quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

O ZÉ POVINHO QUE SE CUIDE!


O que se anda a passar com a classe política em geral está a atingir um patamar de insultos, crispação, falta de nível, défice democrático, corrupção e vulgaridade jamais vistos em todos estes anos de democracia pós 25 de Abril.

Nem vale a pena falar de todos os escândalos que nos têm deixado a todos absolutamente perplexos, o caso BPN, BPP, FREEPORT, FACE OCULTA, etc.

O que é que move esta gente, que bem instalados na vida pessoal e profissional são envolvidos em escândalos económicos, de corrupção e tráfico de influências, manchando a sua vida, o seu bom nome e o do próprio país, internamente e além fronteiras. Não cabe aqui condenar ninguém até porque ainda gozam do estatuto de presunção de inocência até prova em contrário...

Porém o facto de haver suspeitas já é grave!

Não obstante todas estas situações nebulosas ainda vimos todos os dias a degradação da vida política na Assembleia da República. São insultos, são gritos, são preocupações partidárias acima dos superiores interesses do país, a situação económica, o desemprego, a crise mundial, a situação de grande parte dos portugueses que se debatem com o desemprego e a falta de dinheiro para fazer face às despesas mais básicas. Isso não interessa nada! A vaidade, a arrogância, a prepotência está a tomar o lugar da solidariedade, da conjugação de esforços e da democracia responsável e solidária.

Não obstante tudo isto, faltava-nos agora os insultos entre a deputada social-democrata Maria José Nogueira Pinto e o deputado socialista Ricardo Gonçalves que deram um triste espectáculo na primeira audição da Comissão Parlamentar de Saúde. A primeira chamou de palhaço Ricardo Gonçalves e este respondeu-lhe que se vende fácil aos partidos e que já os correu quase todos.

É neste clima que se desenvolve a democracia portuguesa...

Um partido que tendo ganho as eleições quer governar segundo os seus padrões, e uma oposição que pretende exercer o poder boicotando sistematicamente a governação.

É certo que Sócrates não ganhou com maioria, logo deve ouvir os seus opositores e fazer um exercício de humildade para tentar consensos.
Por sua vez a oposição não deve dificultar a governação porque sabe que nada de bom para Portugal poderá advir daí. O país corre sérios riscos de se tornar ingovernável. A situação em que se encontra a oposição não é famosa, e o desgaste do actual governo não lhe permitirá em caso de novas eleições, atingir uma maioria absoluta que lhe daria a estabilidade que procura. Logo ficaremos como estamos, só que pior. Porque o país como está, não pode dispender mais quantias absurdas de dinheiro com campanhas eleitorais à americana...

E o Senhor Presidente da República que ás vezes fala tanto, permanece agora calado! Não era mau tentar apaziguar as hostes...

É a política à portuguesa... O ZÉ POVINHO QUE SE CUIDE!

23 comentários:

  1. Mas na assembleia da república discute-se política a sério ou fazem-se torneios de luta livre?
    Aquilo mais parece um ringue de luta.
    Ou muito me engano ou vamos mesmo ter eleições outra vez.
    Sócrates tem muita dificuldade de governar em minoria e a oposição está convencida que é governo.Logo não dou muito tempo de vida a este governo. O que é o pior dos cenários tal como diz este artigo, que eu partilho inteiramente.

    C.C.

    ResponderEliminar
  2. Acredito desde o dia das eleições que vamos novamente a votos,porque o governo ficou sem maioria e a oposição no lugar de ser construtiva e' oposição de deita a baixo ,por isso espero que este governo caia rapidamente para irmos a votos e para o Eng Socrates voltar a ter maioria no governo,isto porque o PSD anda pelas ruas da amargura,o PP antes de criticar devia de olhar para o concurso dos submarinos,o PCP mais não faz do que andar atras dos desempregados,o Bloco fala como fala porque sabe que nunca sera governo.

    ResponderEliminar
  3. Não podia estar mais de acordo a oposição julga que é governo! Então eles não sabem que se o governo cair eles vão perder novamente e serão penalizados por isso pelo povo português que não é parvo nenhum e sabe separar as águas.
    Aquilo é tudo menos um local de respeito e de rigor. está uma bandalheira pegada.

    Tó santos

    ResponderEliminar
  4. A maria josé Nogueira Pinto passou-se completamente. Aquilo não é de Senhora!
    Sinceramente não esperava dela tal atitude, até admirava algumas das suas posturas mas o que se passou hoje foi muito mau, tão mau quase como o caso da tourada...

    ResponderEliminar
  5. Realmente são tempos muito conturbados em todos os campos. A corrupção alastra no país, há mais corruptos por metro quadrado do que se supunha. A justiça é o que se vê, os políticos estão mais interessaos em ataques pessoais do que no país, há falta de respeito na troca de grosserias entre deputados dando um espectáculo lastimável para o país ver todos os dias. Os políticos locais também não estão melhores. O Paredes está agarrado ao poder como uma lapa degradando o PS na Figueira com a situação que criou. O desemprego é o que se sabe. Eu não sei para onde é que isto tudo caminha, mas que não toda esta situação não traz nada de bom, disso não duvido.

    ResponderEliminar
  6. O Paredes está agarrado ao poder quem nem uma lapa e o Vitor Batista a tratar de o manter, como única forma de ter uns votos na Figueira.
    O Batista e os seus apaniguados do secretariado da Federação querem a todo o custo manter-se no poder e continuar a manndar na Figueira, apesar de desconhecerem absolutamente o que cá se passa, porque nunca cá poem os pés e só ouvem o Paredes e o Portugal.
    O único que podia fazer-se ouvir no secretariado, defendendo a Figueira e esclarecendo o que aqui se passou, era o Dr. Carlos Monteiro, mas prefere não por lá os pés, continuando a dar-se bem com Deus e com o diabo, como sempre fez e ... resultou!
    Estes politiqueiros estão-se a ca... para a Figueira e para o PS. Só lhes interessa a vidinha deles.

    ResponderEliminar
  7. linda Figueira : Falta publicar qualquer coisa . . . ou foi parar à vala de Buarcos? Ou à represa/Lago do ORICO?
    Não acredito que o autor do Blog seja Ceia Pimba da Junta de Freguesia de Buarcos.

    ResponderEliminar
  8. Bolas, nunca vi um blog dizer tão mal de um Primeiro-Ministro envolvido em escândalos todos os dias, ou de um governo que está a deixar o país no caos total e uma sociedade sem princípios, sem moral e sem elevação.
    Sabe-se hoje que verbas da Acção Social Escolar, 180 milhões de euros (dinheiro destinado aos mais carenciados), foi para a Fundação das Comunicações. Tira-se dinheiro dos mais necessitados para dar à JP Sá Couto. É este o socialismo que nos desgoverna.
    Daqui a uns meses, a culpa do estado desgraçado em que estes socialistas puseram o país, será de todos menos do governo. Da oposição, do Presidente da República, da crise internacional, do preço do petróleo ou da maré cheia. Tudo e todos serão culpados. Com excepção deste governo.

    José Maria Pincel

    ResponderEliminar
  9. Há um grande conjunto de militantes que querem fazer limpeza no PS,mas não acredito porque o Batista não deixa e as ileições vão ser feitas só quando ele mandar

    ResponderEliminar
  10. O Paredes já arranjou substituto ! carrega Portugal ! enfim , continua a mesma palhaçada ! O meu voto vai para o F. Cardoso ! podia ser que aparecesse mais vezes e não de 4 em 4 anos ! Deixem-se de hipocrisias e apoiem o Paredes !

    ResponderEliminar
  11. O das O1:19 já é conhecido pelo estilo...
    Nem vale a pena dizer o nome. Ele denuncia-se.

    ResponderEliminar
  12. A situação do país está má. Não há dúvida disso. Praticamente não há sector nenhum que não tenha problemas graves.
    Os 3 principais pilares da democracia
    . SAÚDE
    . EDUCAÇÃO
    . EMPREGO

    Estão de rastos, tocaram no fundo.
    Os doentes cada vez são mais, os médicos cada vez são menos e os hospitais e camas não chegam para as encomendas. O serviço de saúde que é prestado aos portugueses é DEGRADANTE. Coitado de quem precisa e se põe nas mãos de muitos dos profissionais de saúde actuais. Primeiro porque já não se vê a dedicação de outrora. Segundo porque eles andam assoberbados de trabalho e não prestam a devida atenção aos doentes, acabando muitos por morrer por falta de assistência digna.

    Na educação é o que se sabe e o que se vê. Guerras, programas pouco ajustados, profissionais desmotivados, alunos desinteressados, violência e gangs nas escolas, uma classe dividida e a trabalhar sem alegria.

    O desemprego e o emprego precário vieram para ficar. Há hoje desemprego como nunca houve. As famílias portugueses atravessam uma grave crise com a falta de trabalho muitas vezes do casal, ficando ambos numa situação incrível como já conheci vários casos, com filhos pequenos para criar, com despesas várias, é muito complicado.

    E que fazem os políticos do nosso país???????
    Lutam entre si, fazem peixeiradas incríveis, chamam-se nomes vergonhosos para o país assistir atónito, e governar com lucidez, com proteção aos mais necessitados, deixando megalomanias para mais tarde e atacando os problemas sociais como a saúde e o emprego primeiro, É MENTIRA...
    O país que se afunde e a casa que se comece pelo telhado.
    Assim é que está bem.
    Política da terra queimada onde vale tudo menos juntar esforços e salvar o país!
    Francamente!

    BASTA!

    ResponderEliminar
  13. Esteve por aí ontem o BLA BLA do MEdina.Altamente convencido,como se ele não fosse e não seja tambem responsavel da situação actual,não foi ministro ele é o super economista gozando com tudo e todos desde o ensino saúde desemprego como se ele não fizesse parte do CAPITAL que tem levando aos poucos este mundo à miséria e ainda há gente a dar lhe valor.Eu sei bem do que seria necessário a granada para aqueles que nos levaram a esta situação.Até a juventude é gozada por este capitalista como se não podessem vestir conforme querem,pois é só os de fato e gravata deve ser dada importância.Estou farto deste tipo de gente andaram e andam sempre amudar de camisa e gravata tornando se superiores,veja se a da linha de Cascais a Nogueira que andou com Isaltinos,são assim estes Tinos mas não o das Rãs porque tem mais TINO que eles,enfim os da CTEDRA

    ResponderEliminar
  14. Gente diferente para o meu PS ,estes já rasgaram tudo e querem continuar?O que será do Batista sem eles,mudem de rumo,já são horas de parar e não andarem com novos militantes para o sindicato de voto.PAREM VÃO SE EMBORA AGORA

    ResponderEliminar
  15. Onde se lê CTEDRA deve ler se CATEDRA

    ResponderEliminar
  16. Ontem desliguei me um pouco do LINDA FIGUEIRA e fui dar uma volta na net.Fui parar ao CHILE relembrando os tempos trágicos do DITADOR que mrreu sem ser condenado pelos milhares de crimes que cometeu.Ouvi musica e vi imagens do golpe facista.Mas o que vi e ouvi em canções tocou me fundo,telefonei a um amigo ele ouviu as canções e de seguida disse me olhe era assim mas não nos valeu de nada,o que se defendia de principios valores honestidade democracia seriedade respeito etc etc tem sido aos poucos tudo rasgado,eu tambem pensava que a nossa Revolução democrática mantivesse isso tudo mas estou desiludido.Alí ouvia se Patria ou morte e eu direi agora por aquilo que observo alguns que não são poucos e pensam em coisas macabras mate se a Patria.É esta a nossa realidade.

    ResponderEliminar
  17. Aqui não tem que se matar nada tem é que se zelar pelos interesses dos portugueses e tudo passa por nós sermos mais reinvindicativos, não paparmos tudo o que nos impingem, termos voz activa falarmos o que está MAL alto e bom som, sem medos nem cobardias.
    O povo está habituado a apanhar de todos os lados sem se queixar, vai engolindo e vai calando por isso é que isto está como está, as pessoas CALAM e a coisa vai andando, vai-se empurrando com telenovelas e futebol, e não pode ser assim.
    A postura das pessoas tem que mudar para o país também poder mudar.

    ResponderEliminar
  18. Concordo com o anónimo acima. As pessoas não barafustam quando são mal atendidos. Calam-se e preferem sair prejudicados do que falar. Eu não me calo quando acho que estou a ser mal atendido ou quando vejo injustiças. Se todos fizéssemos a nossa parte as coisas iam mudando.
    Criam-se situações desagradáveis quando se fala? Ai pois criam mesmo, é mesmo assim ninguém gosta de ser chamado à atenção, e reagem mal, mas isso só dá mais força ao protesto. Isto de comer e calar como se diz acima não está com nada e assim não se vai a lado nenhum. Nós todos somos os culpados de muita coisa que está mal.

    ResponderEliminar
  19. paredes vamos a eles.
    Buarcos vai estar contigo

    ResponderEliminar
  20. O Armando Vara explicou-se e o que disse faz sentido, então como é que é condenado a caução? Das duas uma ou é um inocente ou há ali marosca...
    Eu por mim acho que ele não é culpado de tudo que o acusam, mas alguma culpa no cartório terá senão o que andam a fazer os juízes????

    ResponderEliminar
  21. O Medina Carreira é um ridículo prepotente que gosta de se ouvir a falar. Embriaga-se com as próprias palavras que profere e depois vai por aí fora num chorrilho de asneiras sem limite.
    Não sei o que move este senhor, nem compreendo o palco que lhe dão porque ele não constrói nada. Atira indiscriminadamente em todas as direcções, desvalorinzando assim, o conteúdo didáctico que as suas palavras poderiam ter. Muito diferente da sua distintíssima esposa que é um gosto ouvir...

    ResponderEliminar
  22. Esse Medina Carreira anda despeitado vomita odio por todo o lado,até parece que é o melhor do mundo.Não há ninguem melhor que ele enfim o inteligente que tudo sabe.Berborreia é o termo correcto.

    ResponderEliminar
  23. Parabens Eng Socrates até que enfim o TGV.Já sabe que vai ter para aí um pessoal para a critica.Eu sei e entendo que se cria emprego,desenvolve se o país,as fábricas terão de produzir componentes para a construção da linha,não só as grandes mas as pequenas e médias empresas,para os empresários com cabeça só há uma atitude da elogiar esta iniciativa.Não entendi as meias palavras do Cavaco mas ele é sempre assim porque não é o seu partido a arrancar com o TGV.Mais um vez parabens e fiquei muito satisfeito.

    ResponderEliminar