

    José Maria Pincel

    ResponderEliminar
  18. Durma bem e bons sonhos...quem sabe se neles não aparece o novo parque desportivo de buarcos e o campo de futebol,porque se não for em sonhos ele nunca mais vai aparecer,vai ser trocado pelo novo parque desportivo do Aprigio.

    ResponderEliminar
  19. É uma pena que os buarcosenses continuem a ser tratados como filhos bastardos. Afinal quando foram feitas as promessas eleitorais ninguém se lembrou que em Buarcos também chove. Isto é gozar com os eleitores. Mais uma vez se confirma que o meu voto nos 100% tinha algum fundamento. Tenham vergonha e honrem os compromissos que assumiram com os eleitores, com os tótós ingénuos que acreditaram em vocês.

    ResponderEliminar
  20. O senhor Presidente da Junta de Buarcos e os seus seguidores, devem estar cheios de vergonha na cara (ou não), depois daquilo que fizeram e disseram, o melhor é olhar para o chão. Afinal tão sérios que vocês são.

    ResponderEliminar
  21. Agora é facil falar.
    Reparou por acaso que a candidata dos 100% á junta de Buarcos, nem sequer se referiu no seu manifesto ao Parque Desportivo de Buarcos?
    Votou em quê?
    CG

    ResponderEliminar
  22. O terreno foi escolhido à 10 anos pelos tipos de atletismo. O projecto foi feito mas não incluia nenhum campo de golf.
    A CM está a querer desculpar-se com questões técnicas uma mera opção política e a quebra de uma das maiores promessas eleitorais.

    ResponderEliminar
  23. mais uma vez, Buarcos fica pelas promessas eleiotrais... Ainda bem, que a obra da rua 5 de outubro, começou no anterior executivo! è uma obra importante para a freguesia de Buarcos, tanto para o turismo como para a população! No fim da obra estar concluída, é necessário dar uso aos espaços que estão a ser criados e usufruir destes!`Penso que esta obra, vai voltar a trazer dignidade a um Buarcos que estava completamente descaracterizado! Pois esta zona, oferece vistas fantásticas sobre o atlântico e tem um vasto património arquitéctónico que não estava a ser respeitado. O comércio poderá tirar partido desta obra, com o uso de espaços de esplanada, etc...mas para isso será necessário um uso cuidado por parte da população, a todos as gentes de Buarcos é necessário a diminuição do uso automóvel na referida rua e ter animo e dinamização naquele espaço!

    ResponderEliminar
  24. hà coisa que não compreendo.Os compromissos devem ser honrados. Este Parque já tem para aí 10 anos. É uma vergonha virem com desculpas esfarrapadas.
    Não têm diheiro peçam-no.
    A Figueira tem que andar para a frente, custe o que custar.
    E vejam lá o caso da Represa, moro para esses lados e não estou para ver a minha casa arrastada por uma enxurrada.
    Confiei em vós.

    ResponderEliminar
  25. Fiz um reconhecimento do local.E para poder dizer mais alguma coisa sobre este assunto tenho de começar pelo seguinte:
    1-O projecto foi aprovado apenas com um parecer prévio.
    2-Quando as questões são prévias,para serem definitivas os pareceres devem estar lá todos.
    3-Lamento que a Somague e a Camara tenham assinado o projecto sem tudo estar clarificado.
    4-Reconheço as dificuldades da câmara actual mas terá de fazer um grande esforço no sentido de concretizar este projecto
    5-Chamo no entanto a atençao no cuidado que deve existir na preservaçao das questoões ambientais.Existem no local pelo menos duas linhas de agua.
    6-Por coincidência discutem se hoje questões ambientais na Europa.
    7-A missão de poluentes para a atmosfera é grave até 2020 reduzir 20%.
    8-Se isto não acontecer a nossa situação vai ser grave já ontem dei algumas achegas e não me vou repetir
    9-Eu não sei se alterações climaticas o que vão provocar,uma coisa será certa chuva,calor,degelo,aumento das marés,desertificação e tudo mais vai acontecer.
    10-E já agora aquela linha de agua está uma vergonha,é necessária a sua limpeza urgente,se estes dias a chuva tivesse sido abundante eu não sei o que teria acontecido,qualquer coisa grave,aquela linha de agua está entupida.
    11-Projecto Desportivo tendo em conta as alterações climáticas.
    12-Verifiquei que alguem está preocupado com a repressa terão que ver essa situação bem vista.
    13-Estou certo que tudo se vai resolver com ponderação.
    14-Mas repito muita ponderação e sobretudo a limpeza que se faça já.
    15-A todos e todas obrigado

    ResponderEliminar
  26. Pois é... se a água vem por ali abaixo, dá cabo da sua vivenda, não é?

    ResponderEliminar
  27. O das 18:02 refere-se á vivenda de alguem, mas seja de quem for pondo em risco vivendas, vidas ou o que quer que seja acho bem que se veja a situação com olhos de ver. porque pode realmente acontecer um desastre.

    ResponderEliminar
  28. Minha não é porque moro em andar e devo dizer em lugar seguro.Apenas lancei questões para a discução.Poderei dar mais contributos se o entenderem.Obrigado

    ResponderEliminar
  29. Sr. ou Srª CG
    Por acaso no meu comentário menciono que votei em Buarcos? Penso que não. Só me leva a crer que está bem informado(a) acerca do programa dos 100% para JFBuarcos. Posso lhe garantir que, pelo que conheço da candidata em questão, é uma mulher "com eles no sítio" e, como oposição vai a todo o custo exigir que se cumpram as promessas e que se honrem os compromissos assumidos com os cidadãos.
    Como vê, não ganhamos mas fizemos e continuamos a fazer mossa.

    ResponderEliminar
  30. A vossa especialidade são "guerras" e provocar atritos, não ganharam mas querem "ser falados" pelas razões piores...
    Guerra é convosco, ódios de estimação também, pedra no sapato, vinganças.
    Fica-vos mal e ainda vos ensombra mais. Têm uma postura muito má e não sabem, perder.
    Essas "vinganças" não levam, a lado nenhum, só vos empobrecem. E já agora não cortem relações com amigos só porque lutaram em lados opostos... ficam mal na fotografia.
    Sandra Curado

    ResponderEliminar
  31. Cara Sandra Curado faça favor de reflectir e apelo à sua memória , por se ter referido a : "guerras" "ser falados" "vinganças".
    São argumentos que colhem bem no comportamento da Concelhia PS e da Secção de Buarcos em particular .
    Os comportamentos são do conhecimento público, e não são nada honrrosos.
    Afinal e sobre os mesmos assuntos, apelidou-se no passado quem estava de "Incompetentes" e " contra Buarcos " etc.
    Não se pretenda agora, passar por inocente e ignorante, até porque os actuais e principais protagonistas políticos do PS hoje tiveram responsabilidades também na anterior legislatura ainda que na oposição.
    Formularam críticas, emitiram opiniões, estiveram no terreno e desenvolveram uma campanha, afirmando ser alternativa e que eram os melhores.
    Pois bem esperamos todos que o sejam : - já agora sem ... "vinganças","perseguições",e sem ódios.
    Buarcos sempre.

    ResponderEliminar
  32. Atenção eu não tenho nada a ver com o PS, eu votei Duarte Silva, nada de confusões. Mantenho o que disse, até por conversas que tenho mantido e pelo que tenho visto. Vocês não souberam gerir a votação que tiveram, e continuam a ter uma postura errada e arrogante.
    Sandra Curado

    ResponderEliminar
  33. Gostaria de ver limpa a vala em frente ao centro de saúde porque para a semana o tempo vai piorar,é mesmo urgente eu não quero ter a verdade e se vier a ter,vai ser muito mau.

    ResponderEliminar
  34. Pode ser "perigoso", diz um vereador. "Nem à bomba rebenta", responde o dono.

    Uma represa de águas construída num terreno particular, em Buarcos, na Figueira da Foz, há quase uma década, está a gerar discórdia. Pode ser "perigosa", alerta o vereador Miguel Almeida. "Nem à bomba ela rebenta", diz o dono.

    "A represa tem uma quantidade de água que impressiona. Imagine que rebenta. Já aconteceu noutros lados, com construções feitas de forma mais sólida do ponto de vista técnico". É Miguel Almeida, vereador da Oposição, quem o afirma, ao JN, perto do local onde se encontra o alvo da discussão. "O centro de saúde de Buarcos e estas casas correm perigo", conclui.

    Estamos no sopé da Serra da Boa Viagem e os hectares em causa pertencem a Orico Santos, o homem que, no início deste ano, cortou o próprio dedo, com um cutelo, em frente a uma juíza, no Tribunal da Figueira da Foz, em sinal de protesto contra o processo de expropriação dessas mesmas terras. Aí deverá nascer o Parque Desportivo de Buarcos, projecto com cerca de oito anos, que está a dar algumas dores de cabeça ao actual Executivo camarário, socialista (ver caixa).

    Mas voltemos à represa. É obra de Orico Santos, que trabalhou na construção civil, em França, durante 35 anos. Tem dez metros de profundidade e, quando cheia, pode concentrar à volta de 100 mil metros cúbicos de água. Tanto, que os bombeiros já ali abasteceram os helicópteros para combater fogos na Serra da Boa Viagem. O vereador social-democrata reconhece que o lago represado "é sempre um suporte em caso de incêndio", mas reitera: "Tem de ter segurança".

    O que causa estranheza a Orico Santos, entretanto aposentado, é o facto de Miguel Almeida ter levantado a questão, na reunião camarária da semana passada, sendo que a represa existe há pelo menos oito anos. "Quando ele [Miguel Almeida] era o braço direito de Santana Lopes, já estava feita e nunca se preocupou!", atira.

    Certo é que o vereador do PSD quer garantias de que a construção cumpre as normas ambientais e de segurança. "Dizem-me que até tem lá um barco! Não é, propriamente, um lago de patos", sustenta Miguel Almeida, para depois rematar: "Ficava descansado se fosse lá o Laboratório Nacional de Engenharia Civil ou uma estrutura similar [fazer a avaliação]".

    Patos tem, barco também. E segurança, segundo o proprietário. "Isto nem com bombas rebenta!", vai repetindo Orico Santos, enquanto aponta, ao JN, os trabalhos feitos, precisamente, para evitar problemas. Maria de Lurdes Moura, utente do centro de saúde de Buarcos, "não tem medo nenhum" da represa de águas, cuja existência desconhecia. "Acho que, se houvesse perigo, já teríamos sido alertados".

    O presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, João Ataíde, também não se mostra preocupado: "Falei com técnicos da Câmara e disseram-me que era uma represa normal, nada de alarmante. Mas vou pedir ao responsável da Protecção Civil para averiguar essa situação", diz.

    ResponderEliminar
  35. O artigo escrito acima está magnífico, muitos parabéns por elucidar desta maneira. este espaço necessita de pessoas de bem como as que têm vindo aqui dar o seu contributo. É um local de debate de eleição por isso faz "mossa" a muitos...
    O Senhor Presidente da Câmara se morasse por estas bandas do Centro de Saúde `na confluência da represa era capaz de não dormir muito descansado. O Miguel Almeida já teve voz e não a usou é certo, mas em qualquer altura é bem-vinda quando se destina a alertar para PERIGO, e é o caso. O Sr. proprietário dizer que a represa não rebenta não dencansa ninguém. Uma pessoa que em protyesto é capaz de cortar o próprio dedo à frente de um juiz, é capaz de tudo e muito mais para defender as ideias deles que são (!?) muito esquisitas...
    SR. Presidente ponha-se no lugar dos habitantes daquela zona. Eu moro em Tavarede mas se morasse ali perto, não dormia descansado!!!!!!!!!!!!!!
    AJA ENQUANTO É TEMPO...

    ResponderEliminar
  36. O post das 23.34 foi publicado no J.N.
    Peço desculpa pela omissão.

    ResponderEliminar
  37. 100 mil metros cúbicos de água numa represa "ad hoc"!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Coitadas das pessoaqs que vivem ao redor dessa "aberração"!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    O SR. Presidente agora que está alertado para este facto vai dormir descansado sabendo o PERIGO deste atentado público??????????????????????????????
    Nunca pensei numa coisa destas nesta terra onde todos fecham os olhos a tudo!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  38. Agora já estao a entender os alertas aqui levantados são grandes . Barragem,linhas de agua ribeiros entupidos,solos carecas,alteraçoes do clima que boa granada aqui se encontra.

    ResponderEliminar
  39. E querem ali fazer um campo de futebol???
    Só se quiserem outra barragem (o próprio campo)!
    Tenham juízo!
    A história do Parque Desportivo de Buarcos:
    "O Santana mais o Miguel passaram ali uma certa noite, depois de uma noitada bem passada numa discoteca do concelho, já com uns whiskys bem bebidos e pararam o carro, em cima do viaduto da rodovia.
    Vieram à rua "apanhar ar" e o Santana que nunca tinha reparado naquele local, exclama para o seu seguidor fiel:
    Tive uma grande ideia!
    Vamos fazer disto um campo de golfe!
    Como quase todas as suas ideias, também esta passou a lei!
    REN? - Não interessa!
    RAN? - Para que serve?
    PDM? - Que se lixe!
    Quanto custa? - Que interessa? Não vamos pagar!
    Projecto? - Faz-se como os outros concepção / construção!
    Concurso público? Nem pensar! Dá muito trabalho, demora muito e ainda vêm para aí uns gajos que a gente não gosta!
    E pronto! O magnânimo Santana acabava de ter mais uma das suas ideias brilhantes e alguns Buarcosenses que já o idolatravam, começaram a pensar em substituir a Sra. da Encarnação por uma estátua a S. Santana!
    Nos oito anos que se seguiram, como em quase tudo, Duarte Silva limitou-se a seguir escrupulosamente as "pisadas do messias".
    E chegámos aqui!
    Os novos inquilinos da Câmara, na campanha desunharam-se para se colar ao Santana, como única forma de ganhar a coisa, agora repararam que:
    Não foi alterado o PDM (em 10 anos!);
    Não têm dinheiro;
    E... melhor de todas!Não conseguem fazer ali um campo de golfe! Será talvez mais fácil, económico e viável (dados os desníveis de terreno e linhas de água)promover um clube de montanhismo ou umas pistas de desportos radicais.
    A não ser que ponham lá o Santana, o Miguel e o Duarte Silva a transportar os golfistas, talvez nuns jumentos, de buraco para buraco.
    Pobre Figueira!

    ResponderEliminar
  40. Ao das 16 59 muitos parabens pensamos do mesmo modo gostaria de o conhecer para o cumprimentar pessoalmente.Eu fui ao local e dei volta a tudo que está por lá.Como já dei varios contributos nesta pagina vou passar para a seguinte.

    ResponderEliminar
  41. O anónimo das 01:17 não está minimamente dentro do assunto e só diz asneiras.
    O projecto do Santana, do Miguel e da junta de Buarcos, era pura e simplesmente um campo de futebol com pista de atletismo e os respectivos apoios, balneários e bancadas.
    Inclusivamente foi a concurso publico.
    Só que entretanto apareceu o sr. Paulo P. Coelho que quiz fazer um Parque Desportivo com golfe e outros afins. conclusão: deu ASNEIRA...

    ResponderEliminar
  42. Cuidado com verbas, com dinheiros e coisas que não se podem provar. Pode-me arranjar problemas.
    Reformule por favor o que escreveu porque estava muito bom, mas evite falar em dinheiros nomeando o nome aos santos...

    ResponderEliminar
  43. Eu acho que o Parque Desportivo tem que arrancar, foi uma promessa do actual presidente durante a campanha eleitoral, e toda a zona é fantástica para esse projecto. O que andam para aí a dizer é cantiga para ajudar a explicar a actual postura da Câmara, para ver se pega.

    ResponderEliminar
  44. Parque Desportivo já.
    Buarcos sempre

    ResponderEliminar
  45. O anónimo das 14 hors tem toda a razão. Foi exactamente o que se passou. O projecto integrava exactamente o necessário para a practica desportiva virada á população principalmente os jovens, mas o megalómano chegou e mandou anular tudo para iniciA O GRANDE EMBUSTE DO GOLFE, PARA QUEM? jÁ AGORA ALGU´M FALE DOS PROPRIETÁRIOS QUE RECEBERÕ TOSTÔES POR ALGO QUE VALERÁ OU CUSTARÁ MILHÕES...

    ResponderEliminar
  46. Temos aqui um "poupadinho" que pensa pequeno. Aquele tipo de gente que só quer pintar as fachadas das casas deixando os buracos para poupar.
    A Figueira quando fizer alguma coisa, que faça em grande1 Obra pequena já cá existe muita.
    Este tipo de pessoas pensa pequeno, em projecto que passados 2 ou 3 anos estão completamente ultrapassados e já existem noutras paragens. É por causa destes "Pump's" que a Figueira não anda para a frente nem se moderniza. Tudo para eles é de cortar, um campo de golfe p'ra quê? Uma grande superfície com as lojas que nós procuramos em Coimbra p'ra quê, o comércio tradicional CARíssimo e sem qualidade é que é bom, hotéis, cafés, esplanadas, piscina, arranjo dos prédios degradados, animação atração de investimento, empregos para os jovens, dinamização da zona industrial, arranjo de ruas e passeios, arranjo do matagal do jardim, modernização, progresso concertado com as caracteristicas da cidade, é mentira, não vale a pena, é um disparate, deixem estar como está, pequeninos, atrasados no tempo, cidade dormitório, cidade sazonal, assim é que está bem. Mexer pr'a quê???

    ResponderEliminar
  47. Ao anónimo das 9:22:

    Pois o problema foi esse mesmo.
    É que depois do campo de futebol estar construido viriam as outras estruturas (golfe, centro de estágios,etc)

    Costuma ser assim primeira come-se as torradinhas com manteiga e só depois é que se come a o bife.
    Ou na sua terra é ao contrario?

    ResponderEliminar
  48. O meu medo é que fiquemos sempre pelo pão com manteiga. Mas já agora é melhor que pão seco...

    ResponderEliminar
  49. Não se deve ter medo em nada como alguem diz mais atrás,devemos é participar activamente em tudo.E já agora vou contar,o senhor W vendeu zona industrial por X,mas apareceu o senhor Y que leva tudo a tribunal e retira tempo depois e o mal esteve por o senhor comprar novamente por muitos XXXXXXXXXXXX e ainda com precentagem quem vendeu ,nas vendas feitas 20% por metro quadrado.Aqui está as defesas.Francamente mas esta não mente.

    ResponderEliminar