quinta-feira, 26 de novembro de 2009

CALDEIRADA DE NOTÍCIAS!


Foi ontem inaugurada a Central de Ciclo Combinado de Lares, a primeira das quatro, previstas para Portugal, para produção de electricidade a partir da queima de gás natural, permitindo a emissão de menor quantidade de gases nocivos para a atmosfera.
Está assim criada uma unidade que permitiu a criação de muitos postos de trabalho e maior riqueza para o Concelho.

O CAE já tem um novo director o bailarino e coreógrafo Rafael Carriço, natural da freguesia de Lavos. Esta aposta foi explicada por António Tavares, vereador da cultura, dizendo que era sua intenção dar autonomia ao CAE relativamente à Figueira Grande Turismo. Rafael Carriço irá criar a marca " Made in Figueira da Foz", contará também com a sua companhia de dança "Vórtice" que ficará como residente no CAE, assim como está prevista a abertura de uma Academia de Dança.

De salientar o facto de António Tavares ter explicado que esta contratação não acarretará grandes custos para a Figueira da Foz uma vez que se trata de uma companhia apoiada pelo Ministério da Cultura, e assim continuará a ser, ficando quase a custo zero. Os custos serão os inerentes à manutenção de um espaço desta envergadura para que se mantenha aberto.

Projecta-se também, a "retoma" de alguns eventos como um Festival de Cinema Ibérico ou da Lusofonia. António Tavares vai avisando, no entanto, que vai haver cortes drásticos nas despesas à semelhança do que se está a passar na Câmara!

No PSD já há mexidas com vista à corrida a Presidente da Comissão Política Concelhia. Lídio Lopes não desiste e desdobra-se em contactos para concorrer a representante dos sociais democratas na Figueira da Foz sabendo que não poderá contar com o aval de Miguel Almeida. As agulhas dos dois não andam muito acertadas...

No PS já se sabe o que ocorre: mais do mesmo...
Agora é a carta de Paula Quirino defendendo o marido e atacando (tardiamente) o autor e executores da cena dos votos na A.M.
Tudo tem um tempo, mas as pessoas que passam pelas situações é que sabem quando é o tempo certo, pelo menos para eles que sofreram na pele...

O Paredes tem sido contestado pelas mais altas personalidades do PS Figueira.

A decisão da última reunião da Concelhia foi uma petição em que se solicitava a Coimbra a realização de eleições antecipadas para a presidência da CPC da Figueira da Foz, uma vez que a Comissão Política Concelhia não reunia condições, para poder desenvolver um trabalho profícuo.

Coimbra decidirá o quê, face às cartas na mesa???

Hoje foi inaugurado um memorial aos combatentes do Concelho da Figueira da Foz mortos na guerra do ex-ultramar.
A esta cerimónia presidiu o general Chito Rodrigues, presidente da Liga dos Combatentes.
Foram tempos difíceis aqueles, para os jovens de então.
Curiosamente, ainda ontem assisti a um programa de televisão que focava precisamente a maneira como afectou psicologicamente a vida de muitos desses jovens de pouco mais de 20 anos, que eram mandados para o teatro de guerra, completamente impreparados, para se depararem com um cenário de guerra brutal que matou e estropiou muita dessa juventude! Ainda hoje, muitos deles, sofrem na pele o drama desses terríficos tempos!

A Face Oculta continua a envergonhar o país que somos!
Todos os dias somos confrontados com notícias que nos deixam estupfactos, face ao desmedido apelo pela sede de poderio económico, de certas figuras relevantes do nosso país.
Presumíveis inocentes até prova em contrário, não deixarão no entanto, de estar já manchados pelas suspeitas que sobre eles recaem.
A violência grassa, neste país outrora de brandos costumes...
Todos os dias há notícias de violência desmedida neste nosso Portugal!
São assaltos violentos com homicídios brutais à mistura.
Também horrendos crimes passionais que nos deixam boquiabertos com a frieza e crueldade com que são perpretados.
O que se passa aqui? No que é que nos estamos a tornar? Que forças da ordem temos? Que policiamento existe nas terras deste nosso Portugal? Para onde caminhamos?

Para alegrar um bocado a conversa, que a vida não são só tristezas, digo-vos eu que no sábado há caldeirada À Mestre Zé Ameixa no Caras Direitas em Buarcos, evento que se repete ininterruptamente, há mais de seis anos!

Posso afiançar-vos que é um grande pitéu!!!

Os interessados que se apressem...

17 comentários:

  1. Espero que no CAE se continue a assistir a grandes produções como era costume.
    Com a minha provecta idade nunca tinha visto a óperas, ballets, orquestras e tantas outras obras de grande valor artístico. O CAE é uma das poucas coisas que o Santana deixou na Figueira que nos orgulha!
    O anterior executivo fez de nós espectadores ao nível de Lisboa e Porto.
    Espero agora que este executivo não nos menorize intelectualmente privando-nos de espectáculos de eleição.
    Que se aproveitem valências que não eram aproveitadas, que se dê um novo rumo que consiga receitas para uma unidade que gasta muito é correcto. Agora que deixe de trazer à Figueira grandes produções, isso não posso de maneira nenhuma concordar!

    BASTA!

    ResponderEliminar
  2. Fui combatente em Angola e nunca me consegui libertar daqueles anos. Ainda hoje acordo com suores frios e com o barulho das minas a rebentarem à nossa volta.
    Não me posso esquecer de uma das vítimas um jovem da Guarda todo estropiado. É uma cena que me há-de sempre perseguir como muitas outras que não cabem aqui.

    ResponderEliminar
  3. Então a companhia de dança Vórtice ficando como residente levamos sempre com mais do mesmo?
    Os mesmos dançarinos com danças diferentes mas sempre os mesmos?
    Que espectáculos pensam oferecer ao público. vamos levar com espectáculos sem projecção.
    acabou-se a arte através de grandes produções estrangeiras e nacionais?
    o que é que nos espera em termos de arte?????

    ResponderEliminar
  4. A carta da Quirino veio em boa altura para o Paredes. Os socialistas andam muito incomodados a defender o PS!?!?!?
    Que pobreza estão tão cegos que defendem o que não tem defesa possível.
    Até o histórico que se fartou de dizer mal vem agora defender quem atacou forte e feio. Só nos xuxas.

    ResponderEliminar
  5. A Central de Ciclo combinado de Lares não é poluente???? É que poluição já cá há que chegue com duas fábricas de celulose que deram cabo da Leirosa e de toda aquela zona.
    Coitada daquela gente quue ali vive.
    não há dinheiro que page um bom ambiente, sem indústria pesada que põe em perigo a vida das pessoas plantas e animais.

    ResponderEliminar
  6. Eles dizem que não, mas eu duvido. Mais uma unidade poluidora na Figueira era muito mau.
    Pode não poluir muito, mas deve poluir.

    ResponderEliminar
  7. Triste Figueira,se não tem industria,nem postos de trabalho,reclamam.
    Se surgem novas industrias com direito a alguns(magros)postos de trabalho,protestam que são poluidoras.
    O que e que os figueirinhas querem:SOL,PRAIA e Boa vida?Olhem para os concelhos vizinhos e vejam os parques industriais que possuem e não se queixam da poluição,querem e mais e melhores postos de trabalho.Pobre Figueira...

    ResponderEliminar
  8. Vamos ver o que é que o bailarino Rafael Carriço vai fazer da magnifica casa de espectáculos que é o CAE.
    EScola de dança e bailado residente, tudo bem.
    Mas eu espero que continuem a oferecer-nos os magnificos espectáculos que temos vindo a assistir ao longo dos anos.
    Ou ACABOU?????????

    ResponderEliminar
  9. Vou sair passar um dia fora mas gostei da sua atitude.Mais uma vez parabens

    ResponderEliminar
  10. Acabou com a caldeirada anterior ainda bem,esta abre nos o apetite e vamos em frente.Quem lhe vier com a intriga deite fora .

    ResponderEliminar
  11. Os arguidos do processo ‘Face Oculta' terão sido avisados que estavam a ser alvos de escutas em finais de Junho, deixando de usar os telefones. Mas a Polícia Judiciária conseguiu descobrir os novos contactos e prosseguir com as investigações.

    Isto tb já me parece demais.
    A Pide já era, estamos num país livre e democrático. Isto das escutas é muito grave, não concordo com estes métodos num país dito democrático...

    ResponderEliminar
  12. Todos os ex-combatentes deviam ter regalias especiais em relação à saude e outros. Não conheço práticamente nenhum soldado que não venha com mazelas da guerra nas ex-colónias.
    O apoio que lhes dão é zero!

    ResponderEliminar
  13. Caldeirada mesmo caldeirada vai haver no mercado da figueira na segunda-feira.
    Frente a frente : DR.MONTEIRO (vai de mota?)(câmara) /CONCESSIONÁRIOS daquele espaço comercial.
    Mercado já foste.
    Segundo se diz faz falta completar a obra de arte que fizeram no jardim.
    Bem para as próximas autárquicas já falta pouco.
    Pode ser que se aguentem.
    Pode ser.

    ResponderEliminar
  14. Quanto à Central de Lavos, não nos devemos esquecer que ela veio para a Figueira da Foz mercê do empenho do Eng. António Duarte Silva que criou assim uma unidade capaz de dar emprego na zona da Figueira.

    ResponderEliminar
  15. A central de Lares não veio para a Fig pela mão do Duarte Silva,mas pela mão do Paulo Pereira Coelho,vamos dar a cesar o que e de cesar.

    ResponderEliminar
  16. Pois caro dono do blog,

    Graças a si e a esta fotografia que me abriu o apetite vou ser um dos que vai provar a caldeirada do mestre Zé Ameixa que dizem é divina. Obrigado pela sugestão. E já agora corram com o Paredes o mais depressa possível, cada dia que passa é um pesadelo para o PS.

    Rui

    ResponderEliminar
  17. Se correrem com o Paredes do PS, vai haver muita gente aflita, pois se ele puser a boca no trombone... vai partir muita loiça.

    ResponderEliminar