segunda-feira, 24 de agosto de 2009

MATERNIDADE DA FIGUEIRA DA FOZ


A Maternidade da Figueira da Foz poderá reabrir ainda este ano! Na minha opinião ela não devia era ter fechado!

Trocar os nascimentos dos bebés em instalações que até nem eram más de todo e cuja assistência também não seria deficiente com pessoal bem qualificado e dedicação, por nascimentos nas estradas... Houve de tudo com o encerramento da unidade de maternidade, só não houve por pura sorte, nenhuma situação mais grave que poderia infelizmente ter acontecido e posto em risco mãe e bébe!

De notar que a unidade foi encerrada em Novembro de 2006 contra a opinião pública em geral.

Ainda bem que o bom senso vai voltar a prevalecer!


QUE OS BÉBES VOLTEM A NASCER NA FIGUEIRA DA FOZ EM BOAS CONDIÇÕES DE ASSISTÊNCIA.
P.S
Apesar do desmentido que vem hoje no Diário de Coimbra de que a Administração do HDFF terá dito que as notícias de que a maternidade estará para abrir são completamente falsas, o jornal voltou a contactar a sua "fonte" que reiterou tudo aquilo que tinha dito anteriormente.
Afinal abre ou não abre!?

18 comentários:

  1. Até que enfim vão acabar com essa burrice, se houvesse uma cesariana para fazer, uma criança com o cordão à volta do pescoço, mãe em aflição com hemorragias queria ver como era na estrada...

    ResponderEliminar
  2. Vamos voltar a ter bébes figueirenses, felizmente! Eu nunca compreendi lámuito bem a atitude do governo, mas enfim dar a mão à palmatória já é bom!
    Carla

    ResponderEliminar
  3. Caro,
    Muitos parabéns por este espaço...
    Quanto ao post... a ser verdade, ainda bem que se conseguiu convencer o Governo da necessidade de uma maternidade na Figueira... mas agora temos de convencer as pessoas de que esta maternidade é melhor (ou pelo menos tão boa) como as de Coimbra. Só assim se impedirá que, mais tarde ou mais cedo, o número reduzido de partos (dada a "fuga para Coimbra")leve, de novo, ao encerramento.

    A maternidade da Figueira não é apenas da Figueira... temos de fazer ver isso aos concelhos limítrofes...

    ResponderEliminar
  4. Obrigado pelo elogio.É um estímulo para continuar que me dão.
    Vindo de um blogger ainda é mais é gratificante!

    ResponderEliminar
  5. Prevaleceu o bem senso. As desgraças que poderiam ter acontecido são uma realidade. Por sorte não aconteceram (ainda). Que abra depressa. Voltar atrás depois de um erro é de louvar. Assim o governo compreenda é retroceder não é cobardia é coragem é bom senso.

    ResponderEliminar
  6. Parabéns a todos aqueles que lutaram (contra ventos e marés) contra o encerramento, estão de parabéns.
    Vergonha para os que andaram armados em parvos a tentar explicar o inexplicável...

    ResponderEliminar
  7. E já agora parabéns a todos os bombeiros deste país pela coragem, pela entrega, pelo profissionalismo com que resolveram
    armar em obstrectas e parteiros!!!
    São mesmo os soldados da PAZ!
    Sandra Melro

    ResponderEliminar
  8. Acho muito bem que a Maternidade volte a abrir, só espero que depois das eleições não a voltem a fechar...estou de acordo com o anónimo das 14:22 parabéns aos Soldados da Paz e a outros profissionais que contribuiram para que tudo corresse bem com estes bebés e respectivas mães...

    ResponderEliminar
  9. Parabens também ao João Portugal, a Mãe estava fora de jogo,agora volta a ter lugar e abre-se outro para a mulher do Portugal como Ass Soc.O Burro sou eu né, o burro sou eu?Fica bem a abertura, não se vê é o mesmo empenho noutras carências.Portugal e Paredes vão dar banho ao cão .Sacanas de brincalhões que vocês me sairam.

    ResponderEliminar
  10. não estamos em época pré-eleitoral...
    acham que uma notícia destas pode ter fundamento?...
    só se estiver tudo doido neste país...

    ResponderEliminar
  11. Tem fundamento e vai ser uma realidade, já se sabe.
    E não é de admirar visto todas as "broncas" que têem acontecido e em Coimbra não tem sido pera doce para dar resposta a todas as parturientes vindas de toda a zona centro.
    Já peca por tardio.
    Quanto à mãe do Portugal e a mulher do João, blá, blá, é possível que venha beneficiá-las mas esta problemática é muito maior do que isso. O que interessa é o problema resolvido para as mães e os bébes.

    ResponderEliminar
  12. Era bom era, mas é MENTIRA!

    O Conselho de Administração do Hospital Distrital da Figueira da Foz, EPE, desmente categoricamente a manchete e subsequente notícia publicada na edição de hoje do Diário de Coimbra, sobre a possibilidade de reabertura da maternidade do Hospital da Figueira da Foz.

    Desde o encerramento da maternidade em Novembro de 2006, que não voltou a ser equacionada a hipótese da reabertura do Bloco de Partos, nem nunca mais houve contactos por parte da tutela sobre o assunto em causa.

    O Conselho de Administração nega a existência de reuniões sobre este assunto e diz que a noticia divulgava pelo Diário de Coimbra não corresponde à verdade, sendo uma notícia infundada e especulativa.

    ResponderEliminar
  13. Venha Sim a Regiao de Turismo ... não o Mané ter daqueles acidentes e o PS fica sem o Lacaio.Uma vergonha para aquela familia e ciotada da tolinha que o atura

    ResponderEliminar
  14. As futuras mamãs têm agora a possibilidade, diria a obrigação, de beneficiarem de Serviços de Excelência, no acompanhamento de um momento especialmente crítico como é o nascimento dos seus filhos, o acto de dar à luz.
    Essa qualidade de excelência é o que as maternidades agora em actividade conseguem proporcionar e que nunca foi, nem poderia ser, atingido pela maternidade da Figueira.
    O número de partos de crianças figueirenses que, já antes do encerramento, se realizavam em Coimbra é a melhor demonstração que boa parte das parturientes figueirenses não confiavam (e tinham boas razões para isso) na maternidade do HDFF.
    Claro que o nosso bairrismo de figueirenses foi severamente atingido com a decisão tomada, mas só um provincianismo bacoco nos pode levar a pensar que estamos hoje mais mal servidos do que no passado: as parturientes e as crianças figueirenses que vão nascer estão hoje muito, muito mais protegidas!!! E é isso que interessa, não é???
    Claro que o Zé Santos teria que desempenhar o papel que ele tão bem representa: o de bôbo ao serviço do PSD (e do PCP por arrastamento) fazendo publicar uma notícia, criteriosamente segredada ao seu ouvido, com o objectivo de trazer para a pugna eleitoral um tema que mexe com o bairrismo das pessoas (ninguém quer ver a sua terra desqualificada)!
    O “remake” do debate serve pois, não os interesses dos figueirenses, como atrás se demonstra, mas as aspirações eleitorais do PSD e Duarte Silva para as Autárquicas, primeiro ponto chave da edição da falaciosa (e falsa) notícia e bem assim a vontade do PCP de usar, com o mesmo fim, os mais baixos instintos no jogo das emoções da população.
    Sempre, sempre, a tentativa de ganhar uns votozitos ao PS, não importa por que meios.
    Pronto: o Zé Santos já fez o frete … siga a dança!!!

    ResponderEliminar
  15. Isto não é frete nem meio frete. Isto é a problemática de crianças que nascem nas estradas com todo o risco que isso comporta.
    Afinal a partidarite é mais importante ou os bébes e as mães?????
    será que têem que meter política em tudo????
    Sandra Melro

    ResponderEliminar
  16. " ... será que têem que meter política em tudo????"

    Claro! Estamos a falar de política da saúde, ou não? Essa é, de resto, uma boa pergunta a colocar ao Zé Santos do Diário de Coimbra!

    ResponderEliminar
  17. Sobre a falácia que nas maternidades de Coimbra é que se está bem é preciso esclarecer alguns pontos. A começar pelo atendimento que apesar de haver menos recursos na Figueira é muito mais humano e falo por experiência própria ,não vou promenorizar este ou aquele caso). Prosseguindo para o número de partos uma outra falácia criada porque se numa maternidade maior hà um numero maior de partos também é verdade que existe um número maior de obstetras pelo que o rácio de partos por obstetra fica muitas vezes menor nesta maternidades do que na Figueira e se o que interessa é a experiência adquirida....As condições gerais talvez sejam melhores em Coimbra mas ninguém dfisse que as duas maternidades estão isoladas das unidades centrais e sempre que é solicitado um outro especialista (Internista ou cirurgiâo)esta solicitação está dependente da distância e disponibilidade que muitas vezes pasa da hora ao contrário da Figueira em que as especialidades estão logo ali ao lado. Também quando é solicitado análises ou sangue estas t~em que ir ao bloco central.
    Claro que a Figueira não era o supra sumo mas podia-se ter optado pela solução de se criar melhores condições nesta unidade apostando numa politica de proximidade às populações. Mas claro isto é uma opinião...

    ResponderEliminar