quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

ONTEM HOUVE "GUERRA" NA ASSEMBLEIA MUNICIPAL!!!


Não foi nada pacífica a primeira Assembleia Municipal ordinária. Na berlinda o CAE, a Figueira Grande Turismo e o encerramento da Universidade Internacional. No período antes da ordem do dia foram gastas 3 horas, o que levou a sessão a prolongar-se noite dentro!

CAE e a FGT foram os assuntos mais "quentes" da sessão. Lídio Lopes do PSD crticou o PS por andar em "desnorte" relativamente às duas empresas municipais o que faz passar uma "imagem negativa" para o exterior. Disse que a companhia de bailado "Vórtice" primeiro seria para ficar instalada na Quinta das Olaias, depois deu-se o dito por não dito e já não seria assim... finalmente voltou-se outra vez atrás e parece que vão mesmo ficar ali instalados!!! Lá decidiram...
  • Lídio Lopes questionou: os custos e o modelo jurídico entre o director do CAE (Rafael Carriço), a Câmara e a companhia de bailado Vórtice, temendo terem sido decisões precipitadas a estar na génese de tudo o que terá levado a estes acordos.

António Jorge Pedrosa, do movimento 100%, não foi mais "brando", muito pelo contrário!

  • Apontando o dedo ao CAE afirmou:que o modelo de gestão que foi adoptado era de "suicídio" do ponto de vista financeiro, apesar de ser de enaltecer culturalmente.

As respostas mais "afiadas" vieram da parte do socialista Luís Castro que para abertura das hostilidades da bancada socialista refere logo de rajada:

  • Que: "o festim da FGT acabou!". Salientou que a FGT no ano passado gastou 3,2 milhões de euros e teve um prejuízo de 2,7 milhões, sendo uma empresa gastadora e um caos financeiro... afirmando que a FGT deu um prejuízo de 6 milhões de euros só nos últimos 2 anos!!!

  • É por isso, diz: estar mais que justificada a entrada de mais vogais para o Conselho de Administração, respectivamente António Tavares para resposta à parte cultural e Isabel Cardoso pela àrea das finanças,tendo por objectivo o alcance de determinadas metas .

  • Luís Castro afirmou ainda que: A Câmara está um "caos" para não dizer um "coma financeiro!" e (em discurso directo), "vocês PSD" é que o provocaram, tendo funcionários que ganhavam 700 euros de ordenado mais 1.400 euros como complemento!!! Com esta nova gestão vai haver redução de despesas na ordem de 34% na FGT e no CAE.

Foi também falado o assunto, referente ao encerramento da Universidade Internacional, levado à discussão por intermédio da jovem deputada do PSD Ana Oliveira que referiu:

  • É preocupante a situação do Ensino superior na cidade. Não são conhecidas quaiquer soluções nesta matéria , o que compromete o futuro do concelho. Perguntando ainda: qual será o futuro daquelas instalações e qual o prazo de retorno das mesmas para a tutela do município.

João Carronda (PS), apelou para que se verifiquem todas as vigarices que andaram por aquela instituição o que só prejudicou os alunos, nomeadamente no pagamento de propinas quando o fim das aulas já estava previsto.

O presidente da Câmara informou que é sua intenção não acabar com o ensino superior no nosso concelho. Mas foi dizendo: não a um pólo a "todo o custo", mas sim à qualidade e de acordo com a nossa realidade! Referiu andar já a fazer contactos junto do Instituto Politécnico de Coimbra e da Universidade de Aveiro para um pólo com várias valências. Voltando a falar na Aldeia do Mar e um Centro de Investigação a ser "encaixado" no âmbito do Ministério da Educação ou do QREN.

Uma sessão muito acesa que acabou altas horas...

Tudo espremido o que dará? Terá sido tudo devidamente acautelado?

A mim parece-me muito bem o corte nas despesas absolutamente incríveis, mas isso virá a ser uma realidade no terreno? E os espectáculos do CAE, continuarão a ter qualidade, ou aquela casa passará a ser mais uma entre as outras sem a qualidade que a distinguia?

É evidente que o despesismo e o grau de prejuízos acumulados são absolutamente demolidores, mas será que nesta nova gestão continuaremos a apreciar obras que só eram visíveis em grandes cidades como Lisboa e Porto? E a criar-se uma nova instituição de Ensino Superior, virão os novos cursos ao encontro do que os jovens mais procuram???

Ficam estas e muitas outras preocupações no ar...


34 comentários:

  1. A mim parece-me bem o corte nas despesas, não estou para andar a pagar a panç..., mas também digo que o CAE é uma casa de espectáculos diferente com prestígio e com um certo nível a que já nos habituou nos magníficos espectáculos que já desfrutámos e que de outra maneira nunca nos teria sido possível ver.
    Espero que não desprestigiem o CAE e que não façam dele um mero espeço de espectáculos sem nível.
    O CAE era procurado por pessoas que se deslocavam em autocarro para assistir a grandes obras ali apresentadas.
    Não tirem nível ao CAE...

    ResponderEliminar
  2. Cursos de acordo com a nossa realidade!!!!
    Mas qual realidade?????
    Mas que cursos???? Os jovens são obrigados a tirar cusos que só interessam ao sr. presidente e realidades da terra????
    essa é muito boa...
    E pensar em crises de maior tiragem para os jovens, isso não interessa???

    ResponderEliminar
  3. Gostei de ver a bancada do PS. Interventiva e disciplinada. Para quem dizia tão mal dos seus elementos... enfiem a carapuça!
    A bancada do PSD é "one man show", só dá Lídio. Quanto aos 100 % esperava muito mais, não fosse o Nogueira Santos no orçamento e aquilo era uma pobreza.

    ResponderEliminar
  4. É incrível como os PSD's deixaram a Câmara, como é possível um despesismo desta natureza sem se ver a Figueira com obra feita, muito pelo contrário com um atraso bastante grande em relação às cidades congéneres.
    Espero bem que agora haja uma gestão a sério e que não se "atrofie" mais a cidade com a desculpa da falta de dinheiro. Virem-se com sabedoria e inteligência e procurem quem invista na cidade e crie postos de trabalho.

    ResponderEliminar
  5. Não admira os Sociais democratas a perderem o pio e os 100% sem grande brilho. Os primeiros culpados da situação, os segundos sem visão suficiente para serem resposta à crise de falta de pilim.

    ResponderEliminar
  6. A fotografia está bonita.O animal cão tem o umbigo muito saído,faz me lembrar os politicos actuais das mais diversas cores umbigo saido (barriga cheia).Quanto aos seus comentários outra coisa não se esperava,já lá vão os tempos das câmaras de Joaquim de Sousa e Aguiar.Agora sabe se bem o que pretendiam...Se digo seria uma vergonha o melhor é não dizer.Alí dois ou três mais nada.Porque durante as escolhas dos diversos o que era preciso era ter gente de confiança politica os sins sins (mas isto em todos).Pobre Figueira onde chegaste,ao fim da picada.

    ResponderEliminar
  7. O comentário acima não faz muito sentido pois não, mas enfim, a pessoa lá saberá o que quer dizer, eu não compreendi lá muito bem...

    ResponderEliminar
  8. Tem de de ler nas entre linhas obrigado

    ResponderEliminar
  9. Com que então um ordenado de 700 euros para tapar o sol com a peneira e depois as alcavalas de mais 1.400. por isso todos querem tacho...

    ResponderEliminar
  10. Parece me que já estão a entender o meu comentário mas há muito mais leiam bem o texto

    ResponderEliminar
  11. Parece-me que agora está gente competente e interessada em mudar as coisas nesta terra. Vamos esperar para ver é claro, mas para já as medidas de acabar com o despesismo absurdo já é bem bom.
    Espero para ver o resto, mas já me está a agradar. A oposição ficou calada práticamente porque não tem resposta para o caos instalado nos dinheiros, o buraco é de tal modo grande que os deixa sem palavras.

    ResponderEliminar
  12. Chegado dos Copos. Li os vossos comentários, e digo-vos, que resumindo a AM, a coisa está dífícil. Falta euros meus senhores, sendo que também é preciso quem tranforme em projecto, as ideias ou promessas. É preciso dar tempo para vermos como fica a nova estrutura CAE.Parece-me que a oposição, terá no futuro este tipo de registo, falta-lhe "Massa Crítica" especializada. Digo isto, porque os Partidos não chamam a si para dicutirem em sede e com os seus responsáveis, as ideias, os projectos, enfim o nosso concelho. Já nem falo das questões Nacionais.
    Verão, como vai ser? Até onde é possível ir? Parcerias para animação com outros Concelhos, outros Distritos.
    Vamos a trabalhar.
    Até um dia destes

    ResponderEliminar
  13. Mas quem é quer uma universidade com cursos ligados ao mar?

    ResponderEliminar
  14. Um pólo de universidade mas com cursos que interessem essencialmente aos jovens figueirenses e aos de fora, porque atrai muita juventude de fora tambem, mas cursos pensados não em função dos gostos do presidente ou da cidade porque é marítima, mas sim cursos que suscitem maior interesse por parte dos jovens. a mim parece-me óptimo o corte nas despesas agora resta saber se esse dinheiro vaI PARA OUTRAS DESPESAS SEMELHANTES. qUANDO É QUE SE COMEÇA A INVESTIR NA CIDADE'
    aPARENTEMENTE NADA MUDOU. NO JARDIM, NAS RUAS, NA ILUMINAÇÃO, NA SUJIDADE, NO CAOS DAS OPÇÕES DE TRÂNSITO, RUAS COM 2 SENTIDOS ABSOLUTAMENTE ANEDÓTICAS, PASSADEIRAS JUNTO AO VIRAR DE RUAS SEM VISIBILIDADE PARA OS PEÕES QUE ESTÃO A ATRAVESSAR, ETC.

    ResponderEliminar
  15. Meus amigos , mudou o a cor mas não o sentido de intervenção ! Ai Paredes foste enganado com esse lobo vestido de cordeiro , então não te disseram que o senhor vai passar férias a S. Comba Dão ? Fico animado ao saber que a Bancada se esta a safar , o Nuno Biscaia ja sabe falar sem as notas do papa ?

    ResponderEliminar
  16. ola a todos

    concorso com alguns comentarios que aqui foram colocados , na verdade a FGT e Cae são um descalabre e pelo que vejo nao vai ser muito melhor que tem sido, mudam-se as chefias , mas fica tudo na mesma...colocam por la pessoas que nao percebem nada de nada e depois têm de subcontratar empresas para fazer o trabalho de casa. A limpeza nessas empresas deveria ser feita em todos os niveis, colocar pessoas qualificadas para exercer determindas funções e nao as beldades e barbies que estamos habituados a ver. Ainda tenho esperança que isto mude e que se faça LUZ nestas cabeças pensantes e que levem a figueira ao patamar que esta merece ...

    BOM ANO PARA TODOS E QUE A FIGUEIRA BRILHE NOVAMENTE

    ResponderEliminar
  17. Como é que ainda não perceberam que a UI não vai fechar? O ex-candidato à CMFF e presidente da SIPEC ganhou tudo o que havia para ganhar na justiça e a Internacional vai voltar a ter alunos no próximo ano lectivo. Abram os olhos e percebam que muito do que se disse e especulou sobre a UI é falso!

    ResponderEliminar
  18. Meu caro amigo das 14:44 , esta estremamente enganado , a empresa SIPEC perdeu o direito que tinha nos alvarás para o funcionamento de uma universidade, é melhor informar-se antes de comentar , pois apesar de a empresa não ter falido ,não poderá reabrir .

    ResponderEliminar
  19. Esta gente do PS mostrou que não está à altura de tomar decisões. Eu já me estou a fartar com tanta inoperância. quero o meu voto de voltaaaaa.........

    ResponderEliminar
  20. Nem a noite de fim de ano conseguiram levar a efeito.
    De quem terá partido a ideia de colocar o palco naquele lugar?
    Quiseram ser diferentes , mas saiu asneira.

    ResponderEliminar
  21. mais o uma vez falharam...parabens à organização fantastica do evento, é so somar pontos ...por todo o lado houve mau tempo, nao vamos mais longe...no porto a avenida dos aliados estev ao rubro e os concertos nao foram cancelados, porque? grande organização...não e so ganhar ordenados chorudos ao final do mes

    ResponderEliminar
  22. Bom ano a todos. Bom ano ao blog Linda Figueira. Quanto a ler nas entre linhas apenas digo que não é necessário. está tudo nas linhas e fora das linhas. Está na realidade. a questão está em saber o que querem discutir este ano. O concelho da Figueira ou os disparates de muitos dos politicos da terra. que se discuta o concelho, area onde esses senhores tem grandes dificuldades, e se deixem os disparates de lado. Nestes, eles são bons e já demonstraram que com eles e, apesar deles, conseguem ganhar eleições.

    ResponderEliminar
  23. SE quando houve a reunião da Assembleia Municipal se tivesse já passado o fiasco que foi o cancelamento do espectáculo da passagem de ano que ludibriou todos quantos acorreram à Figueira por engano, então é que a guerra ainda ficava mais dura e com fogo mais cerrado... o que se passou com o fim de ano só mostra um amadorismo a todos os títulos lamentável, vergonhoso, inqualificável.

    ResponderEliminar
  24. Já aqui foi falado, mas nunca é demais salientar o grande fracassso que foi a decisão de cancelar as variedades anunciadas e que chamaram pessoas a troco de ...nda.
    Assim não vale. Não sabem tomar decisões, não dão boa imagem da Figueira, não respeitaaram as pessoas que nos visitaram, nada justifica o que se passou. A noite estava fria, qual é espanto é Inverno ou não? A chuva nem sequer era merecia esse nome. Caíram uns pingos mas nada de mais. a maioria da noite esteve fria sim, mas seca.
    O que se passou foi vergonhoso, mostraram que não têm estaleca.
    O PS assim vai muito mal.
    Na Assembleia Municipal, a bancada socialista é muito fraquinha, os seus elementos, são muito pouco informados e não têm o dom da palavra. Espero que se faça um upgrade de todas as situações e que se melhore substancialmente porque até aqui tem sido uma grande desilusão.

    ResponderEliminar
  25. O das 17 41 tem toda a rãzão assim como o anterior.Quem olha para aquela Câmara reconhece fácilmente que aquela gente não é de tomar decisões.Aguardem com calma e verão.Quando me refiro a verão nao me refiro ao quente porque todos eles são frios.Pensar para que?Alí só há um pensamento único,mas vá lá acertaram no fogo.Desejo que esta Câmara não nos quei me mais e já agora gostava de ver uma atitude do PS em relação à subida da água (não é a terceira mais cara do país?)

    ResponderEliminar
  26. Vamos lá ver se iniciamoss o ano melhor senhores socialistas. Antes de tomarem decisões Pensem, pensem, pensem.
    REunam, estudem os dossiers, avaliem tomadas de posição, não se pensem supra-sumos, avaliem todos os pressupostos, nada de ideias pré-concebidas, vejam quáis as consequências de certas medidas. Tenham respeito por quem vos deu o voto julgado que estava a fazer com que a Figueira avançasse, apanhasse o combóio da modernidade.
    Não nos dêem mais do mesmo, e até ver para pior...

    ResponderEliminar
  27. Esta coisa do FIM de ANO foi mesmo muito mau!
    O primeiro grande teste aos Srs. Tavares e Carlos Monteiro e Pedro não sei das quantas foi um Chumbo rotundo.
    Uma vergonha vergonhosíssima que não lembraria a ninguém. É assim às primeiras dificuldades que vão responder com desistências??? Estamos muito, muito mallll.
    Senhores vejam se conseguem dar a volta ao texto e ganharem responsabilidade e savoir faire.
    Tenham santa paciência ninguem pode estar do vosso lado com a porcaria que fizeram aos festejos de Ano Novo.
    Não nos envergonhem!

    ResponderEliminar
  28. Concordo com o anónimo das 17h41- 2.01- contudo é preciso fazer uma rectificação. Todas as bancadas são fracas- sem excepção ! Mesmo os 100% de quem se esperava muito, mostraram que têm muitas limitações. E a do PSD ? É só o lìdio...mais ninguem ! A do PS resume-se a 2/3 pessoas.

    ResponderEliminar
  29. Eu acho que a bancada do PS esteve á altura do esperado. Apontou-se o dedo aos culpados da situação em que as finanças da Câmara estão. explicou-se que quem entrou de novo tem a função de fiscalizar o despesismo.
    Até ver parece-me que o PS sobressaiu pela positiva em relação ao PSD e aos 100% que pouco ou nada disseram que jeito tivesse.

    ResponderEliminar
  30. Mas olhe que os PS's já começaram a decepcionar e bem. A decisão de cancelar o concerto da passagem de ano foi de um amadorismo confrangedor. se forem por aí estão tramados. não sabem tomar decisões. Mostraram não estar á altura dos acontecimentos.
    Acautelem-se, já são muitas asneiras juntas.

    ResponderEliminar
  31. O facto é que as expectativas eram muito altas, estávamos fartos de inércia e incompetência, fartinhos de ver a Figueira marcar passo. E qual foi a solução? dar a vitória ao PS, apostar numa mudança que trouxesse esperança de dias melhores para a Figueira, que a catapultasse para o lugar que ela merece. e o que é que estamos a ver???
    Desculpas e mais desculpas de uma cãmara falida de dinheiro mas tambem de ideias, de acções, de inteligência e de dinâmica.
    Parem, e analisem o que andam a fazer, as coisas estão más mas ainda podem piorar se não tomarem as medidas adequadas.
    Profissionalizem-se, ouçam, escutem, estudem as melhores opções, parem de fazer m.....!!!
    não nos defraudem, é demais o que se está a passar.
    O bailarino do CAE, a dança dele (Vórtice)vamos levar com isso o tempo todo???,a Aguiar que não vale nada, o parque Desportivo de Buarcos, a cidade, as ruas, o jardim, tudo na mesma, o fiasco do fim de ano.
    Afinal qual é a vossa???

    ResponderEliminar
  32. Mas então meu caro 00:52, quem fez o programa eleitoral de Buarcos e da Câmara?
    O de Buarcos é uma flácia nas mãos de ignorantes e traidores, o da Câmara esconde-se atrás de outra falácia sem desculpa.
    Vergonha na cara é coisa que falta.
    O Gordo do João Paredes devia ter vergonha de entrar na sede do Partido, no dizer de alguns, mas afinal é só ele.
    Tenham vergonha .

    ResponderEliminar
  33. O Batista devia mesmo de ser proíbido de entrar na sede do PS e até na Figueira(cheira a fascismo mas não faz mal ele veio de S Comba),depois há mais,não o Paredes porque o culpado é o de Cuba já citado,esse de Cuba trai todos os militantes só atura com grande esforço os apaniguados ou de quem ele Batista tem medo.E cá na Figueira temos muitos dependentes do rapaz,mas tramaram no dvenderan lhe o Ataíde e agora este vai fazer o que bem entende sem ligar nada ao PS.Não é Paulo ?Sabeis fazer bem a conspiração.

    ResponderEliminar
  34. A ultima assembleia municipal foi uma ode aos poupadinhos. Tem que se poupar, tem que se poupar, talvez por isso é que tenham cancelado o fim de ano.
    Fizeram contas e viram que não tinham dinheiro para pagar, não seria?
    Só pode ser. Agora quero ver como é que o presidente cumpre com o que prometeu a poupar assim tanto não lhe vai sobrar dinheiro para nada, não é verdade?

    ResponderEliminar