quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

A CÂMARA!




Ninguém desconhecia a situação financeira da Câmara Municipal da Figueira da Foz. O buraco orçamental era enorme, porém depois deste executivo tomar posse aquilo que era Grande parece ser muito MAIOR ainda... do que o previsto!

Assim sendo, os cortes internos já se fazem sentir e continurão em crescendo, segundo vozes dos responsáveis pela matéria (financeira) em questão.

Para o CAE já se arranjou uma solução que parece vir diminuir significativamente os custos mensais de uma casa daquela envergadura. Para isso foi contratado como sabemos o bailarino/coreógrafo RAFAEL CARRIÇO e o seu corpo de dança, que ficará praticamente a custo zero, uma vez que são apoiados pelo Ministério da Cultura e assim continuarão a ser. Para além disso, a sua Companhia de Dança (Vórtice) ficará como companhia residente no CAE. Nos planos deste novo Director está a criação de uma Academia de Dança, o que concerteza atrairá ganhos para o CAE, além de ser uma mais valia para aquele espaço e para a cidade.

É preocupação deste novo elenco tornar aquele espaço mais vivido, com mais iniciativas, não descurando as grandes realizações.

Para a FIGUEIRA GRANDE TURISMO (FGT), foi escolhido como Administrador Executivo um jovem quadro superior da Câmara Municipal PEDRO MALTA, que segundo palavras do presidente da Câmara João Ataíde, preenche os requisitos para o lugar, não escondendo que a FGT tem uma dívida que ascende aos 5 milhões de euros. Para já, pretende-se dotar a FGT com os recursos financeiros que lhe permitam desenvolver a sua actividade auto-sustentada. Frisou também a preocupação em desligar a FGT do CAE, direccionando a empresa municipal para aquilo que a define, animação, promoção, actividades lúdicas.
Foi ainda eleito Presidente do Conselho de Administração FERNANDO MATOS (ex-director do Casino da Figueira), e como vogal Joana Aguiar de Carvalho.

O PARQUE DESPORTIVO DE BUARCOS está em fase de estudo. Para já não há possibilidades de avançar com o projecto. O motivo mais prosaico é tão simplesmente a falta de dinheiro, em primeiro lugar. Porém, foi encomendada à Universidade de Aveiro a "avaliação preliminar do espaço", para isso hoje mesmo será feita essa visita acompanhada de funcionários da autarquia que "in loco" poderão avaliar a situação.
Esta problemática engloba, também a desafectação de terrenos à REN (Reserva Ecológica Nacional), a remoção de terras e linhas de água, questões que podem inviabilizar todo o projecto.
Há igualmente que ter em conta uma Avaliação de Impacto Ambiental e a tal... questão financeira.

A ver vamos o que dizem os técnicos, porque toda aquela zona necessita de intervenção e aproveitamento. E convenhamos que figueirenses e buarcosences já há muito sonhavam com o Parque Desportivo que iria embelezar toda aquela zona e zonas adjacentes.

A FIGUEIRA NÃO PODE PARAR! Têm que ser criadas condições para afastar a estagnação uma vez que já toda a gente sabia que a situação financeira era muito, muito grave!

As decisões competem ao presidente eleito com a colaboração dos seus mais directos assessores. Os nossos olhos estão virados para... A CÂMARA!

27 comentários:

  1. Essa não cola, da falta de dinheiro. Já sabiam que a sittuação financeira da Câmara era práticamente de falência. porém tb sempre disseram que não era isso que ia parar o desenvolvimento que tem pontificado as ultimas legislaturas.
    Onde está a força da Câmara para lutar contra a falta de dinheiro. Não vamos agora assistir de camarote a "chumbos" de projectos...
    A Figueira tem que andar para a frente e não estar à espera que o dinheiro lhe caia do céu aos trambolhões.

    ResponderEliminar
  2. Cortar cortar cortar e muito bem

    ResponderEliminar
  3. “depois deste executivo tomar posse aquilo que era Grande parece ser muito MAIOR ainda... do que o previsto!”
    “arranjou uma solução que parece vir diminuir significativamente os custos
    que ficará praticamente a custo zero”
    O Sr. Vereador diz que é pouco, simbólico, muito menos.
    Não digam que é muito ou que é pouco digam quanto é.
    É um erro entrar neste tipo de afirmações. Depois não vale de nada vir dizer que os outros é que são mal intencionados.

    ResponderEliminar
  4. PARA JÁ OS CIDADÃOS VÃO SER BRINDADOS COM MAIS UM AUMENTO SIGNIFICATIVO NA FACTURA DA ÁGUA. É NO QUE DEU A PRIVATIZAÇÃO INICIADA AINDA PELO ENGºAGUIAR DE CARVALHO (PS) E CONCLUIDA POR SANTANA LOPES.
    A VER VAMOS SE HÁ CORAGEM PARA RENOGOCIAR O CONTRATO DE CONCESSÃO...

    ResponderEliminar
  5. PARQUE DESPORTIVO DE BUARCOS é uma promessa de campanha do PS.
    Logo, deve cumpri-la!
    Se não havia condições, não se deveria ter enganado os eleitores com promessas.
    Nós, Buarcosenses, exigimos o cumprimento da promessa. Rapidamente, pois já passou tempo demais desde que o projecto foi anunciado.
    A Câmara anterior andou a enganar-nos. Não queremos acreditar que esta faça o mesmo!

    ResponderEliminar
  6. "A FIGUEIRA NÃO PODE PARAR!" era o slogan, errado, de uma campanha autárquica.

    O Slogan devia ter sido,como se está a provar,
    "A FIGUEIRA NÃO PODE PAGAR!"

    Os cortes já se começam a ver mas mais serão necessários para que se possa fazer uma gestão equilibrada sem que o Concelho fique parado até estar a dívida paga.
    É preciso investimento mas tem que haver equilíbrio, e, sobretudo, que sejam investimentos rentabilizáveis como o que aqui propus http://figueirando.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  7. Migdar o que aqui é dito vem na comunicação social. É só ler que está lá, não foi inventado pelo dono do blogue eu recebo o jornal e já há dias essa notícia. Quanto ao buraco orçamental da Câmara tb já é do domínio público que é muito maior do que fez crer o anterior executivo. É verdade que não há dinheiro. Mas aqui o blogue tb diz "que ninguém desconhecia a situação financeira da Câmara". Portanto o que li aqui está correcto.
    Apesar de não haver dinheiro têm que o saber criar poupando onde puderem e criando investimento.
    TÓ SANTOS

    ResponderEliminar
  8. O Duarte Silva não só não fez o que prometeu como agravou desmesuradamente o buraco financeiro da Câmara. Agora vamos ver o que é que o Ataíde faz. Para já não acho bem que se pare com o parque desportivo de Buarcos. É que não concordo mesmo, ele prometeu-o na campanha. Se começa a "roer a corda" é muito mau mesmo...

    ResponderEliminar
  9. Buarcos vai ter ou não um campo de futebol? Vem no planfleto de promessas deste executivo. É tudo a mesma coisa.Vão à ....

    ResponderEliminar
  10. Acho que estão falidos e a roer a corda...
    Eu acho o fim da picada. Promessas, promessas e nada.
    É tudo igual.
    O Parque desportivo de Buarcos já tem barbas!

    ResponderEliminar
  11. O que se pode dizer é que vamos todos estar muito atentos à Câmara. As expectativas eram grandes. Os anos a marcar passo imensos. Vamos ver se mais uma vez as nossas expectativas não saem defraudadas!!!

    BASTA!

    ResponderEliminar
  12. O CAE é um sorvedouro de dinheiro, é verdade. Está mal aproveitado, ninguém duvida que se podia tirar muito mais partido daquela estrutura. Agora temos nova direcção e pelos vistos vontade de rentabilizar o espaço. Eu acho muito bem. Há muita coisa que pode ser feita com muito sucesso no Cae.
    Só espero que consigam continuar com os belos espectáculos que temos visto e a preços muito mais razoáveis.
    Maria Salomé

    ResponderEliminar
  13. Epá tenham calma. Ainda agora tomaram posse. primeiro têm que vem as linhas com que se cosem e depois então se vê a situação e se começa pelas coisas mais importantes.

    ResponderEliminar
  14. O Parque desportivo de Buarcos é muito importante para valorizar toda aquela zona e era uma das promessas do anterior presidente continuada por este. Acho que João Ataíde deve fazer tudo para cumprir. Já basta os anos que se arrastam com esta promessa sem ser cumprida.
    Os buarcosences continuam à espera.

    ResponderEliminar
  15. Caro Tó Santos
    Eu não fiz uma crítica ao dono do blog nem disse ou insinuei que o mesmo inventou.
    A minha critica (construtiva) é ao conteúdo do post e as afirmações do Sr. Vereador António Tavares.
    Eu não recebo o jornal todos os dias. Leio em PDF. Dá no mesmo.
    Tanto quanto sei o que é do domínio público é que a nova gestão camarária disse que o buraco é maior.
    Não é preciso ( infelizmente) ler jornais para saber que quem ganha encontra ou diz que encontra uma situação pior que aquela que pensava existir. Ganhe PSD ou PS.
    Também não é preciso ler jornais ( infelizmente) para saber que quando estão na oposição sabem sempre os montantes das dividas ( sempre muito maiores que o valor indicado pela câmara) e que isso não os impede de fazer determinadas promessas eleitorais. Seja PS ou PSD.
    A minha crítica, que no fundo é mais uma chamada de atenção, é no sentido de sempre que se quiser discutir montantes, maiores ou menores, se quantifique.
    Caso contrario a discussão pode estar inquinada. No caso do CAE quem criou a expectativa em relação aos valores envolvidos foi o próprio vereador. Quando afirma que é pouco, simbólico, muito menos. Quando diz em resposta a outro blog ( quinto poder) que o novo director artístico ganha menos que alguns administrativos. Podemos perguntar se é o senhor que ganha pouco ou os administrativos que ganham muito.
    Sem sabermos valores não podemos avaliar as propostas.
    Só mais uma nota: Detesto um determinado discurso no qual se faz a apologia do desprendimento financeiro de quem vai para determinados cargos ou funções. As pessoas trabalham e como tal devem ser remuneradas por isso. O director do CAE ou outros contratados vão prestar um serviço. Pague-se.

    ResponderEliminar
  16. Apioad 10:10.
    Concordo, tornar as coisas claras (quantificadas), todos ganhamos em esclrarecimento e discussão positiva mais séria.
    Ninguém tem nada a perder, falemos todos claro.
    Sendo que è muito verdade, que os eleitores, não aceitam a justificação : - " a coisa está bem pior, do que imaginavamos", sob pena de sermos acusados de campanha, com afirmações, falaciosas e eleitoralistas, e mais do que tudo irresponsáveis.
    Pela minha parte, entendo que deve ser propiciado um clima de governação pela positiva, colocando-nos colitivamente numa atitude de colaboração para com os orgãos Autarquicos que gerem os destinos do nosso concelho.
    " a começar por coisas muito simples", como seja : - que cada um de nós olhe á sua volta ( Figueira mais Limpa ) e colabore, e apareça nas Assembleias de Freguesia, nas Assembleias Municipais e Colectividades.

    ResponderEliminar
  17. A requalificação da feira velha de Maiorca, tem que ser feita, é uma vergonha a situação actual.

    ResponderEliminar
  18. Claro que a camara está falida,mas o responsavel numero um é o Santana e o Duarte não teve a coragem de inverter a situação.A este dou lhe um conselho,não tenha medo de seguir em frente mas esclareça as situação.Eu sei bem que em campanha se dizem coisas que muitas vezes não se cumprem,mas se as pessoas forem bem esclarecidas tudo se ultrapassa desde que o fundamental seja feito para bem das populações.Não tenha medo Dr Ataíde.

    ResponderEliminar
  19. Há para aí gente que só pretende coisas em grande,há obras pequenas que tornam as pessoas felizes,trabalhe nesse sentido e verá que as pessoas humildes ficarão satisfeitas o que é necessario é aquecer os corações que hoje sofrem e Sr Presidente se o fizer a recompensa vem depois,a vida é assim.Não ligar muito ao disse e não realizou,realize o possivel e sobretudo para aqueles e aquelas que mais precisam,fica lhe bem

    ResponderEliminar
  20. E o Coreto?
    Também não há dinheiro para o coreto?
    Essa obra emblemática da nossa cidade!
    Com tantos músicos que temos para aí meus caros, o coreto é que vinha mesmo a calhar.

    ResponderEliminar
  21. Continuação 13:21
    Parece-me senhor Presidente, e fica claro que se espera de si governação com clareza e assumidamente verdadeira.
    Os eleitores estarão consigo , se tb estiver com eles, partilhando aspirações, e porque não as desilusões que as dificuldades e falta de meios ou outras dificultem a acção.
    Mas acima de tudo, partilhe, com os figueirenses (todos), na certeza de compreenderão e esterão tenho a certeza ao seu lado, ao lado da nossa Câmara Municipal, para em conjunto ultrapassar-mos dificuldades, que por diversas razões tardam o desenvolvimento do nosso concelho.
    Saiba esta CM, apostar bem naquilo que é o investimento colectivo, rumo ao desnvolvimento e sustentabilidade, assumindo com coragem política a negação do acessório e do folclore eleitoralista.
    FC

    ResponderEliminar
  22. Eles não sabiam o buraco em que se meteram, mas saberão agora como se sai dele?
    O que é perigoso, dramático mesmo, é essa continuada ignorância!
    Porque se tivessem consciência (conhecimento) disso, já tinham anunciado sem margens para dúvidas, que a prioridade do mandato vai ser mesmo salvar um barco a naufragar.
    E se fizerem apenas isso (o que é muito!) já são uns heróis.
    Mas preferem continuar a derramar asneiras que só a ignorância justifica! O que se há-de fazer?

    ResponderEliminar
  23. Também vem na imprensa, na mesma página de onde foram tiradas as noticias que servem de base ao post, que a indemnização a pagar à Somague pelo incumprimento em relação ao Parque Desportivo de Buarcos é de um milhão e meio de euros (1 500 000 euros). Mas isso, nem o autor do blog, nem os Tó Santos se lembraram de escrever. Porque será?

    José Maria Pincel

    ResponderEliminar
  24. A CM está falida? Já se sabia e os próprios que lá estão agora também o sabiam - o Dr. Tavares até publicou um livro.
    Mas já que não há dinheiro para obras, pelo menos podiam fazer com que não nos tirassem mais dinheiro do bolso! O próximo aumento da água é ESCANDALOSO!!! E a vereação tem 2 elementos que muito se manifestaram em anos anteriores sobre o custo dela - agora não fazem nada???

    ResponderEliminar
  25. O MONTEIRO E O TAVARES AGORA NÃO DIZEM NADA SOBRE A ÀGUA?

    ResponderEliminar
  26. Não dizem nada sobre a àgua?
    Então é porque as novas funções, são muito exigentes, e os senhores vereadores vão passar a beber só vinho.
    O vinho, dizem os antigos que dá força, que "instroi", logo ganhamos todos: Excutivo CM e Eleitores.
    " Viva óóóo´vinho " ...onde é que eu já ouvi isto?
    Ao Paredes não foi... só Murganheira, o Mané é só Mini...
    Mas com o preço da água a aumentar já não podemos gritar na AM : " VAI DAR BANHO Ó CÃO ".

    ResponderEliminar
  27. Li com atenção os comentários anteriores, de facto um deles é deveras interessante, aliás verdadeiramente dinossaurico, consegue atribuir o aumento do preço da agua em ultima instãncia ao executivo liderado pelo Eng Aguiar de Carvalho,...ELEQUEEEENTE!!!.
    De facto fez bem em lembrar nestes tempos que correm e infelizmente correm mal os executivos anteriores e nomeadamente os liderados pelo Eng Aguiar, isto porque uma parte significativa do desenvolvimento do concelho está associada a esse periodo, e , nesse tempo não havia fundos comunitários" A la carte" e o dinheiro publico era em escudos e criteriosamente gasto.
    Pena não ter seguidores a altura. Esperemos melhores dias.
    Esperamos da actual vereação uma atitude condigna com esta exorbitante factura do preço da AGUA.Esperamos é claro uma explicação do DR. Carlos Monteiro.

    ResponderEliminar