sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

ENTÃO É NATAL E QUE FIZÉMOS NÓS?


É NATAL e que fizémos nós para ajudarmos na construção de um mundo melhor?

Poluímos os mares e os rios, contaminámos esse bem que é a água, destruímos florestas, lançámos fogo na natureza, criámos desemprego, matámos doentes por negligência, não estendemos a mão a quem precisou, não emprestámos o nosso tempo para ajudar outros seres humanos, não entendemos o sofrimento que se passou à nossa volta, fechámos os olhos aos apelos, maltratámos e abandonámos animais, não disfrutámos como deviamos os nossos entes queridos que já partiram, não abraçámos mais vezes os nossos filhos quando eram pequenos, não tivémos paciência com eles, com os nossos pais já velhinhos, fomos egoístas vezes demais, pusémo-nos num patamar superior face a outros seres humanos, não amámos o suficiente, não perdoámos o suficiente e, sobretudo, não nos perdoámos!

Possa a nossa consciência e a nossa inteligência ser posta ao serviço da nossa EVOLUÇÃO!

Possa este NATAL trazer-nos o auto-conhecimento do que possuímos de melhor em nós colocando-o ao serviço dos que nos rodeiam!

Possa a VIDA bafejar-nos com a sorte de ainda termos um longo caminho a percorrer que nos faça MELHORES SERES HUMANOS!

Possa este NATAL ser FELIZ e o arauto de MUITA PAZ para todos vós!

Imensamente AGRADECIDO a todos pela companhia que me têm feito, venho desejar UM BOM NATAL PARA TODOS VÓS!

37 comentários:

  1. Olhe eu fiz muito durante o ano para aqueles e aquelas que precisam.Um Bom Natal para si são os meus votos

    ResponderEliminar
  2. Bem haja com os seus votos de Boas Festas. Agradeço e retribuo, tanto a companhia diária, a informação como os Votos de Festas Felizes.

    ResponderEliminar
  3. O Agradecimento é recíproco. Também nos fez muita companhia. É o primeiro sítio onde vou ao ligar o computador.
    Um Bom NATAL para si e para os seus.

    ResponderEliminar
  4. Infelizmente tem toda a razão no que escreve a nossa indiferença pelo que nos cerca, a correria do dia a dia que não nos deixa apreciar devidamente aqueles que nos rodeia, nomeadamente os nossos filhos. Quando chegamos a casa mortos de trabalhar é com muita dificuldade que conseguimos minimamente dedicar algum tempo aos filhos, é bem verdade...
    Parabéns pelo blogue e pela companhia que também nos faz. Bom Natal para si.

    ResponderEliminar
  5. LINDA MENSAGEM, LINDA MÚSICA, LINDA DECORAÇÃO DE NATAL, PARABÉNS, PARABÉNS, PARABÉNS E MUITAS FELICIDADES!

    ResponderEliminar
  6. Bom Natal para o autor do meu blogue preferido. Continue sempre assim.

    ResponderEliminar
  7. As pessoas estão cada vez mais voltadas para si próprias. E a culpa é tambem desta vida que se leva, sempre a correr de um lado para o outro, sem tempo para nada. Os consultórios estão cheios de pessoas stressadas, à beira do colapso, não é fácil lidar com a sociedade actual, com a pessoa a ter que provar a toda a hora que é competente e que merece continuar no posto de trabalho. A competição é feroz não deixando quase lugar para se ter vida própria especialmente para pessoas como eu que tenho que mostrar todos os dias que alcanço os patamares que estipulam...
    É bem verdade tudo o que aqui se diz, e quando se olha para trás já é tarde.
    BOM NATAL e um ÓPTIMO 2010.

    ResponderEliminar
  8. LINDA FIGUEIRA,

    Quem quer que você seja, quero-lhe agradecer ter posto à nossa disposição o seu blogue, um dos poucos onde venho com muita assiduidade. Continue a escrever como escreve, pondo o dedo na ferida de muitos acontecimentos importantes. A sua contribuição é muitíssimo boa e a prová-lo está o sucesso que alcançou. Muitos parabéns.
    Tenha UM BOM NATAL!

    BASTA!

    ResponderEliminar
  9. Quero dizer-lhe que aprecio muito o seu desprentecioso blogue, e que lhe desejo a si e aos seus um FELIZ NATAL, e obrigado também pela companhia que nos faz.

    ResponderEliminar
  10. É bem verdade tudo o que diz. E agora que havia uma nova oportunidade para o planeta, os grandes senhores do universo viram-lhe as costas!
    A montanha pariu um rato!

    FELIZ NATAL para si.

    C.C.

    ResponderEliminar
  11. UM SANTO E FELIZ NATAL PARA O BOLGUSTA E PARA TODOS AQUELES QUE EXPRESSAM AQUI AS SUAS OPINIÕES:Eu cá venho sempre que tenho tempo.Mas a oportunidade sobre o ambiente falhou e eu repito oque já disse neste blogue,o mundo está cheio de GATOS GORDOS:

    ResponderEliminar
  12. FELIZ NATAL para o bloguista LINDA FIGUEIRA e para todos!
    Maria Salomé

    ResponderEliminar
  13. Realmente bonito original o aproveitamento
    desta bela melodia de Natal, para questionar muitas coisas da vida que nos passa ao lado, e quando a apreciamos realmente já é tão tarde e passaram tantos anos!!!!

    FELIZ NATAL e UM ÓPTIMO 2010!

    ResponderEliminar
  14. Este ano cortaram nas iluminações de Natal, especialmente em Buarcos. Não se vê nadinha na Avenida, só ali uma coisa de nada na ponte do Galante, re resto em Buarcos zero. Acho que está mal, Buarcos devia estar iluminado, é uma zona muito visitada e procurada e concentrar tudo na Figueira não me parece bem.

    Feliz Natal para o dono deste blogue.

    ResponderEliminar
  15. Anónimo das 10:28
    Para colocar em Buarcos também tinham de colocar nas restantes Freguesias.

    ResponderEliminar
  16. Pois é, só que 90% das pessoas que vêm á Figueira, na realidade elas vêm é ao Cabo Mondego ver o mar, passam por Buarcos e da Figueira só vêm a saída para a terra delas...
    Por acaso nunca ouviu dizer que Buarcos é a sala de visitas da Figueira?

    ResponderEliminar
  17. Claro nas outras freguesias também não ficava nada mal um apontamento de iluminação.
    Mas não se esqueçam que Buarcos é tão ou mais procurado que a Figueira. Não há ninguém que venha á Figueira que não venha a Buarcos, não se compara a importância de Buarcos com as outras freguesias mais ineteriores, se bem que como já disse todas merecem nem que seja um pequeno apontamento de natal.

    ResponderEliminar
  18. Onde se avista o mar em plenitude é em Buarcos e as pessoas querem é ver o mar!
    Buarcos devia estar tão bem iluminado como a Figueira, sem dúvida nenhuma, não se compara a importãncia de Buarcos com a das outras freguesias, estas que me perdoem.
    BOM NATAL LINDA FIGUEIRA!

    ResponderEliminar
  19. Fala no mundo melhor.Como eu queria viver nesse mundo melhor.Eu quereria dizer muita coisa mas mesmo muita.Fico me por esta:Hoje recebi dois presentes de natal que bateram fundo no meu coração.Pela rama fotografias que me lembram a juventude a outra um CD onde se ouve OH Oliveiras Chorai que eu não voltarei mais aguas dos rios que vão dar ao mar e por aí adiante.Como eu adorava que as crianças de hoje recordassem a sua juventude como recordei hoje a minha,como eu adorava que as crianças não chorassem como a oliveira e que ficasse nas vidas delas alguma água que lhe desse felicidade e não fosse toda parar ao mar.Repito troquem os vossos pontos da tmn para a UNICEF para aquecer as crianças deste mundo.

    ResponderEliminar
  20. Feliz Natal para ti e família.

    Que a Paz seja parte integrante de ti e que esteja presente no teu dia-a-dia.

    Jorge

    ResponderEliminar
  21. Os bons sentimentos, as palavras com sentido, calam fundo no coração das pessoas. Nem tudo é mau neste mundo ainda há muito amor para dar e muita solidariedade.
    BOM NATAL.

    ResponderEliminar
  22. Olhe os seus artigos são tocantes. Acho que as pessoas agora começam a compreender melhor certas coisas...
    FELIZ NATAL LINDA FIGUEIRA.

    ResponderEliminar
  23. Onde se lê Oliveiras deve ler se Ribeiras Chorai o meu muito obrigado para todos e não se esqueçam dos pontos tmn.Vou de fèrias um Santo e Feliz Natal para todos e todas.

    ResponderEliminar
  24. As pessoas estão pouco abertas ao sentimento e um pouco tb à solidariedade, mas o que custa mais é o primeiro passo, o cortar amarras à indiferença e deixar-se levar por sentimentos novos. Esta altura é propícia a fazer balanços da vida. Porque não mudar de atitude e começar a pensar um pouco mais nos que nos rodeiam, e pensar sobretudo em tratar os outros como gostaríamos que nos tratassem a nós.
    BOM NATAL.

    ResponderEliminar
  25. lINDA figueira ao serviço do PS ... tb está bem.
    muita censura dá para ver não se pode tocar no gordo, ou seja o pai natal do PS Figueira, "Paredes"

    ResponderEliminar
  26. Também na Igreja de Tavarede existe uma "Arca da Amizade", onde poderá deixar géneros alimentares, roupas ou brinquedos, que serão distribuidos, à semelhança dos anos anteriores, na noite de Natal.
    Ajude o próximo, viva melhor o seu Natal.
    Em nome dos tavaredenses agradeço.
    Uma tavaredense

    ResponderEliminar
  27. Que é feito dos 100%?

    Então agora quem aparece nas reuniões da Câmara é o Vitor Coelho e o Vitor Guedes...
    Que é feito do Eng Daniel Santos em quem os figueirenses vootaram?

    ResponderEliminar
  28. Vergonha direita unida-jantar com Batista Zé Elisio Russo e Monteiro-esté é o PS do Distrito e falam mal do Paredes................

    ResponderEliminar
  29. para completar o Jantar como estamos no Natal ele é de Natal

    ResponderEliminar
  30. O Paredes é a vergonha de tudo o que é sério.
    Por favor o tema é Natal.
    Bom Natal Linda Figueira

    ResponderEliminar
  31. Limitem-se a respeitar a quadra, e a dignificarem esta linda mensagem.
    Bom NATAL E FELIZ 2010, e muitos posts.

    ResponderEliminar
  32. Para tranquilizar o Anónimo do dia 21 de Dezembro - 19:24h informo que o Engº Daniel esteve no estrangeiro até hoje.
    Ou será que não tem direito a uns dias de férias ???

    ResponderEliminar
  33. Minha gente é NATAL! Aqui o que interessa são mensagens de paz e de Natal. Se durante todo este tempo aqui viémos debitar a nossa opinião agora tambem podemos aqui vir agradecer este espaço ao Linda Figueira e desejar-lhe um Feliz Natal, acho que assim é que está bem.

    ResponderEliminar
  34. Acho que tem toda a razão anónimo das 18:51, se tanta gente aqui escreve, tambem muita gente se deve lembrar do dono do blogue e desejar-lhe festas felizes, é o mínimo que podemos dedesar a quem tão bem tem gerido o blogue.

    Boas Festas para si e para todos os que aqui vêem.

    ResponderEliminar
  35. Para este blog, obviamente para quem o administra ou com ele colabora, que tantas vezes, nos posts ou nos comentários, é uma oportuna fonte de informação dos "metideros" locais, um BOM NATAL!!

    ResponderEliminar
  36. Bom dia LINDA FIGUEIRA,
    Quero de todo o coração desejar-lhe UM SANTO NATAL a si e à sua Família e dizer-lhe que foi um prazer vir aqui ao seu blogue todos os dias.
    Que tenha umas Festas Felizes e continue a brindar-nos com informação e bom gosto!

    TÓ SANTOS

    ResponderEliminar
  37. EUZ NATA, como está escrito nas muralhas de Buarcos, com luzinhas de há 50 anos.
    Já agora um pedido para 2010, para Buarcos:
    que haja luz nas ruas e nas casas (tá sempre a faltar, ultimamente)
    que haja mais limpeza (tá a faltar, ultimamente)
    obrigado

    ResponderEliminar