quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

PORQUE NÃO UM NATAL SOLIDÁRIO?



Tenho pensado muito nos que mais sofrem, nos que pouco ou nada têm no dia-a-dia, naqueles que passam fome e frio, que vivem em casas miseráveis, que não têm uma boa cama para se deitar, bons cobertores para se aquecer, e que andam desagasalhados, com frio no corpo e na alma, sem comidinha quente que lhes dê a força necessária para enfrentar a vida! Tenho pensado muito nos velhinhos, tristes e sós, mal nutridos e muitas vezes abandonados à sua sorte, sempre à espera de um carinho, de uma amabilidade, de alguém que se lembre deles, os visite e os ouça contar as suas histórias repetitivas mas contadas sempre como se fosse a primeira vez que as contam...

Tenho pensado muito nos doentes, é muito triste estar doente, é doloroso e redutor, acabrunhante e opressor. Os doentes precisam de cuidados médicos e de humanidade, compreensão e carinho, esperança e dedicação total e absoluta! E uma criança doente? Como é penoso ver um pequeno ser indefeso a lutar contra a doença!

Neste Natal vamos mudar um pouco que seja a nossa maneira de ver a desgraça ao nosso redor!

Se todos fizermos um pouco, um grão de areia que seja, conseguiremos fazer um monte!

Sei que temos uma belíssima instituição na nossa terra que é digna de toda a nossa admiração, a CRUZ VERMELHA que está a fazer um trabalho de Paz, de Amor e de dádiva na nossa terra, veste, calça e alimenta carenciados todos os dias.

Sei que o Sporting se prepara para dar um Jantar a todos os carenciados que ali acorram na noite do dia 19. Ouvi dizer que na Junta de Freguesia de São Julião estão a receber donativos para carenciados, artigos de primeira necessidade, arroz, massa, farinha, açucar enlatados,etc., e agasalhos. Porque não ajudar quem mais precisa, não custa nada e sabe tão bem! Que todos e cada um de nós sinta que é preciso ajudar o seu semelhante, aquele que teve menos sorte nos caminhos da vida...

Porque não um NATAL SOLIDÁRIO?

15 comentários:

  1. E para completar a do olhe esse apoia tem sido para UNICEF AMI Amnistia Internacional e em Associações onde as crianças mal tratadas se encontro.E aqui fica um pedido a todos os vossos pontos do 96 Telemóvel ofereçam à UNICEF quem o fizer merece um grande abraço porque vai matar a fome a muitas crianças deste planeta que passam momentos aterradores como eu conheço.

    ResponderEliminar
  2. Todos os apoios são uma ajuda preciosa. mas vamos pensar um pouco nos carenciados da nossa terra.Há muito tempo que andava com ideias de dar um ou dois cabazes de Natal para os mais desfavorecidos, já sei onde vou entregá-lo à nossa freguesia para ajudar os necessitados da Figueira.
    Obrigado pela sua informação e pelo apelo que faz, espero que os corações se sensibilizem e ajudem outros seres humanos em dificuldades. Quem dá fica sempre mais rico. Acho que S. Julião está a fazer um bom trabalho recolhendo bens essenciais.
    Parabéns e um Feliz Natal!

    ResponderEliminar
  3. É uma ideia que vou por em prática, fazer bem dando alguns géneros que vou entregar na Junta de Freguesia. Agradeço a ideia, possa ela ter eco em todos os que aqui vêem.
    Bom Natal.

    ResponderEliminar
  4. Quando uma pessoa dá alguma coisa que pode ajudar a minorar o sofrimento e as carências de outro ser humano, fica mais rica.
    Já há muito tempo que não sendo rico, pratico o bem, ofertando o que me é possível e sinto que sou mais feliz e ajudado por isso mesmo.
    Que todos sintam o apelo de praticar a solidariedade tão necessária nos tempos difíceis que atravessamos, há muito desemprego e muita fome envergonhada.
    Felizes Dádivas!

    ResponderEliminar
  5. Toca toda a gente a praticar o bem. Não custa nada. Vamos todos ajudar, é só dar um pacotinho de arroz, ou massa, ou açucar. Um só pacote já é bom. Vamos mobilizem-se e sensibilizem-se, é tão bom dar...

    BASTA!

    ResponderEliminar
  6. Já há muito tempo que pensava com os meus "botões" que gostaria de ajudar o próximo de uma maneira útil. Aqui está uma boa sugestão!
    BOM NATAL

    Tó Santos

    ResponderEliminar
  7. Cerca de uns oitenta carenciados a jantar bacalhau com todos, brôa, pão, azeitonas manteiga, bebidas e doce. Estavam felizes e conversavam animados uns com os outros. É esta solidariedade que se deve enaltecer. De parabéns o Sporting e quem com ele colaborou. Passava ali quando reparei naquela moldura humana e parei para ir ver e o que vi deixou-me comovido. Gosto de ver a minha Figueira solidária.
    UM SANTO NATAL!

    ResponderEliminar
  8. Olhem façam bem aos outros eu já fiz a minha parte, já fui levar géneros e sou voluntária.
    É muito enriquecedor para quem ajudamos e para nós. Sejam solidários e sentir-se-ão melhor na vida!

    S. Curado

    ResponderEliminar
  9. PESSOAL DA FIGUEIRA OUÇAM O MEU APELO E VÃO À
    JUNTA DE F. DE SÃO JULIÃO LEVAR GÉNEROS E ROUPAS, FUI SABEDOR QUE OS APELOS DE FOME E FRIO QUE ALI CHEGAM DIARIAMENTE SÃO IMENSOS.
    AJUDEM QUEM PRECISA:
    BOM NATAL LINDA FIGUEIRA E PARA TODOS VÓS!

    ResponderEliminar
  10. Realmente Linda Figueira, você foi um acontecimento na blogosfera figueirense, e só por... pode ser contestado. Os seus dois textos de Natal são tocantes e maravilhosos. Os meus mais sinceros parabéns e votos de Um Natal tão Feliz como desejo para mim.

    ResponderEliminar
  11. Tenho gostado dos comentários que leio ainda e BEM há muita gente com um grande coração como é bom notar essa virtude.A reconpensa virá

    ResponderEliminar
  12. Por favor vamos todos dar as mãos e ajudarmo-nos uns aos outros. Ajudem e serão ajudados de certeza. Aceitem o apelo do Linda Figueira e Tenham todos e o Linda Figueira um Feliz Natal.

    ResponderEliminar
  13. É tão bom ajudar quem precisa. Neste Natal seja solidário e faça bem ao seu semelhante. Ficará mais feliz, acredite!
    BOM NATAL A TODOS.

    ISA

    ResponderEliminar
  14. Então já alguem seguiu a sugestão do Linda Figueira e foi dar donativos para quem deles tanto necessita?
    Vá lá não custa nada levem nem que seja um pacotinho de arroz. Mas façam alguma coisa pelos mais desprotegidos. O povo português sempre foi solidário, e o mais engraçado é que as pessoas que menos posses têm são geralmente as que mais acodem aos outros, mais ajudam mas esses não devem ter acesso a este apelo.
    Por isso por favor façam-no vcs que podem, e que concerteza ficarão mais ricos interiormente por ajudarem os que menos sorte têm.
    UM SANTO NATAL ao Linda Figueira e para Todos Vós.
    E Pratiquem o bem, não custa nada e enriquece!

    ResponderEliminar
  15. LINDA FIGUEIRA a grande maioria gosta é de "guerras", são pouco sensíveis a estes apelos,o que é lamentável porque se todos fizessem um pouco que fosse as coisas não estariam tão difíceis.
    Não é por dever é por consciência.

    ResponderEliminar